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Não se considera hipótese de caducidade de concessão de serviço público quando
o serviço estiver sendo prestado de forma inadequada, conforme os critérios definidores da qualidade do serviço.
a concessionária perder as condições econômicas para manter a adequada prestação do serviço concedido.
a concessionária não cumprir as penalidades impostas por infrações, nos devidos prazos.
a concessionária descumprir cláusulas regulamentares concernentes à concessão.
a concessionária for condenada, em processo administrativo, por sonegação de tributos, inclusive contribuições sociais.
Os vícios do ato administrativo estão previstos na lei que regulamenta o seguinte instituto de controle do Poder Público:
mandado de segurança
ação popular
ação direta de inconstitucionalidade
ação civil pública
mandado de injunção
Consoante a legislação federal, é falso afirmar-se quanto à convalidação do ato administrativo:
decorre de poder discricionário.
somente se aplica em atos com vícios sanáveis.
não pode se dar por ato jurisdicional.
pode ocorrer em hipótese de desvio de finalidade.
não se aplica a atos que tenham acarretado prejuízo a terceiros.
Assinale a afirmativa falsa quanto à discricionariedade do ato administrativo.
O exercício do poder de polícia pode ser enquadrado no âmbito dos conceitos legais indeterminados.
O controle jurisdicional dos atos discricionários limita-se aos seus aspectos de legalidade.
Os atos administrativos normativos nem sempre são discricionários.
O princípio da razoabilidade pode ser utilizado para o controle do mérito do ato discricionário.
Tratando-se de conceitos ditos empíricos ou de experiência, fica afastado o exercício do poder discricionário.
Quanto ao procedimento administrativo e ao processo judicial relativos à Lei de Improbidade Administrativa, é falso afirmar:
havendo fundados indícios de responsabilidade, a Comissão Processante poderá requerer ao Ministério Público que solicite ao Judiciário o seqüestro de bens do agente.
a ação principal, com rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público no prazo de até 30 dias da efetivação da medida cautelar.
caso o acusado reponha o prejuízo causado ao erário, é possível a conciliação nos autos da ação de improbidade.
a sentença que julgar procedente a ação civil de reparação de dano determinará o pagamento do dano ou a reversão de bens a favor da pessoa jurídica prejudicada pelo ato ilícito.
a representação que solicitar a investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade não poderá ser verbal, sendo escrita ou reduzida a termo e assinada.
No âmbito do Código de Ética do Servidor Público, aprovado pelo Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, não é dever da Comissão de Ética apurar representação de cometimento de falta por servidor, mediante provocação de
qualquer cidadão, inclusive anônimo.
autoridade.
entidade associativa, regularmente constituída.
servidor público.
jurisdicionado administrativo.
Nos termos da Portaria SRF nº 782, de 20 de junho de 1997, o servidor que não proceder com o devido cuidado na guarda ou utilização de sua senha responderá
penalmente.
civil, penal e administrativamente.
penal e administrativamente.
civil e administrativamente.
administrativamente.
Pelo Código de Ética do Servidor Público Federal, aprovado pelo Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, a sanção aplicada pela Comissão de Ética é de:
multa
advertência
suspensão
censura
repreensão
No âmbito do Código de Ética do Servidor Público Federal, aprovado pelo Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, não se considera vedação ao servidor público:
deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos de seu conhecimento para aprimorar o seu desempenho.
pleitear vantagem de qualquer espécie para o desempenho de sua missão
tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento do serviço público.
desviar servidor público para o atendimento a interesse particular.
incidir em acumulação remunerada de cargos públicos, não autorizada constitucionalmente.
Assinale a alternativa que estabelece corretamente as características de moral.
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