Lista completa de Questões de Engenharia Sanitária da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Das instalações para o manejo ante mortem de um matadouro-frigorífico, a seringa é considerada um dos principais pontos críticos. Sobre as funções da seringa, analise as afirmativas.
I. Servir de área de inspeção e descanso dos animais.
II. Conduzir os animais do corredor para o interior do brete.
III. Conduzir os animais da rampa de desembarque aos corredores de manejo.
IV. Impedir que os animais andem em grupos, de forma que passem a andar em fila indiana.
Estão corretas apenas as alternativas
Considerando que o brasileiro consumiu, em média, 168 ovos em 2013, fazendo com que a produção nacional de 34 bilhões de ovos fosse voltada quase que na sua totalidade para o consumo interno. As qualidades e o aspecto do ovo interferem no seu preço e mercado. Os ovos de galinha produzidos no Brasil são classificados quanto
Todos os seres vivos necessitam de água para sobreviverem. Por isso, um dos métodos mais antigos de preservação é a secagem ou desidratação (salga) dos alimentos, pois a remoção da água dos alimentos impede o crescimento de micro-organismos. O parâmetro que mede a disponibilidade de água em um alimento é a atividade de água (aw), dada pela razão entre a pressão de vapor da solução (p) e a pressão de vapor do soluto (po). Quanto à atividade de água (aw), assinale a alternativa correta.
Conforme regulamenta o RIISPOA, devem ter Inspeção Federal em caráter permanente os seguintes estabelecimentos, a saber:
I. que recebem e distribuem ovos;
II. onde são preparados produtos gordurosos;
III. que produzem e processam mel;
IV. que recebem carne in natura de estabelecimentos situados em outros municípios.
Estão corretas apenas as alternativas
O processo que consiste em embalar a carne fresca a vácuo e mantê-la resfriada, sob condições controladas, em temperaturas superiores ao seu ponto de congelação ( 1,5°C) e por determinados períodos de tempo, denomina-se
Em uma estação de tratamento de água localizada no interior a 300 km do litoral, que utiliza captação de água subterrânea isenta de contaminantes, observou-se uma contaminação, causando um odor acentuado e um aumento significativo do teor de cloretos. Esta contaminação pode ser decorrente de contaminação por
algas.
matéria em suspensão.
esgotos sanitários.
excesso de dosagem de cloro.
intrusão de água do mar.
Os sistemas de drenagem urbana são essencialmente sistemas preventivos de inundações, principalmente nas áreas de comunidades sujeitas a alagamentos marginais de cursos naturais de água. Quando um sistema de drenagem não é considerado desde o início da formação do planejamento urbano, é bastante provável que tal sistema, ao ser projetado, revele-se, ao mesmo tempo, deficiente e de alto custo. Baseado nestas considerações, um sistema de drenagem adequado, quer de águas superficiais ou subterrâneas, onde esta drenagem for viável, proporcionará os seguintes benefícios, EXCETO:
Aumento de gastos com manutenção das vias públicas.
Valorização das propriedades existentes na área beneficiada.
Escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das precipitações.
Rebaixamento do lençol freático.
Desenvolvimento do sistema viário.
Os recursos hídricos constituem-se em bens públicos que toda pessoa física ou jurídica tem direito ao acesso e utilização, cabendo ao Poder Público a sua administração e controle. Para que este direito possa ser exercido, a Lei Federal nº. 9433/97 determinou que o usuário poderá solicitar a autorização, concessão ou licença (outorga) para a sua utilização. Com relação à outorga, definida anteriormente, analise.
I. Para a extração de água subterrânea é necessária a obtenção de outorga.
II. Lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final deve ser outorgado.
III. O uso de recursos hídricos com fins de aproveitamento dos potenciais hidrelétricos não devem ser outorgados, pois são assuntos relacionados ao Ministério de Minas e Energia.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I
II
III
I, II
II, III
Denomina-se Sistema de Abastecimento de Água ao conjunto de equipamentos, dispositivos e obras realizadas com o objetivo específico de fornecer água necessária para o consumo. A Estação de Tratamento de Água é componente essencial neste sistema, visando o atendimento da população usuária com abastecimento dentro dos padrões de qualidade estipulados. Neste contexto, analise.
I. A neutralização de cargas tem papel fundamental no processo de coagulação/floculação.
II. O processo de mistura lenta é essencial para a filtração lenta, garantindo boa dispersão do coagulante.
III. Na decantação por fluxo laminar, o meio poroso utilizado deve ver granulometria homogênea.
IV. Com as informações do teste de jarros (jar test) o operador de estação de tratamento de água pode determinar as melhores condições de pH e a concentração de coagulantes para a água que será tratada.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I, IV
I, III
IV
I, II
II, III
A Resolução CONAMA 357/2005 apresenta as regras para as Condições e Padrões de Lançamento de Efluentes. De acordo com esta Resolução, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados, direta ou indiretamente, nos corpos de água, após o devido tratamento e desde que obedeçam às condições, padrões e exigências dispostos na Resolução.
No controle das condições de lançamento é permitida para fins de diluição antes do seu lançamento, a mistura de efluentes com águas de melhor qualidade, tais como as águas de abastecimento, do mar e de sistemas abertos de refrigeração sem recirculação.
A disposição de efluentes no solo, mesmo tratados, não poderá causar poluição ou contaminação das águas.
Na hipótese de fonte de poluição geradora de diferentes efluentes ou lançamentos individualizados, os limites constantes desta Resolução aplicar-se-ão a cada um deles ou ao conjunto após a mistura, a critério do órgão ambiental competente.
O lançamento de efluentes em lagos e lagoas, cuja velocidade de circulação seja praticamente nula, os materiais sedimentáveis deverão estar virtualmente ausentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...