Questões sobre Conceitos de Estatística

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A observação, como técnica de coleta de dados para a investigação científica, faz uso dos sentidos para obtenção de determinados fenômenos da realidade. A principal vantagem da observação é a percepção direta e sem intermediação dos fenômenos investigados. A observação exploratória ou naturalística pressupõe que o pesquisador

  • A.

    defina antecipadamente todos os elementos a serem observados, que serão registrados nos instrumentos de coleta de dados.

  • B.

    discrimine antecipadamente os aspectos subjetivos da vivência dos sujeitos para favorecer a observação in loco.

  • C.

    se inclua na situação investigada, procurando dela apreender os aspectos relevantes para o foco de sua investigação.

  • D.

    registre, continuamente, os fatos que envolvem o fenômeno observado, a partir de uma ficha contendo indicadores.

  • E.

    elabore gráficos de frequência dos fenômenos observados, visando aos relatórios para divulgação dos resultados.

O objetivo fundamental da pesquisa participante é

  • A.

    aproximar os laços de identidade e amizade entre os membros de uma determinada comunidade.

  • B.

    desenvolver habilidades e aptidões sociais nos membros de uma determinada coletividade.

  • C.

    transmitir conhecimentos quantitativos e qualitativos que contribuam para o crescimento de uma determinada coletividade.

  • D.

    produzir conhecimentos sobre a realidade de uma determinada coletividade redefinindo a relação pesquisador/comunidade.

  • E.

    elaborar projetos em parceria com uma determinada coletividade visando ao desenvolvimento comunitário.

As entrevistas são poderosas ferramentas para obtenção de informações sobre o que as pessoas sentem, pensam ou fazem. Toda entrevista deve ser preparada antecipadamente e o registro das respostas, imediato, para que não se percam. Qual a sequência correta dos processos, quanto a suas etapas de montagem de questionários ou roteiros de entrevistas?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Existem três tipos de entrevistas: estruturada, semiestruturada e não estruturada. A entrevista não estruturada é aquela

  • A.

    direcionada por um roteiro previamente elaborado, composto geralmente por questões fechadas.

  • B.

    direcionada por um roteiro previamente elaborado, composto geralmente por questões abertas e fechadas.

  • C.

    direcionada por um roteiro previamente elaborado, composto geralmente por questões abertas.

  • D.

    que contém perguntas fechadas, semelhantes a formulários, sem apresentar flexibilidade.

  • E.

    que oferece ampla liberdade na formulação de perguntas e na intervenção da fala do entrevistado.

A entrevista é uma técnica de pesquisa que visa a obter informações de interesse a uma investigação, em que o pesquisador formula perguntas orientadas com um objetivo definido, frente a frente com o respondente e dentro de uma interação social. A entrevista estruturada é uma técnica que se caracteriza fundamentalmente por ser realizada

  • A.

    em ambiente predeterminado e em situação estruturada.

  • B.

    como procedimento principal na área de recursos humanos.

  • C.

    pelo respondente em situação informal.

  • D.

    apenas em levantamentos cujo o resultado exige informações estruturadas.

  • E.

    em ambiente onde o entrevistado possa responder às perguntas por escrito.

Um especialista em transporte marítimo reconhece as técnicas de estatística descritiva, sabendo, dentre elas, ser uma EXCEÇÃO

  • A. os histogramas.
  • B. os testes de hipótese.
  • C. os polígonos de frequência.
  • D. o gráfico de setores.
  • E. as medidas de dispersão.

Um analista de comercialização e logística, ao se deparar com um problema de estatística descritiva, sabe de antemão que o(s) valor (es)

  • A. da moda é sempre maior ou igual que a média.
  • B. da média é sempre maior que a mediana.
  • C. da média é sempre maior que a moda.
  • D. D) da mediana é sempre maior ou igual que a moda.
  • E. de média, mediana e moda podem ser iguais.

Um fabricante deseja fazer um estudo, com uma confiança de 95%, a respeito da aceitação de um dos seus produtos com a finalidade de lançá-lo em um novo mercado. Esse novo lançamento somente será comercialmente viável se o índice de aceitação do produto for, pelo menos, de 90%. Para tal, realizou uma pesquisa de mercado em uma das cidades onde seu produto já é comercializado. Foi perguntado aos consumidores se gostaram (aceitaram) do produto. O resultado foi o seguinte:

850 consumidores responderam que gostaram do produto e 150 consumidores responderam que não gostaram do produto.

Qual será a estatística de teste a ser utilizada nesse teste?

  • A. -5,27
  • B. -1,96
  • C. -1,65
  • D. 1,96
  • E. 5,27

A tabela a seguir apresenta, para uma determinada localidade, o número de nascimentos ocorridos em 2001, 2002 e 2003, e também, desses, os nascidos já mortos (nado-mortos):

  • A.

    20

  • B.

    15

  • C.

    10

  • D.

    5

  • E.

    1

Considere as seguintes informações acerca da população de um município. 

 - o número de habitantes em 1.º de janeiro de 2008 era de 150.000; 

 - o número de habitantes em 31 de dezembro desse mesmo ano era de 200.000; 

- o número de óbitos entre 1.º de janeiro e 31 de dezembro foi de 3.500.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a taxa bruta de mortalidade para cada 1.000 habitantes. (A)

  • A.

    2

  • B.

    4

  • C.

    20

  • D.

    40

  • E.

    200

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