Questões de Ética do ano 2012

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No que se refere à ética no serviço público, julgue os próximos itens.

Se um servidor público, por motivos emocionais ou psicológicos, não executar suas atividades, ele estará cometendo falha ética para com a administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à ética no serviço público, julgue os próximos itens.

Servidor no exercício de cargo público deve orientar-se pelos princípios éticos da justiça social e da responsabilidade política.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à ética no serviço público, julgue os próximos itens.

Servidor público desleal à sua organização ou instituição comete ato de improbidade administrativa com prejuízos ao erário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta com relação as ações que são consideradas positivas no relacionamento humano no trabalho:

  • A.

    Falta de iniciativa.

  • B.

    Insolência.

  • C.

    Impaciência.

  • D.

    Apatia.

  • E.

    Companheirismo.

Ao executar uma tarefa, o funcionário público poderá ter que prestar algumas informações ao seu chefe. Para tanto ele deve:

  • A.

    Responder apressadamente para poder ficar livre do chefe

  • B.

    Responder com educação dando os detalhes do seu trabalho

  • C.

    Responder de qualquer jeito

  • D.

    Responder com mau humor

Acerca da ética profissional na função de agente de secretaria escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Deve-se cuidar, diariamente, para que os conflitos interpessoais sejam minimizados.

( ) É necessário divulgar arbitrariamente assuntos referentes ao estabelecimento escolar.

( ) É importante respeitar a hierarquia da organização, tendo sempre o cuidado de tratar os assuntos diretamente com quem compete, seja para sugerir, reivindicar ou constestar.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, V

  • B.

    V, F, V

  • C.

    V, F, F

  • D.

    F, F, F

  • E.

    F, V, V

Julgue as afirmações referentes a Ética Profissional e, em seguida, marque a opção que apresenta os itens CORRETOS:

I. Ser assíduo e freqüente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema;

II. Alterar ou deturpar o teor de documentos públicos de qualquer natureza, para esse fim precisa ser muito discreto;

III. Ser conivente com erro ou infração que possa ocorrer no ambiente de trabalho.

  • A.

    Apenas o item III está correto.

  • B.

    Todos os itens estão corretos

  • C.

    Apenas os itens I e III estão corretos

  • D.

    Todos os itens estão incorretos

  • E.

    Apenas os itens I e II estão corretos

Acerca da ética profissional do servidor público, julgue os itens que se seguem.

Todo servidor público deve facilitar a fiscalização de seus comportamentos no dia a dia para que sua vida funcional goze de prestígio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ética profissional do servidor público, julgue os itens que se seguem.

Apresentar-se bem no trabalho, com vestimentas adequadas ao exercício da função, é não só um dever, mas uma questão de qualidade na prestação do serviço público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre ética no trabalho, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    cabe ao servidor tratar todo cidadão com civilidade e consideração, respeitando sua dignidade, se assim ele fizer por merecer.

  • B.

    em situações excepcionais é permitido ao servidor divulgar informação sobre assunto médico de forma promocional ou de conteúdo não verídico.

  • C.

    não se deve revelar informações confidenciais obtidas quando do exame médico de trabalhadores, inclusive por exigência dos dirigentes de empresas ou de instituições, salvo se o silêncio puser em risco a saúde dos empregados ou da comunidade.

  • D.

    a finalidade precípua da administração pública deve ser prestar e atender, com qualidade, eficácia e democracia, os serviços e as demandas que lhe são legalmente requeridas pela sociedade, tanto em benefício próprio como da dignidade da pessoa humana.

  • E.

    valores muitas vezes esquecidos ou negligenciados, como gentileza, probidade, honestidade, generosidade, solidariedade, privilégio, pessoalidade e cordialidade devem ser enfatizados na conduta profissional de todo servidor público.

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