Questões sobre Geral

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No processo de Governança Corporativa Governamental, são elementos que identificam a boa conduta e podem compor o código de ética:

  • A.

    integridade, negligência e honestidade.

  • B.

    relacionamento cordial, subjetividade e integridade.

  • C.

    probidade e propriedade, objetividade e integridade.

  • D.

    centralização, transparência e evidência.

  • E.

    parcialidade, imprudência e propriedade.

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos poderes da administração, dos atos administrativos, da discricionariedade, da vinculação e do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia do servidor público em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos poderes da administração, dos atos administrativos, da discricionariedade, da vinculação e do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Caso um servidor público deixe os administrados à espera de solução que compita ao setor em que exerce suas funções, permitindo a formação de longas filas, tal atitude caracterizarse- á contrária à ética ou como ato de desumanidade, mas não se poderá falar em grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Além de preservarem o conjunto de princípios morais e valores considerados corretos para um grupo de pessoas ou organização, o comportamento ético e a responsabilidade organizacional também produzem outros benefícios à organização e a seus membros. Os benefícios do comportamento ético e da responsabilidade organizacional não incluem a

  • A.

    valorização dos funcionários da organização.

  • B.

    melhoria na imagem da organização perante seus parceiros e o público em geral.

  • C.

    priorização total do lucro imediato.

  • D.

    melhoria da confiança e da estabilidade nas relações de longo prazo.

.

Na situação apresentada no texto, o funcionário que disponha de desempenho socialmente competente fará uso de habilidades sociais assertivas de enfrentamento quanto aos direitos e à cidadania. Acerca dessas habilidades, assinale opção correta.

  • A.

    O funcionário agirá assertivamente, caso explique a Carlos que a falha foi dele ao não se informar sobre a fila que lhe conduziria ao atendimento da necessidade que o trouxe ao banco.

  • B.

    O funcionário agirá com firmeza, caso mostre a Carlos que, como mero funcionário, não é responsável pela criação das normas do banco, apenas as executa e, portanto, não poderá atendê-lo naquela necessidade.

  • C.

    O funcionário priorizará as necessidades e os direitos do cliente, caso se comporte de forma passiva diante da irritação do cliente, ouvindo as reclamações dele, para, ao final, atender o próximo cliente.

  • D.

    O funcionário deverá desculpar-se em nome do banco que ali representa como funcionário, admitindo a falha na comunicação visual, mostrando sinceridade e o propósito de registrar a reclamação do cliente para evitar novos desagrados.

Acerca dos deveres do servidor público, previstos no Código de Ética desse profissional, assinale a opção correta.

  • A.

    O servidor público somente poderá desprezar o elemento ético de sua conduta quando tiver de decidir entre o honesto e o desonesto, que se encontra fora do âmbito de outras decisões, como entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, consoante as regras contidas na Constituição Federal.

  • B.

    Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da administração pública. Nenhum Estado pode crescer sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam tanto a dignidade humana quanto a de uma nação.

  • C.

    A moralidade da administração pública limita-se à distinção entre o bem e o mal, segundo a idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • D.

    A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, principalmente nos casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da administração pública.

Macabeus é Técnico Judiciário, sendo um vigilante "de primeira". Possui excelente comunicação com todos os níveis hierárquicos, e toma café na sala da secretária do Diretor sempre que pode. Hábil negociador, consegue, por meio de alguns "bicos", vender equipamentos eletrônicos importados do Paraguai, pois, para sobreviver nessa "selva", só realizando trabalhos extras. A conduta desse servidor é

  • A.

    compatível com o cargo pois, fora do horário do expediente, pode fazer qualquer coisa, utilizando-se de sua influência.

  • B.

    adequada, pois a comunicação eficiente é uma qualidade de um bom vigilante, e tomar café na sala da Secretária do Diretor é uma forma de manter laços e saber das novidades.

  • C.

    inadequada, pois a venda de produtos não fere o código de ética, porém Macabeus deve abster-se de manter certas intimidades com a Secretária do Diretor.

  • D.

    inadequada e deve mudar, pois seu comportamento fere a conduta ética e moral para um bom Técnico Judiciário.

  • E.

    inadequada, pois deve comunicar o fato ao seu superior imediato e, somente se este autorizar, pode continuar a exercer o comércio na empresa, pois assim não quebra a confiança do superior e mantém seu emprego.

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, em seu Art. 29, deixa claro ao auxiliar de enfermagem, assim como aos demais membros da equipe, que esses profissionais têm o dever de evitar comentários sobre fatos que venham a saber, em decorrência do seu exercício profissional. A esta situação chamamos de:

  • A. Segredo hospitalar.
  • B. Segredo social.
  • C. Segredo estado.
  • D. Segredo profissional.
  • E. Segredo do COREN.

Júlia está em seu horário de almoço no trabalho, quando nota que uma colega do setor, gestante, está removendo, sozinha, algumas cadeiras entre duas salas onde haverá uma reunião. Considerando os preceitos do trabalho em equipe, Júlia deve

  • A.

    ignorar o fato, porque está em seu horário de folga.

  • B.

    deixar a colega realizar a tarefa sozinha, pois não foi chamada para auxiliá-la.

  • C.

    auxiliar a colega espontaneamente, mesmo em sua hora de folga.

  • D.

    tecer comentários com outros colegas sobre a inadequação da atividade para uma funcionária gestante.

  • E.

    auxiliar a colega e, depois, solicitar, por escrito, à chefia, a compensação dos minutos em que trabalhou.

Cristina está realizando muitas fotocópias de expedientes processuais, quando uma colega de outro setor lhe mostra algumas receitas de tricô pelas quais se interessa. Cristina deve

  • A.

    pedir à colega que a substitua na realização da tarefa, enquanto copia as receitas.

  • B.

    realizar cópia somente das receitas mais detalhadas.

  • C.

    pedir à colega que lhe dê cobertura enquanto tira cópia de todas as receitas.

  • D.

    realizar sua tarefa primeiro e, somente ao final, tirar cópia das receitas.

  • E.

    concluir sua tarefa de maneira atenta e com zelo.

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