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A característica de um teste diagnóstico semelhante ao poder estatístico de um estudo é:
risco
incidência
prevalência
prevalência
Determinado órgão público adquiriu, para manipulação de informações geográficas, o ArcGIS. Nesse contexto, o Inverso do Quadrado da Distância e Spline são
sistemas de coordenadas.
feições geográficas.
algoritmos de rendering.
métodos de compactação.
métodos de interpolação.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
O estudo é do tipo prospectivo, pois os tamanhos dos grupos caso e controle são fixos, e a identificação da profissão foi realizada em momento posterior à formação desses grupos.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O valor da estatística F para testar se b = 0 é maior que 50.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Determinado órgão público planeja utilizar uma carta de controle (de Shewhart) com limites ±2-sigma para monitorar o desempenho de certo procedimento administrativo.
Se o processo em questão estiver sob controle, então o valor do ARL (average run length) será superior a 30.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Determinado órgão público planeja utilizar uma carta de controle (de Shewhart) com limites ±2-sigma para monitorar o desempenho de certo procedimento administrativo.
A razão da capacidade do processo (Cp ) é igual a em que LSC e LIC são, respectivamente, os limites superior e inferior de controle e representa o desvio padrão do processo.
Considere:
I. Dados demográficos incluem informações sobre uma população tais como a sua composição por sexo, raça e idade.
II. Estatísticas vitais lidam com nascimentos, mortes, casamentos, divórcios e ocorrências de doenças.
III. Em demografia, o conceito de taxa e de proporção têm o mesmo significado.
IV. Pirâmide etária é uma representação gráfica da composição da população de um lugar em função da idade e do sexo, em um determinado período de tempo.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I, II e IV.
II, III e IV.
II e III.
III e IV.
Considere as seguintes afirmações relativas às técnicas de Análise Multivariada:
I. Na análise de componentes principais a obtenção das componentes principais envolve a decomposição da matriz de covariâncias do vetor aleatório de interesse.
II. Na análise discriminante não é necessário que os grupos nos quais cada elemento amostral pode ser classificado sejam conhecidos à priori.
III. O escalonamento dimensional gera uma medida de ajuste denominada Stress que quanto mais próxima de 1 estiver melhor será o ajuste.
IV. Na análise de agrupamentos, para que se possa proceder ao agrupamento de elementos, é necessário se decidir à priori a medida de similaridade ou dissimilaridade que será usada.
Dentre essas afirmações citadas são verdadeiras SOMENTE
I e III.
I e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
II e IV.
não justo de θ.
consistente de θ.
viesado de θ.
eficiente de θ.
viciado de θ.
Considere as seguintes afirmações:
I. A análise fatorial tem como objetivo descrever a variabilidade do vetor aleatório X de dimensão n x 1, em termos de m variáveis aleatórias (m < n) chamadas de fatores comuns e que estão relacionadas com o vetor X por meio de um modelo linear.
II. As técnicas de conglomerados hierárquicas são utilizadas em análise exploratória de dados com o intuito de identificar possíveis agrupamentos e o valor possível do número de grupos.
III. O escalonamento multidimensional é uma técnica multivariada para se examinar relações geométricas entre variáveis contínuas ou categóricas nominais.
IV. A análise de componentes principais consiste em se formar novas variáveis, que são combinações lineares das variáveis originais, e que devem ser correlacionadas entre si.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I, II e IV.
I e III.
I e IV.
II e III.
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