Questões sobre Geral

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Uma das partes interessadas num processo trabalhista pretende anexar um documento ao seu processo, com urgência, sem ter que aguardar as vias protocolares normais. Suzana, que trabalha no protocolo do Tribunal Regional do Trabalho, recebe a oferta de uma caixa de bombons para agilizar a tramitação do processo. Suzana deve

  • A.

    recusar a oferta do presente e orientá-la quanto à necessidade do protocolo dos documentos.

  • B.

    recusar o oferta do presente e receber o documento para, sem protocolá-lo, entregar no setor desejado pela interessada.

  • C.

    aceitar a oferta do presente e receber o documento para, assim que possível, deixá-lo com a pessoa responsável pelo processo.

  • D.

    aceitar a oferta do presente e receber o documento, encaminhando-o pelas vias normais, sem que a pessoa tenha ciência do fato.

  • E.

    recusar o presente e, demonstrando indignação, opor resistência ao andamento do documento.

Regina ouve a conversa entre duas chefias e passa a ter conhecimento da provável transferência de uma colega. Regina deve

  • A. pedir à sua chefia que confirme a informação.
  • B. alertar sua colega sobre o que ouviu.
  • C. contar a novidade aos seus amigos íntimos do trabalho.
  • D. guardar sigilo sobre assuntos da repartição.
  • E.

    apresentar-se, antecipadamente, para ocupar o lugar da colega.

Júlio foi escalado para participar de um curso de capacitação em outra cidade, aonde deverá permanecer por uma semana. Júlio, quando teve conhecimento do fato, ficou insatisfeito. Ele deve

  • A.

    solicitar à sua chefia que o retire da escala, porque não quer viajar.

  • B.

    cumprir as ordens superiores, principalmente porque será para seu próprio crescimento profissional.

  • C.

    opor resistência à tarefa para a qual foi escalado, alegando motivo de saúde em família.

  • D.

    apresentar um colega à chefia para substitui-lo no curso.

  • E.

    tirar uma licença médica, alegando estafa, para evitar a viagem.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da ética e qualidade de atendimento no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Hélio é servidor público do setor de atendimento de um tribunal judiciário. Ele tem muitos afazeres e, por isso, deixa os clientes à espera de atendimento enquanto resolve os problemas internos do setor. Nessa situação, o comportamento de Hélio caracteriza atitude contrária à ética no serviço público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da ética e qualidade de atendimento no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Gabriel é um servidor público exemplar, cortês, disponível e atencioso no trabalho. Ele resiste a todas as pressões de seus superiores hierárquicos e não aceita nenhum presente de clientes em troca de suas ações no trabalho. Nessa situação, Gabriel está cumprindo com ética o desempenho de seu cargo público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da ética e qualidade de atendimento no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Marilena é servidora pública de um tribunal judiciário. Ela zela pelo material sob sua guarda, é assídua e pontual, respeita os colegas e privilegia o atendimento de seus superiores hierárquicos, demonstrando total prontidão às requisições deles em detrimento das solicitações de seus colegas e dos usuários do setor. Nessa situação, Marilena apresenta comportamento profissional ético e compatível com a função pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

O código de ética profissional de uma empresa é um conjunto de princípios que visa estabelecer um padrão de comportamento entre os membros dessa empresa e seus clientes, fundamentado em um conceito de ética universal voltada para o desenvolvimento individual e da empresa. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Atender plenamente ao código de ética da empresa é condição necessária e suficiente para que um profissional seja eficiente e eficaz.

  • C. Certo
  • E. Errado

O código de ética profissional de uma empresa é um conjunto de princípios que visa estabelecer um padrão de comportamento entre os membros dessa empresa e seus clientes, fundamentado em um conceito de ética universal voltada para o desenvolvimento individual e da empresa. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

O comportamento profissional é influenciado pela ética e pelo aprendizado contínuo e pode variar de indivíduo para indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O código de ética profissional de uma empresa é um conjunto de princípios que visa estabelecer um padrão de comportamento entre os membros dessa empresa e seus clientes, fundamentado em um conceito de ética universal voltada para o desenvolvimento individual e da empresa. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Os códigos de ética determinam o comportamento dos agrupamentos humanos e, por essa razão, cada profissão pode ter seu próprio código.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das relações públicas e da ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.

O trabalho de relações públicas pode ser realizado com qualidade quando se fundamenta tanto no modelo de atendimento humano quanto no modelo automatizado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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