Lista completa de Questões de Engenharia Sanitária da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma rede coletora de esgotos é constituída por um conjunto de tubulações e por seus órgãos acessórios, tais como poços de visita, tubos de inspeção e limpeza, terminais de limpeza e caixas de passagem. O órgão acessório ou dispositivo que substitui o poço de visita no início dos coletores e que não permite visita de inspeção, mas permite a introdução de equipamento de desobstrução e limpeza, é a(o):
caixa de passagem.
terminal de limpeza.
tubo operculado.
tubo de inspeção e limpeza.
sifão invertido.
A mistura rápida é uma operação destinada a dispersar produtos químicos na água a ser tratada, em particular no processo de coagulação de uma estação convencional de tratamento de água, que antecede a etapa de floculação. Com relação às etapas de mistura rápida e de coagulação, assinale a única afirmativa INCORRETA.
O coagulante mais comumente empregado é o sulfato de alumínio, pelo fato de ser facilmente obtido e de baixo custo.
A concentração ideal da solução coagulante a empregar deve ser determinada preferencialmente através de ensaios de laboratório.
A mistura rápida pode ser efetuada no próprio dispositivo de medição de vazão da estação de tratamento de água, como no caso da Calha Parshall.
A mistura rápida ocorre segundos após a etapa de coagulação nas estações convencionais de tratamento de água.
As condições de floculação podem ser melhoradas mediante o emprego de agentes auxiliares de coagulação, tais como sílica ativada e polieletrólitos.
De acordo com a norma da ABNT, NBR 12.218/1994, que define as condições gerais e específicas para projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público, as pressões estática máxima e dinâmica mínima, respectivamente, em kPa, de uma rede de distribuição de água devem ser:
300 e 150
400 e 100
400 e 150
500 e 100
500 e 150
2,25
2,50
3,00
3,33
4,50
Os reservatórios de distribuição de água são elementos importantes em sistemas de abastecimento de água, pois permitem regularizar a vazão a ser distribuída e manter as pressões na rede dentro dos limites de segurança exigidos. De acordo com a posição em relação à rede de distribuição, os reservatórios podem ser classificados principalmente em reservatório de montante e reservatório de jusante. Com relação aos reservatórios de montante e de jusante, assinale a única afirmativa INCORRETA.
Os reservatórios de jusante efetuam a entrada e a saída de água por meio de uma mesma e única tubulação.
Os reservatórios de montante e de jusante podem ser utilizados em um mesmo sistema de abastecimento de água.
Os reservatórios de montante também são chamados de reservatórios de sobras, porque recebem água durante as horas de menor consumo e auxiliam o abastecimento da rede durante as horas de maior consumo.
Os reservatórios de jusante possibilitam menor oscilação de pressão nas zonas de jusante da rede, quando comparados com os reservatórios de montante.
O reservatório de montante, como o próprio nome já diz, localiza-se a montante da rede de distribuição de água e o reservatório de jusante localiza-se a jusante da rede de distribuição de água.
Tanto o lodo primário quanto o lodo secundário provenientes das estações de tratamento de esgotos domésticos necessitam de um tratamento adicional para mineralização da matéria orgânica presente, antes da sua disposição final. A digestão anaeróbia é uma das técnicas mais antigas de tratamento do lodo dos esgotos domésticos e ainda bastante utilizada nos dias atuais. Sobre a decomposição ou digestão anaeróbia do lodo dos esgotos domésticos assinale a única afirmativa INCORRETA.
A primeira fase no processo de degradação anaeróbia consiste na hidrólise de substâncias particuladas complexas em substâncias dissolvidas mais simples, as quais podem, dessa forma, atravessar a membrana celular das bactérias fermentativas.
A etapa final do processo de degradação anaeróbia, ou seja, em que ocorre a transformação da matéria orgânica em gás metano e gás carbônico, é efetuada pelas chamadas bactérias acetogênicas.
A velocidade das reações bioquímicas, tanto na decomposição anaeróbia quanto na aeróbia, é altamente dependente da temperatura do ambiente onde ocorre a digestão.
A velocidade das reações bioquímicas em ambientes anaeróbios é bem menor do que em ambientes aeróbios.
O gás produzido em maior proporção na decomposição anaeróbia é o metano (CH4) que, inclusive, pode ser utilizado como combustível para motores a explosão.
Os profissionais da área de saneamento devem conhecer as formas de transmissão e as medidas de prevenção das doenças relacionadas com a falta de saneamento. Assinale a opção em que todas as doenças apresentadas são transmitidas por insetos que se relacionam com a água, utilizandoa como um meio de procriação.
Malária, Dengue, Febre Amarela e Filariose.
Malária, Ascaridíase, Dengue e Febre Tifóide.
Filariose, Febre Amarela, Giardíase e Hepatite Infecciosa.
Febre Tifóide, Dengue, Febre Amarela e Cólera.
Hepatite Infecciosa, Giardíase, Ascaridíase e Febre Amarela.
Indique, dentre as opções abaixo, o tipo de agente etiológico ou infeccioso responsável pela transmissão das doenças conhecidas como ascaridíase, tricuríase e ancilostomíase, decorrentes do destino inadequado dos dejetos humanos.
Fungos.
Protozoários.
Vírus.
Bactérias.
Helmintos.
As variações de consumo são consideradas, no dimensionamento das diversas unidades de um sistema público de abastecimento de água, através de coeficientes que majoram a vazão média anual. Com relação à utilização dos coeficientes do dia de maior consumo (k1) e da hora de maior consumo (k2) no cálculo das vazões de dimensionamento das instalações de um sistema de abastecimento de água, marque a afirmativa correta.
O coeficiente k2 somente deve ser aplicado para o cálculo das vazões de dimensionamento das instalações situadas a montante do reservatório de distribuição, como tomada d'água, recalque de água bruta, adução e tratamento.
Somente o coeficiente k2 deve ser considerado para o cálculo das vazões de dimensionamento das instalações por ser superior, na maioria dos casos, ao coeficiente k1.
Os coeficientes k1 e k2 devem ser aplicados para o dimensionamento das instalações de sistemas de abastecimento de água situadas a montante do reservatório de distribuição, como tomada d´água, recalque de água bruta, adução e tratamento.
As instalações situadas a montante de um reservatório de distribuição com capacidade adequada devem ser projetadas levando em conta o coeficiente k1 e desconsiderando o coeficiente k2.
Cada instalação de um sistema de abastecimento de água deve ser dimensionada levando em conta apenas um dos coeficientes, k1 ou k2, ou seja, a vazão de dimensionamento não poderá ser majorada pelos dois coeficientes simultaneamente.
De acordo com a Portaria no 1.469, de 29 de dezembro de 2000, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, o padrão microbiológico de potabilidade da água para consumo humano considera preferencialmente como o mais específico indicador de contaminação fecal recente e de eventual presença de organismos patogênicos, a existência da bactéria do grupo coliforme denominada:
Citrobacter.
Klebsiella.
Enterobacter.
Cianobacter.
Escherichia Coli.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...