Lista completa de Questões de Engenharia Sanitária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A autodepuração é um mecanismo natural que ajuda na recuperação de um curso dágua que recebeu uma grande quantidade de esgotos.
Em relação a esse fenômeno, é correto afirmar:
Na zona de decomposição ativa, a concentração de oxigênio dissolvido é praticamente zero, tornando esta zona anaeróbia.
Na zona de recuperação, voltam a existir organismos mais resistentes devido ao aumento da quantidade de matéria orgânica e a diminuição do teor de oxigênio dissolvido na água.
Na zona de águas limpas, a concentração de oxigênio dissolvido é suficiente para manter toda a vida anaeróbia do curso d água.
Na zona de degradação, a matéria orgânica do esgoto faz com que a quantidade de oxigênio dissolvido torne-se máxima.
Na zona de recuperação, a quantidade de oxigênio dissolvido cai devido ao aumento da quantidade de microrganismos presentes.
Lagoas de estabilização são sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica e redução fotossintética das algas.
Em relação a esse sistema, é correto afirmar:
As lagoas de maturação têm como objetivo a remoção de organismos patogênicos e o aumento da remoção da matéria orgânica.
Nas lagoas aeradas facultativas os aeradores mecânicos introduzem todo o oxigênio necessário para a degradação aeróbia e impedem a sedimentação dos sólidos em suspensão.
Nas lagoas anaeróbias não há oxigênio livre na massa líquida, de maneira que os organismos vivos nela existentes utilizam-se do oxigênio do ar.
As lagoas facultativas depuram o esgoto através de fenômenos aeróbios na camada inferior e de oxidação anaeróbia e redução fotossintética nas camadas superiores.
Nas lagoas aeradas são utilizados aeradores mecânicos que impedem a sedimentação dos sólidos em suspensão, ocorrendo a estabilização da matéria orgânica apenas pela via aeróbia.
Em relação aos processos químicos de tratamento de efluentes industriais, é incorreto afirmar:
Os cianetos podem ser oxidados a cianatos, utilizando íon hipoclorito em meio alcalino.
Nos processos oxidativos avançados (POAs), o principal agente oxidante é o ozônio (O3).
O cromo hexavalente pode ser reduzido a cromo trivalente pela ação do dióxido de enxofre ou compostos derivados (bissulfitos).
Sulfetos podem ser oxidados a tiossulfatos utilizando aeração e MnSO4.H2O como catalisador.
O processo Fenton utiliza uma mistura de água oxigenada e íons ferro.
A rede de distribuição de água é constituída de um conjunto de tubulações interligadas que distribui a água tratada do reservatório ou das adutoras.
Em relação às redes de distribuição, assinale a alternativa incorreta.
Deve ser mantida uma pressão mínima em qualquer ponto da rede de distribuição.
Nas redes de distribuição, os materiais mais utilizados são o PVC e o ferro fundido.
Os condutos primários abastecem diretamente os pontos de consumo.
As redes de abastecimento de água devem sempre ser colocadas em nível superior à rede de esgoto.
A dureza é um dos indicadores utilizados para definir a qualidade das águas de abastecimento. A dureza de uma água está relacionada principalmente aos sais dos elementos:
ferro e magnésio.
ferro e alumínio.
cálcio e ferro.
cálcio e alumínio.
cálcio e magnésio.
Relacione as colunas 1 e 2, com relação aos parâmetros físicos e químicos de águas de abastecimento:
Coluna 1
1. Cor
2. Ferro
3. pH
4. Turbidez
5. Sabor e odor
Coluna 2
( ) Está relacionada à presença de partículas sólidas em suspensão, plânctons, algas, detritos orgânicos e outras substâncias minerais.
( ) Indica as condições de acidez, neutralidade e basicidade da água.
( ) Resulta de causas naturais (algas, vegetação em decomposição, bactérias, fungos, compostos orgânicos) e artificiais (esgotos domésticos, industriais, lixo).
( ) Está relacionada à presença de substâncias em solução, como Fe, Mn, matéria orgânica, algas, resíduos orgânicos ou inorgânicos de indústrias.
( ) Causa coloração avermelhada à água, além de conferir sabor e propiciar o desenvolvimento de ferrobactérias causadoras de mau cheiro, coloração e incrustações.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 1 3 4 5
1 3 2 4 5
1 3 5 4 2
4 3 5 1 2
4 5 3 1 2
Assinale a alternativa incorreta em relação aos aspectos sanitários, sociais e econômicos dos sistemas de abastecimento de água.
Eliminam completamente a incidência de doenças relacionadas à água.
Promovem a melhoria das condições de vida de uma comunidade.
Facilitam a implantação e melhoria dos sistemas de esgotos sanitários.
Facilitam a instalação de indústrias, onde a água é utilizada como matéria-prima ou meio de operação.
Favorecem a implantação de hábitos de higiene na população.
Em relação aos processos de secagem do lodo obtido nos processos de tratamento de águas e efluentes, assinale a alternativa incorreta.
A estabilização tem por objetivo a decomposição da matéria orgânica presente no lodo, podendo ser utilizadas digestão anaeróbia, aeração prolongada ou compostagem.
O adensamento tem por objetivo a redução do volume do lodo através da remoção da umidade, podendo ser utilizados leitos de secagem, flotação ou aeração prolongada.
O condicionamento tem por objetivo a decantação do lodo, podendo ser utilizados polieletrólitos, reagentes químicos ou tratamento químico.
A desidratação tem por objetivo a redução do volume do lodo através da remoção da umidade, podendo ser utilizadas lagoas de lodo, equipamentos mecanizados ou leitos de secagem.
A disposição final tem por objetivo a destinação dos subprodutos do lodo, podendo ser enviados para agricultura ou aterro sanitário.
No projeto de sistemas de esgoto sanitário são utilizados alguns coeficientes ligados à determinação de vazões para conferir segurança ao dimensionamento da rede coletora.
Assinale a alternativa incorreta.
O coeficiente de retorno (C) é a relação média entre o volume de esgoto produzido e o volume de água efetivamente fornecido.
O coeficiente de máxima vazão horária (k2) é a relação entre a maior vazão observada num dia e a vazão média horária do mesmo dia.
O consumo médio per capita de água (q) é o volume médio diário anual de água utilizada por um habitante.
O coeficiente de máxima vazão diária (k1) é a relação entre a maior vazão diária verificada no ano e a vazão máxima anual.
O coeficiente de mínima vazão horária (k3) é a relação entre a vazão mínima e a vazão média anual.
A medição de vazão é uma atividade importante para a hidrologia e o gerenciamento de recursos hídricos.
Não são instrumentos e/ou dispositivos utilizados para medição de vazão em rios:
molinete, ADCP e vertedor
micromolinete, ADV e ADCP
calha Parshall, ADP e ADV
calha Parshall, micromolinete e vertedor
medidor venturi, tubo de Pitot e medidor ultrassônico
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...