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Estatística - Estimação e Intervalo de Confiança - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Segundo notícia veiculada recentemente, em rede nacional, os processos do judiciário estão demorando mais que o razoável porque os juízes têm de analisar, em média, 3 mil processos por ano. Para verificar o fato, um analista coletou a quantidade de processos de uma amostra de 10 juízes, estando os resultados dispostos a seguir (em mil processos por ano).
2 5 4 3 2 2 3 3,5 2,5 5
Com base nessas informações e considerando que μ representa a média populacional por juiz, julgue os itens subsequentes.
A estimativa pontual da média μ é superior a 3 mil.Segundo notícia veiculada recentemente, em rede nacional, os processos do judiciário estão demorando mais que o razoável porque os juízes têm de analisar, em média, 3 mil processos por ano. Para verificar o fato, um analista coletou a quantidade de processos de uma amostra de 10 juízes, estando os resultados dispostos a seguir (em mil processos por ano).
2 5 4 3 2 2 3 3,5 2,5 5
Com base nessas informações e considerando que μ representa a média populacional por juiz, julgue os itens subsequentes.
A mediana dos processos é igual a 2 mil.Estatística - Estimação e Intervalo de Confiança - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Segundo notícia veiculada recentemente, em rede nacional, os processos do judiciário estão demorando mais que o razoável porque os juízes têm de analisar, em média, 3 mil processos por ano. Para verificar o fato, um analista coletou a quantidade de processos de uma amostra de 10 juízes, estando os resultados dispostos a seguir (em mil processos por ano).
2 5 4 3 2 2 3 3,5 2,5 5
Com base nessas informações e considerando que μ representa a média populacional por juiz, julgue os itens subsequentes.
Caso fosse utilizado o estimador da média dado pela soma dos 5 primeiros registros, então esse estimador seria não viciado e consistente.Segundo notícia veiculada recentemente, em rede nacional, os processos do judiciário estão demorando mais que o razoável porque os juízes têm de analisar, em média, 3 mil processos por ano. Para verificar o fato, um analista coletou a quantidade de processos de uma amostra de 10 juízes, estando os resultados dispostos a seguir (em mil processos por ano).
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Com base nessas informações e considerando que μ representa a média populacional por juiz, julgue os itens subsequentes.
Se o objetivo fosse apenas verificar a veracidade da afirmação de que os juízes analisam em média 3 mil processos por ano, então a hipótese nula seria do tipo bilateral, isto é,Segundo notícia veiculada recentemente, em rede nacional, os processos do judiciário estão demorando mais que o razoável porque os juízes têm de analisar, em média, 3 mil processos por ano. Para verificar o fato, um analista coletou a quantidade de processos de uma amostra de 10 juízes, estando os resultados dispostos a seguir (em mil processos por ano).
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Com base nessas informações e considerando que μ representa a média populacional por juiz, julgue os itens subsequentes.
Para se calcular o poder do teste para a média populacional, bastaria alterar a hipótese nula para 2,5 mil, por exemplo, e depois calcular 1 β, em que β é o erro do tipo II.Estatística - Distribuição do Qui-Quadrado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Para verificar se a escolaridade dos servidores de determinado tribunal estaria relacionada à eficiência no atendimento ao público, um analista pesquisou alguns servidores, dispondo as informações obtidas na tabela a seguir.
Com base nessas informações e considerando que a escolaridade de cada servidor entrevistado, apresentada na tabela, corresponda à maior escolaridade que possui, julgue os itens seguintes.
Para verificar se as variáveis estão associadas, pode-se utilizar o teste qui-quadrado com 4 graus de liberdade.Para verificar se a escolaridade dos servidores de determinado tribunal estaria relacionada à eficiência no atendimento ao público, um analista pesquisou alguns servidores, dispondo as informações obtidas na tabela a seguir.
Com base nessas informações e considerando que a escolaridade de cada servidor entrevistado, apresentada na tabela, corresponda à maior escolaridade que possui, julgue os itens seguintes.
Os valores esperados na hipótese de independência da diagonal principal da tabela de dados são, respectivamente, 7, 6, 26 e 38,8.Estatística - Distribuição do Qui-Quadrado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Para verificar se a escolaridade dos servidores de determinado tribunal estaria relacionada à eficiência no atendimento ao público, um analista pesquisou alguns servidores, dispondo as informações obtidas na tabela a seguir.
Com base nessas informações e considerando que a escolaridade de cada servidor entrevistado, apresentada na tabela, corresponda à maior escolaridade que possui, julgue os itens seguintes.
Caso se pretenda fazer um teste qui-quadrado de homogeneidade no que se refere à eficiência entre os níveis de escolaridade, então a estatística do teste teria apenas 2 graus de liberdade.Estatística - Distribuição do Qui-Quadrado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Para verificar se a escolaridade dos servidores de determinado tribunal estaria relacionada à eficiência no atendimento ao público, um analista pesquisou alguns servidores, dispondo as informações obtidas na tabela a seguir.
Com base nessas informações e considerando que a escolaridade de cada servidor entrevistado, apresentada na tabela, corresponda à maior escolaridade que possui, julgue os itens seguintes.
Considere que os níveis críticos da distribuição qui-quadrado com 1 a 4 graus de liberdade sejam, respectivamente,
às contagens observadas e esperadas. Nesse caso, é correto afirmar, com 5% de significância, que não há evidências estatísticas que permitam rejeitar a hipótese de independência.
Estatística - Distribuição do Qui-Quadrado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Para verificar se a escolaridade dos servidores de determinado tribunal estaria relacionada à eficiência no atendimento ao público, um analista pesquisou alguns servidores, dispondo as informações obtidas na tabela a seguir.
Com base nessas informações e considerando que a escolaridade de cada servidor entrevistado, apresentada na tabela, corresponda à maior escolaridade que possui, julgue os itens seguintes.
Para calcular o p-valor da estatística qui-quadrado do respectivo problema, utilizando-se uma tabela da distribuição qui-quadrada, basta encontrar o valor mais próximo da estatística dentro da tabela, independentemente dos graus de liberdade.{TITLE}
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