Lista completa de Questões de Engenharia (Teoria Geral) do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O gás lift é um método de elevação artificial que utiliza a energia de um gás pressurizado para elevar fluidos (óleo e água) até a superfície onde ficam as instalações de produção. Existem dois tipos principais: o contínuo e o intermitente. A respeito desse método de elevação artificial, afirma-se que
é aplicável em poços com alta razão gás-líquido (RGL), situação na qual os métodos que usam bombas têm baixa eficiência volumétrica.
o gás, no tipo contínuo, é injetado continuamente a alta pressão na coluna de produção visando a aumentar a pressão no fundo do poço e, consequentemente, a vazão de produção.
a instalação fechada (com válvula de pé), no tipo contínuo, pode ser utilizada para evitar que a o gás injetado empurre parte dos fluidos de volta para o reservatório de formação.
o tipo intermitente visa a diminuir o gradiente médio de pressão, na coluna de produção, para garantir uma baixa pressão a montante da válvula choke.
o tipo intermitente tem aplicações restritas a poços que possuem alta pressão de fundo e com baixo índice de produtividade (IP).
Uma solução aquosa de hidróxido de sódio contém 20% em massa dessa base, e a sua massa específica é de 1200 kg/m3. Sendo as massas molares (kg/kmol) Na = 23; O = 16 e H = 1, a concentração molar de hidróxido de sódio na solução, em mol/L, é
6
5
4
3
2
Para que os fluidos contidos nas rochas reservatórios possam ser retirados e conduzidos à superfície de forma econômica, é necessário o conhecimento das propriedades das rochas e dos fluidos nela contidos, além da forma como estes interagem e das leis físicas que regem o movimento dos fluidos no seu interior. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I - O estado físico de uma mistura de hidrocarbonetos depende da sua composição e das condições de temperatura e pressão a que ela está submetida.
II - A composição original de uma mistura líquida é determinante para o seu grau de encolhimento, quando a mesma é levada das condições de reservatório para as condições de superfície (condições básicas).
III - O Mecanismo de Influxo de Água fornece resultados excelentes em termos de fator de recuperação, devido as pressões e vazões permanecerem altas, mantendo-se as características dos fluidos próximas às originais.
IV - À medida que um reservatório vai produzindo, o seu Fator de Recuperação vai-se reduzindo como uma consequência normal da produção.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Os fluidos de perfuração são misturas complexas de sólidos, líquidos e produtos químicos, podendo ser suspensões ou emulsões, dependendo do estado físico dos componentes. Nesse contexto, analise as funções descritas a seguir.
I - Limpar os cascalhos gerados pelas brocas de perfuração no fundo do poço e transportá-los para a superfície.
II - Exercer pressão hidrostática sobre as formações, a fim de evitar o kick (influxo de fluidos indesejáveis).
III - Estabilizar as paredes do poço.
IV - Resfriar e lubrificar a coluna de perfuração e a broca.
São funções dos fluidos de perfuração as descritas em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Ao longo da vida produtiva de um campo de petróleo, ocorre, geralmente, a produção simultânea de gás, óleo e água. Como o interesse econômico é somente na produção de óleo e gás, instalações de produção são projetadas para efetuar, sob condições controladas, o processamento primário desses fluidos. Esse processamento consiste na redução da pressão do petróleo oriundo do manifold de produção e na separação física desses fluidos. Em relação a esse processamento, afirma-se que a(o)
água, por não formar uma mistura homogênea com o óleo, é totalmente separada nos separadores trifásicos, devido à diferença de densidades entre essas substâncias.
água produzida nos separadores é, na realidade, uma salmoura, pois contém uma concentração elevada de sais orgânicos, pode ser reinjetada nos campos de produção para aumento da produção e ser descartada como um efluente.
petróleo efluente dessas instalações é transportado para as refinarias ainda com um teor residual de água e de hidrocarbonetos mais leves.
gás produzido nessa instalação é conhecido como gás natural e é enviado para os distribuidores, a fim de atender aos usos industrial, doméstico e veicular.
gás produzido é formado por hidrocarbonetos de menos de 4 átomos de carbono, pois esses são gases nas condições de temperatura e pressão dos vasos de separação.
fórmula molecular dos compostos representados é C7H14.
nomenclatura oficial (IUPAC) do composto II é 2,3 dietil-pentano.
combustão completa de 1 mol do composto I consome 10 mol de oxigênio.
carbono assimétrico não está presente nos compostos representados, pois possuem apenas ligações simples.
ponto de ebulição do composto I, de cadeia normal, é maior do que o do composto II, de cadeia ramificada.
(2, −1) e (−2, 1)
(−1, 2) e (1, −2)
(−1, −1) e (1, 1)
1 ponto
2 pontos
3 pontos
4 pontos
5 pontos
−18
0
y = 2x
y = 0
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...