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No que se refere à teoria de amostragem, considere:
I. A amostragem aleatória simples é um processo para se selecionar n amostras tiradas de N unidades, de tal forma que todas as possíveis amostras têm a mesma probabilidade de serem escolhidas.
II. A amostragem sistemática é, em geral, mais eficiente do que a amostragem aleatória simples.
III. O aumento do tamanho da amostra acarreta um aumento do erro padrão das estimativas.
IV. Na amostragem por conglomerados, quando as unidades conglomeradas contêm números diferentes de elementos, não existem processos para se estimar o valor total da população.
Está correto o que consta APENAS em
I.
I e II.
III e IV.
I, III e IV.
I e IV.
Estatística - Gráfico de Linhas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Estatística - Intervalo Interquartífico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Uma pesquisa foi realizada para se avaliar a percepção do cidadão acerca da importância das atitudes ecologicamente corretas no seu cotidiano. Para cada pessoa entrevistada, registrou-se um valor X, que representa o grau de importância dessas atitudes, segundo sua percepção. A tabela acima mostra o resumo de cinco números relativos a X. Com base nas informações apresentadas, julgue os itens a seguir.
O intervalo entre quartís da distribuição de X foi igual a 1 ou 3.
é rejeitada para qualquer nível de significância inferior a 1%.
não é rejeitada para qualquer nível de significância superior a 5%.
não é rejeitada ao nível de significância de 1% e rejeitada ao nível de significância de 5%.
é rejeitada tanto ao nível de significância de 1% como ao nível de significância de 5%.
não é rejeitada tanto ao nível de significância de 1% como ao nível de significância de 5%.
O coeficiente de correlação entre duas variáveis X e Y, sabendo-se que Sxx = 16, Sxy = 9 e Syy = 25 é igual a:
0,45
0,90
0,48
0,9375
0,18
aumentou 1 ponto percentual em 2009, em relação a 2007, para as pessoas que não haviam completado o ensino médio.
decresceu em todo o período considerado para as pessoas com ensino médio a superior incompleto.
é menor para as pessoas com maior grau de instrução.
manteve-se constante em todo o período para as pessoas com ensino médio completo.
Estatística - Estimação e Intervalo de Confiança - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação a intervalo de confiança e intervalo de credibilidade, é correto afirmar que, se I = [a; b] for um intervalo de
confiança para o parâmetro θ, então esse parâmetro é uma variável aleatória.
confiança para o parâmetro θ de nível 1 - α, então a probabilidade do verdadeiro valor do parâmetro estar fora do intervalo é igual a α.
credibilidade para o parâmetro θ, então esse parâmetro é uma variável aleatória.
Se A e B são eventos independentes, então:
P(A / B) = P(A) / P(B), se P(B) > 0.
P(A / B) = P(A).
P(A / B) = P(A ¿ B) / P(A), se P(A) > 0.
A equação de regressão linear simples que representa a relação entre duas variáveis X e Y, sendo que a inclinação da reta é igual a 0,54, a média da variável X é igual a 10 e a média da variável Y é igual a 3,6 , é descrita como:
y = 0,18 x + 0,54
y = 0,54x + 9
y = -0,54 x + 1,8
y = 0,18 x 3,6
y = 0,54x 1,8
O diagnóstico para uma grave doença que atinge 20% da população adulta em determinada região é feito por um invasivo exame que produz resultado positivo ou negativo. Pesquisas mostraram que esse exame produz um resultado falso positivo em 10% dos casos e produz um resultado falso negativo em 40% dos casos. Se uma pessoa adulta desta região fi zer o exame e o resultado for negativo, indique qual a probabilidade de essa pessoa ter a doença.
20%
15%
10%
5%
0%
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