Questões de Ética do ano 2009

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Quanto ao código de ética profissional do servidor público civil do Poder Executivo federal, julgue o próximo item.

Para fins de apuração do comprometimento ético, é servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste ao poder público serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que seja sem retribuição financeira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, assinale a opção que descreve um comportamento correto de um profissional de atendimento ao público.

  • A.

    Deixar o cliente esperando na fila enquanto conversa com um colega de trabalho sobre assuntos pessoais.

  • B.

    Agir com desconfiança diante de um cliente mal vestido ou de aparência incomum.

  • C.

    Empregar a primeira pessoa do singular ao se dirigir ao cliente, evitando atribuir à organização responsabilidades e decisões.

  • D.

    Sorrir a todo instante e para todos os clientes, independentemente da situação e do estado de humor do cliente.

Quanto à empatia no atendimento ao público, assinale a opção que descreve uma conduta correta de um profissional de atendimento Nota 10 ao público.

  • A.

    Indignar-se tanto quanto o cliente que se mostra insatisfeito com um serviço ou produto da organização.

  • B.

    Um exemplo de resposta a uma cliente insatisfeita que demonstre a empatia de um profissional de atendimento é: Compreendo por que a questão relativa ao seu pedido a deixou tão aborrecida!

  • C.

    Diante de clientes irritados, o profissional critica o colega que não conseguiu resolver o problema do cliente.

  • D.

    Priorizar o atendimento de clientes calmos e educados.

Quanto à cortesia no atendimento, assinale a opção que descreve uma conduta correta.

  • A.

    Diante de uma pergunta do cliente para a qual o profissional de atendimento não tem resposta pronta, ele diz algo do tipo: Nossa, essa é uma boa pergunta! Vou verificar e tentar descobrir a resposta agora mesmo!

  • B.

    Diante de um pedido muito difícil de atender, o profissional de atendimento termina o atendimento dizendo ao cliente: "Não podemos fazer isto".

  • C.

    Não dizer ao cliente, quanto tempo levará para atendêlo, dizendo frases como: Espere um segundo, volto logo.

  • D.

    Dirigir-se ao cliente chamando-o de querido, meu bem ou similares.

Sobre trabalho em equipe e relacionamento, assinale a opção que apresenta atitude correta a ser tomada diante de uma situação de trabalho.

  • A.

    Diante de um colega de trabalho que frequentemente grita, fica enraivecido e agitado, levantar a voz para ele e revidar nas agressões verbais é o melhor a fazer neste caso.

  • B.

    Diante de um colega que age como um ditador, que dita regras o tempo todo e só aceita fazer as coisas do jeito dele, obedecer e entrar no jogo dele é a melhor atitude.

  • C.

    Deve-se prestar pouco auxílio profissional aos menos experientes, evitando que eles fiquem mais competentes que os demais colegas.

  • D.

    Deve-se tratar indistintamente bem todas as pessoas, internas e externas à equipe de trabalho.

Os projetos profissionais têm uma dimensão ética que envolve escolhas teóricas, ideológicas e políticas das categorias profissionais. Daí deriva a contemporânea designação dos projetos profissionais como projetos ético-políticos. Considerando esse tema, julgue os itens de 58 a 60.

A dimensão ética do projeto profissional pressupõe normatizações, como as expressas no código de ética das profissões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a única alternativa que NÃO caracteriza uma falta contra a ética do trabalho da Telefonista:

  • A.

    Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, mantendo o espírito de equipe e observando as normas administrativas da empresa.

  • B.

    Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, adotando conduta egoísta na transmissão de experiências e conhecimentos.

  • C.

    Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento técnico e comportamental, fomentando a discórdia entre os colegas de trabalho.

  • D.

    Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, fazendo declarações que constituam perigo de divulgação.

Julgue os itens a seguir, acerca da Lei n. o 8.112/1990 e do Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo federal.

A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da Lei n. o 8.112/1990 e do Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo federal.

A pena aplicável ao servidor público pela comissão de ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os limites e as possibilidades da ética profissional na sociedade brasileira são dados pelas

  • A.

    emancipação, alteridade, liberdade, compromisso e justiça social.

  • B.

    tendências estruturais e conjunturais da sociedade capitalista e pela prática profissional orientada teleologicamente em função de um projeto coletivo.

  • C.

    dimensões filosófico-subjetiva, concreto-vivencial e normativo-diretiva.

  • D.

    particularidades que envolvem as esferas constitutivas da ética profissional e pelas tendências da profissão.

  • E.

    realização e ampliação de direitos sociais e humanos, que só se mantêm se contar com uma base social de sustentação político-partidária.

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