Questões de Ética da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Ética da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Abílio, gerente de um órgão do Poder Judiciário, desempenha diversos papéis em seu trabalho. Ele coordena o setor administrativo, executa atividades técnicas de sua área de formação, gerencia o atendimento do setor e ainda participa da diretoria da associação dos servidores daquele órgão. Abílio é muito religioso, bom pai de família, excelente profissional e mantém bom relacionamento interpessoal no trabalho, tanto no nível vertical quanto no horizontal.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, relativos à ética e à qualidade de atendimento no serviço público.

Para garantir a prestação de bom atendimento aos clientes de seu setor, Abílio exige que seus colaboradores atendam à clientela rigorosamente conforme os padrões estabelecidos pelo órgão. Agindo dessa maneira, Abílio está sendo intransigente com sua equipe, o que caracteriza conduta antiética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Abílio, gerente de um órgão do Poder Judiciário, desempenha diversos papéis em seu trabalho. Ele coordena o setor administrativo, executa atividades técnicas de sua área de formação, gerencia o atendimento do setor e ainda participa da diretoria da associação dos servidores daquele órgão. Abílio é muito religioso, bom pai de família, excelente profissional e mantém bom relacionamento interpessoal no trabalho, tanto no nível vertical quanto no horizontal.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, relativos à ética e à qualidade de atendimento no serviço público.

Ao atender seus clientes internos e externos, Abílio evita ser redundante na comunicação. Essa conduta de Abílio é correta, pois a redundância é uma barreira à comunicação eficaz.

  • C. Certo
  • E. Errado

Abílio, gerente de um órgão do Poder Judiciário, desempenha diversos papéis em seu trabalho. Ele coordena o setor administrativo, executa atividades técnicas de sua área de formação, gerencia o atendimento do setor e ainda participa da diretoria da associação dos servidores daquele órgão. Abílio é muito religioso, bom pai de família, excelente profissional e mantém bom relacionamento interpessoal no trabalho, tanto no nível vertical quanto no horizontal.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, relativos à ética e à qualidade de atendimento no serviço público.

De acordo com a situação apresentada, Abílio é hábil no relacionamento interpessoal tanto com seus superiores quanto com seus pares. Essa característica de Abílio demonstra que ele tem inteligência emocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ética no serviço público, julgue os seguintes itens.

O assédio moral no trabalho não é um fenômeno novo e caracteriza-se como uma relação antiética dirigida a um colega de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ética no serviço público, julgue os seguintes itens.

Todo comportamento manifestado por servidor público que atinja a dignidade, a integridade psíquica ou física de uma pessoa, afetando-lhe a competência e implicando dano ao ambiente de trabalho, pode ser considerado assédio moral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ética no serviço público, julgue os seguintes itens.

O assédio moral constitui um risco potencial à saúde do trabalhador, podendo acarretar doenças e estresse funcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às atitudes que favorecem a ocorrência de boas relações humanas no trabalho, julgue os itens abaixo.

Compartilhar preocupações e anseios com outras pessoas no ambiente de trabalho pode ajudar o indivíduo a sentir-se parte integrante da equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às atitudes que favorecem a ocorrência de boas relações humanas no trabalho, julgue os itens abaixo.

Ter opinião própria e decidir sozinho o que é importante no relacionamento com as outras pessoas favorece um bom clima no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A competência gerencial é determinada por três aspectos igualmente importantes: o conhecimento técnico, a habilidade política e a capacidade de lidar com o material humano. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A capacidade de manter boas relações humanas no trabalho é uma habilidade gerencial que pode ser promovida por meio de treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A competência gerencial é determinada por três aspectos igualmente importantes: o conhecimento técnico, a habilidade política e a capacidade de lidar com o material humano. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Constituem bases para as boas relações humanas no trabalho: a definição do que se espera do empregado, a valorização do trabalho bem feito e a plena utilização do potencial de cada pessoa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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