Questões de Estatística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Estatística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O estimador β1 é significativo a 1% de nível de significância.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ponto S, é possível melhorar a situação de A sem piorar a de B.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tabela acima, resultado de um estudo socioeconômico, mostra a distribuição percentual da renda familiar mensal dos estudantes do ensino médio em determinado município brasileiro. Considerando essas informações e a tabela acima, julgue os itens seguintes.

A distribuição de renda apresenta assimetria à direita (ou positiva), o que sugere que a mediana populacional é inferior à média das rendas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tabela acima, resultado de um estudo socioeconômico, mostra a distribuição percentual da renda familiar mensal dos estudantes do ensino médio em determinado município brasileiro. Considerando essas informações e a tabela acima, julgue os itens seguintes.

O terceiro quartil dessa distribuição de renda é superior a três salários mínimos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tabela acima, resultado de um estudo socioeconômico, mostra a distribuição percentual da renda familiar mensal dos estudantes do ensino médio em determinado município brasileiro. Considerando essas informações e a tabela acima, julgue os itens seguintes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na realização de um levantamento acerca da violência familiar e comunitária em escolares de certo município, adotou-se o seguinte plano amostral:

< a partir da lista com as N escolas do município, foram selecionadas ao acaso n escolas (n < N) por amostragem aleatória simples;

< para cada escola selecionada, uma turma de alunos foi escolhida ao acaso por amostragem aleatória simples;

< para cada aluno matriculado na turma escolhida, aplicou-se um questionário.

Considerando as informações acima, julgue os próximos itens.

Cada aluno participante desse levantamento representa uma unidade amostral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na realização de um levantamento acerca da violência familiar e comunitária em escolares de certo município, adotou-se o seguinte plano amostral:

< a partir da lista com as N escolas do município, foram selecionadas ao acaso n escolas (n < N) por amostragem aleatória simples;

< para cada escola selecionada, uma turma de alunos foi escolhida ao acaso por amostragem aleatória simples;

< para cada aluno matriculado na turma escolhida, aplicou-se um questionário.

Considerando as informações acima, julgue os próximos itens.

No plano amostral em questão, pressupõe-se que cada turma forme uma subpopulação homogênea de alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na realização de um levantamento acerca da violência familiar e comunitária em escolares de certo município, adotou-se o seguinte plano amostral:

< a partir da lista com as N escolas do município, foram selecionadas ao acaso n escolas (n < N) por amostragem aleatória simples;

< para cada escola selecionada, uma turma de alunos foi escolhida ao acaso por amostragem aleatória simples;

< para cada aluno matriculado na turma escolhida, aplicou-se um questionário.

Considerando as informações acima, julgue os próximos itens.

O plano amostral utilizado no referido estudo foi o de amostragem aleatória por conglomerados em dois estágios, em que as unidades primárias são as escolas e as secundárias, as turmas.

  • C. Certo
  • E. Errado


O quadro acima mostra uma síntese da movimentação processual dos tribunais de justiça dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e do total da justiça estadual no Brasil em 2010. Considere que o estoque de processos em andamento no estado j (Ej), no final de 2010, seja um indicador que se define como Ej = Xj + Yj - Zj - Wj, em que j = 1, 2, ..., 27; Xj representa o número de casos novos registrados em 2010 no estado j; Yj seja a quantidade de casos pendentes no estado j (i.e., casos anteriores que não foram solucionados até o final de 2010); Zj denota o total de processos baixados (arquivados) no estado j durante 2010 e Wj seja o número de sentenças e decisões proferidas no estado j até o final de 2010. Considere, por fim, que, para todos os efeitos, o Distrito Federal seja um estado. Com base nessas informações e no quadro acima, julgue os itens que se seguem. Considerando-se apenas os dados relativos aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul quanto à dispersão entre duas variáveis, é correto afirmar que a covariância entre Z e W é superior a 1 e inferior a 2.

  • C. Certo
  • E. Errado


O quadro acima mostra uma síntese da movimentação processual dos tribunais de justiça dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e do total da justiça estadual no Brasil em 2010. Considere que o estoque de processos em andamento no estado j (Ej), no final de 2010, seja um indicador que se define como Ej = Xj + Yj - Zj - Wj, em que j = 1, 2, ..., 27; Xj representa o número de casos novos registrados em 2010 no estado j; Yj seja a quantidade de casos pendentes no estado j (i.e., casos anteriores que não foram solucionados até o final de 2010); Zj denota o total de processos baixados (arquivados) no estado j durante 2010 e Wj seja o número de sentenças e decisões proferidas no estado j até o final de 2010. Considere, por fim, que, para todos os efeitos, o Distrito Federal seja um estado. Com base nessas informações e no quadro acima, julgue os itens que se seguem. O quadro apresentado é uma tabela de contingência que mostra o cruzamento entre uma variável qualitativa nominal com 4 níveis de resposta (estados) e outra variável qualitativa com quatro níveis de resposta (casos novos, pendentes, baixados e resolvidos).

  • C. Certo
  • E. Errado
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