Lista completa de Questões de Engenharia Sanitária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A escala de um mapa é um fator de aproximação do terreno e possui significado científico e técnico. Portanto, determina o grau de detalhamento em relação ao espaço a ser mapeado. Ela é a condição da precisão, da legibilidade, da boa apresentação e da eficiência do mapa.
Considere as seguintes afirmativas, quanto à aplicação de escalas nas cartas topográficas abaixo:
I. maiores de 1:25.000, são utilizadas para representar cidades com alta densidade de edificações em escala grande e muito detalhada.
II. de 1:100.000, representam áreas priorizadas para investimentos governamentais; e as cartas de 1:250.000 fornecem as bases para o planejamento regional e projetos envolvendo o meio ambiente.
III. de 1:500.000, formam um conjunto de 46 cartas, que recobrem o território brasileiro e fazem parte da Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo − CIM.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
Denomina-se Sistema de Abastecimento de Água ao conjunto de equipamentos, dispositivos e obras realizadas com o objetivo específico de fornecer água necessária para o consumo. A Estação de Tratamento de Água é componente essencial neste sistema, visando o atendimento da população usuária com abastecimento dentro dos padrões de qualidade estipulados. Neste contexto, analise.
I. A neutralização de cargas tem papel fundamental no processo de coagulação/floculação.
II. O processo de mistura lenta é essencial para a filtração lenta, garantindo boa dispersão do coagulante.
III. Na decantação por fluxo laminar, o meio poroso utilizado deve ver granulometria homogênea.
IV. Com as informações do teste de jarros (jar test) o operador de estação de tratamento de água pode determinar as melhores condições de pH e a concentração de coagulantes para a água que será tratada.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I, IV
I, III
IV
I, II
II, III
O mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Essa redução, realizada com o uso da escala, torna possível a manutenção da proporção do espaço representado. Assim, a escala (E) de um mapa é a relação entre a distância real (D) e a distância no mapa (d).
Considere as afirmações:
I. A distância real entre dois pontos, separados por 5 cm, em um mapa de escala 1: 300.000, foi calculada em 1.500.000 cm, ou 15 Km. Neste caso, o mapa é 300.000 vezes menor que o tamanho real da superfície que ele representa.
II. Sabendo-se que a distância entre dois pontos no mapa é de 1 cm, que representa a distância real de 10 Km, a escala foi calculada em 1: 100.000. Neste caso, o mapa é 100.000 vezes menor que o tamanho real da superfície que ele representa.
III. A distância (d) no mapa de escala (E) 1: 250 000, entre dois pontos situados a 15 km de distância (D) um do outro foi calculada em 6 cm. Neste caso, o mapa é 250.000 vezes menor que o tamanho real da superfície que ele representa.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
A Resolução CONAMA 357/2005 apresenta as regras para as Condições e Padrões de Lançamento de Efluentes. De acordo com esta Resolução, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados, direta ou indiretamente, nos corpos de água, após o devido tratamento e desde que obedeçam às condições, padrões e exigências dispostos na Resolução.
No controle das condições de lançamento é permitida para fins de diluição antes do seu lançamento, a mistura de efluentes com águas de melhor qualidade, tais como as águas de abastecimento, do mar e de sistemas abertos de refrigeração sem recirculação.
A disposição de efluentes no solo, mesmo tratados, não poderá causar poluição ou contaminação das águas.
Na hipótese de fonte de poluição geradora de diferentes efluentes ou lançamentos individualizados, os limites constantes desta Resolução aplicar-se-ão a cada um deles ou ao conjunto após a mistura, a critério do órgão ambiental competente.
O lançamento de efluentes em lagos e lagoas, cuja velocidade de circulação seja praticamente nula, os materiais sedimentáveis deverão estar virtualmente ausentes.
as substâncias inorgânicas presentes no lodo sofrem reação química quando absorvidas pelas plantas, o que prejudica o crescimento do plantio e reduz os lucros do produtor.
as substâncias inorgânicas quando não absorvidas pelas plantas, podem, posteriormente, acumular-se na cadeia alimentar.
os coliformes termotolerantes enriquecem o solo e sua grande multiplicação pode prejudicar o crescimento dos demais micro-organismos benéficos às plantas.
os ovos de helmintos presentes no lodo consomem grande parte das substâncias inorgânicas, o que reduz a eficiência desse composto como fertilizante.
os metais pesados contidos no lodo não constituem elementos químicos utilizados pelas plantas, mas podem contaminar o recurso hídrico e constituir nutrientes para fauna.
Os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) são instrumentos aplicáveis em todas as formas de tutela ambiental, preventiva ou reparatória, mostrando-se bastante eficiente, uma vez que permite que órgãos públicos legitimados à ação civil pública possam tomar do causador de danos a interesses difusos e coletivos o compromisso de que venha a adequar a sua conduta às exigências legais, mediante cominações, com eficácia extrajudicial. Diante deste conceito, assinale a alternativa INCORRETA.
O TAC foi introduzido pelo Código de Defesa do Consumidor como um instrumento de proteção não apenas do meio ambiente, mas também dos demais interesses difusos e coletivos.
O TAC deve conter todas as medidas necessárias para afastar ou cessar o risco de dano ou a integral recuperação aqueles já ocorridos, inibindo a propositura de Ação Civil Pública com o mesmo objeto.
Quanto ao descumprimento das obrigações, o TAC por ser título extrajudicial, poderá ser executado por qualquer órgão público de proteção ambiental.
Somente responsáveis legais devem assinar o TAC, para que o mesmo possua plena eficácia jurídica.
Quando o TAC for firmado por órgão público diverso do Ministério Público, é obrigatória a intervenção deste como fiscal da lei, tal como nas ações civis públicas por ele não propostas.
Em um estudo realizado por Agujaro & Isaac (2002), realizou-se levantamento quantitativo das cianobactérias nos mananciais das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, destinadas ao abastecimento público, industrial e irrigação. O estudo relata que, em períodos de estiagem, ocorre aumento da incidência de florações, especialmente pela necessidade de se fazer pequenos barramentos para garantir nível mínimo nas captações. Segundo os autores, o monitoramento realizado pela CETESB em 2001 apresentou, em todos os pontos, desacordo com relação ao parâmetro fósforo total para rios de Classe 2 de acordo com a Resolução CONAMA no 20 de 1986 (BRASIL, 1986). Em quase todos os locais amostrados, os valores médios anuais de coliformes fecais (em 17 pontos) e nitrogênio amoniacal (em 16 pontos) também se encontraram em desacordo com os limites estabelecidos em lei.
A partir da situação-problema descrita pode-se inferir queo índice de coliformes fecais observado evidencia a liberação irregular de carga orgânica de esgotos domésticos nos mananciais estudados, o que explica o aumento nos níveis de fósforo e nitrogênio na água e das florações observadas, principalmente, nos períodos de estiagem.
o aumento dos níveis de fósforo e nitrogênio pode estar relacionado ao uso de fertilizantes em áreas agrícolas próximas aos mananciais, o que desencadeia um desequilíbrio da cadeia trófica, com observação do aumento do oxigênio dissolvido (OD) e redução da demanda bioquímica de oxigênio (DBO).
o lançamento de esgotos domésticos implica no aumento da disponibilidade de fósforo e nitrogênio, indutores primários da redução dos níveis de pH e, por conseguinte, a multiplicação de cianobactérias, responsáveis pela alteração da qualidade da água desses mananciais e prejuízos à população.
os coliformes fecais, como fonte nutricional, propiciam o crescimento populacional das cianobactérias, que liberam substâncias químicas ácidas, acidificando a água, o que provoca complicações gastrointestinais humanas quando a água não apresenta seu pH corrigido, uma vez tratada em sistema convencional.
a alta carga orgânica oriunda dos esgotos domésticos de uma grande região urbanizada pode acarretar o aumento nos níveis de fósforo e nitrogênio da água, o que pode resultar em explosão populacional de peixes e, por conseguinte, de cianobactérias, que se alimentam das fezes desses animais.
Ao analisar os problemas de controle de resíduos sólidos, é necessária uma abordagem que siga uma determinada hierarquia: em primeiro lugar, é necessário verificar se não será possível evitar a produção do resíduo, por exemplo: utilizar produtos fabricados de forma diferente, ou prolongar o tempo de vida útil do produto; em segundo lugar, é necessário verificar se não é possível encontrar uma nova serventia para esse produto, em que grande parte das suas propriedades ainda possam ser rentabilizadas, finalmente quando não é possível aproveitar grande parte do valor do produto pode-se tentar a terceira alternativa, ou seja, aproveitar a matéria-prima que o constitui, em alguns casos para fabricar produtos idênticos, como o uso de sucatas de aço para produzir perfis e chapas com características similares ao do produto original. Os três princípios constituem a conhecida sigla dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Nesse contexto, a reciclagem pode ser considerada como resultado de uma série de atividades pelas quais materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. Com relação à reciclagem, analise.
I. A reciclagem de papel possui impacto significativo no equilíbrio entre emissão e remoção de CO2.
II. A reciclagem de plástico pré-consumo é utilizada por indústrias produtoras de artefatos de plástico que possuem política ambiental.
III. As latas de folha-de-flandres, muito utilizadas no setor de alimentos, são parte da matéria-prima para fundição de duralumínio.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I
I, III
III
I, II
II, III
metal, metal, cátion, ânion, metálico, cátion.
cátion, metal, metálico, cátion, metálico, ânion.
ânion, cátion, metal, cátion, metal, metálico.
metal, cátion, metal, ânion, metálico, cátion.
metal, metal, cátion, cátion, metálico, ânion.
A desinfecção da água em seu tratamento para fins potáveis tem por finalidade a destruição de microorganismos patogênicos presentes na água (bactérias, protozoários, vírus e vermes). A desinfecção é necessário, porque não é possível assegurar a remoção total dos micro-organismos pelos processos físicoquímicos, usualmente utilizados no tratamento de água. O cloro é o desinfetante mais utilizado e possui as seguintes finalidades, EXCETO:
Agente oxidante.
Eliminação de cloretos.
Remoção de ferro e manganês.
Remoção de nitrogênio amoniacal.
Manutenção de residual de cloro na rede de abastecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...