Questões de Ética do ano 0000

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De acordo com as regras deontológicas que fundamentam a ética profissional do servidor público, assinale a alternativa correta.

  • A. Os atos, comportamentos e atitudes de um servidor público serão destinados para preservar sua imagem e a cultura social.
  • B. O servidor público não pode omitir a verdade ou falseála, ainda que contra aos interesses da Administração Pública.
  • C. A moralidade da Administração Pública limita-se à distinção entre o bem e o mal, sendo sempre o fim maior o interesse profissional do servidor público.
  • D. Como cidadão e integrante da sociedade, a posição que ocupa o servidor público justifica sua omissão contra o bem comum e contra a moralidade.
  • E. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios justificam a imprudência no desempenho da função pública, absolvendo uma conduta negligente.

Quanto mais elevado o cargo que ocupa o servidor público, maior é sua responsabilidade para com a idoneidade, entendida como aptidão técnica, legal e moral para o acesso e exercício da função pública. Assinale a alternativa que ilustra corretamente ação adequada de servidor do Distrito Federal frente aos princípios da conduta ética.

  • A. Ao deparar-se com uma crítica da imprensa, um servidor público demonstrou um grau de tolerância maior que um cidadão comum, atuando com sobriedade e moderação no trato com o público.
  • B. Ao receber uma determinação de seu superior hierárquico, o servidor público não deu cumprimento à mesma por não ser sua obrigação ou responsabilidade.
  • C. Ao ser designado para um cargo para o qual não tinha aptidão, o servidor público imediatamente prontificou-se a aceitar, com base na legalidade e no privilégio do exercício da função.
  • D. Ao deparar-se com um processo administrativo interno, um servidor público optou pela adequação da solução legal para um resultado mais justo, ainda que executado em contrariedade aos fins perseguidos pela lei.
  • E. Um servidor público utilizou-se do veículo oficial de seu órgão para fins particulares, uma vez que o bem estava confiado para o desempenho de suas funções.

Acerca da ética no serviço público, julgue os itens a seguir. A constituição de um país deve se guiar pela ética a fim de viabilizar, na sociedade, a implementação plena dos serviços públicos e possibilitar a efetivação dos direitos da pessoa humana e do exercício da cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ética no serviço público, julgue os itens a seguir. A probidade administrativa abrange a noção de moralidade administrativa, de maneira que toda conduta que atente contra a moralidade administrativa deva ser considerada ato de improbidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ética no serviço público, julgue os itens a seguir. Enquanto a ética trata do conjunto de regras de uma sociedade, a moral se volta ao seu estudo teórico, razão pela qual esta foi alçada a princípio constitucional da administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ética no serviço público, julgue os itens a seguir. Os princípios éticos são diretivas de ação que atendem e exteriorizam valores éticos que podem servir, inclusive, de norte interpretativo de leis e Constituições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relacionamentos interpessoais são pautados em valores próprios e também sobre os valores dos outros. Que atitudes contribuiriam para identificação desses valores?

  • A.

    saber ouvir

  • B.

    não permitir que as pessoas falem de si e o seu trabalho

  • C.

    ser sempre cerimonioso, limitando suas relações a cumprimentos formais de "bom dia" e "boa tarde".

  • D.

    não desejar, genuinamente, saber mais sobre a outra pessoa

  • E.

    não usar de empatia

No que diz respeito a atendimento ao público, sejam clientes internos ou externos, assinale a alternativa cor- reta

  • A.

    cortesia, simpatia, entusiasmo, alegria e amizade não são importantes.

  • B.

    evitar expressão de indiferença e/ou tristeza é essencial

  • C.

    tratar as pessoas pelo nome é modismo e irrelevante no processo.

  • D.

    o atendimento telefônico não tem importância expressiva, pois o contato não é feito pessoalmente.

  • E.

    Reforçar contatos por meio de aniversário, preferên- cias, etc., são atitudes que dizem respeito à intimida- de do cliente e por isso devem ser evitadas

Qual das alternativas possui Padrões de Conduta ética para uma atuação profissional eficiente:

  • A.

    Sigilo - Integridade -Subjetividade - Bondade

  • B.

    Competência - Sigilo - Integridade - Objetividade

  • C.

    Honestidade - Vaidade - Competência - Sigilo

  • D.

    Competência - Sigilo - Integridade - Simpatia

  • E.

    Objetividade - Sigilo - prudência - Simpatia

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA em relação às atitudes éticas no ambiente de trabalho.

  • A. Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa.
  • B. Respeito à hierarquia dentro da empresa.
  • C. Divulgação e participação de conhecimentos, apenas, com os superiores.
  • D. Educação e respeito entre os funcionários.
  • E. Coperação e atitudes que visam a ajudar os colegas de trabalho.
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