Questões de Ética da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Ética da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Oscar, servidor público de órgão previdenciário federal, objetivando reduzir sua carga de trabalho, prestou informações incorretas a cidadãos que procuraram atendimento junto ao órgão, no sentido de que o pleito apresentado não encontraria respaldo na legislação vigente. Oscar não recebeu punição disciplinar, tendo alegado que não agiu de má-fé, mas que teria cometido equívoco por não estar atualizado acerca da mudança da legislação sobre a matéria. Do ponto de vista ético, a conduta de Oscar

  • A. somente será considerada violação aos princípios éticos aplicáveis aos servidores se identificada falta disciplinar.
  • B. é passível de pena de censura, por constituir violação aos deveres fundamentais do servidor, independentemente da apuração sob o aspecto disciplinar.
  • C. infringe os deveres éticos do servidor público, sendo passível de pena de advertência, independentemente de infração disciplinar.
  • D. está em desacordo com as regras deontológicas que devem nortear a atuação dos servidores públicos, porém não configura violação a princípio ético específico.
  • E. configura conduta antiética grave, passível de pena de suspensão, conversível em multa.

Verifica-se, historicamente, diferentes abordagens sobre ética. Uma delas preconiza que o bem de uma ação depende não tanto da intenção, mas das consequências que ela tem, ou seja, uma conduta só pode ser avaliada como boa se for útil, no sentido de fazer bem ao maior número possível de pessoas e mal ao menor número possível. Trata-se da abordagem em ética denominada

  • A. existencialismo.
  • B. racionalismo.
  • C. relativismo.
  • D. naturalismo.
  • E. utilitarismo.

A ética relaciona-se com vários aspectos na gestão das organizações em suas relações internas e com a sociedade. Segundo Stoner, estes aspectos podem ser classificados em 4 categorias: nível social, nível do Stakeholder, nível da política interna da empresa e nível individual. Sobre estas categorias, é correto afirmar:

  • A. Nível do Stakeholder refere-se às obrigações das empresas em relação a todos os que direta ou indiretamente estão associados à organização ou que podem sofrer com suas ações.
  • B. Nível social refere-se a forma respeitosa como as pessoas devem se comportar para com as demais independentemente da hierarquia ocupada.
  • C. Nível da política interna da empresa refere-se a forma como as relações entre as pessoas devem se desenvolver dentro das organizações em função dos cargos ocupados.
  • D. Nível social refere-se a forma como a organização se apresenta junto à comunidade por meio de seus produtos e serviços.
  • E. Nível individual refere-se a forma como as pessoas se auto-avaliam no ambiente de trabalho em questões relacionadas a vestimenta, forma de conversar, crenças e ideologias.

NÃO são valores éticos para o Profissional Prestador de Serviços:

  • A. legalidade, moralidade e respeito.
  • B. corporativismo, ineficiência e preconceito.
  • C. impessoalidade, transparência e excelência.
  • D. valorização das pessoas, competência e respeito.
  • E. eficiência, respeito e moralidade.

Do ponto de vista histórico, a moral é

  • A.

    um conjunto de princípios formais, temporais e abstratos.

  • B.

    um meio de regulação dos homens entre si e destes com a sociedade.

  • C.

    uma forma de controle das normas de convivência.

  • D.

    uma forma social e burguesa de organização da sociedade.

  • E.

    um modo de regulação dos interesses dominantes.

A construção de uma sociedade inclusiva abrange também cuidado com a linguagem.

Qual das frases abaixo apresenta preconceito e/ou discriminação em relação às pessoas com deficiência?

  • A.

    Apesar de deficiente, ele é um ótimo aluno.

  • B.

    A pessoa com deficiência física necessita de condições adequadas à sua deficiência.

  • C.

    Ela é cega e mora sozinha.

  • D.

    Esta família tem um filho com deficiência.

Em relação à ética na Administração Pública, a Constituição Federal brasileira estabelece que a Administração Pública direta ou indireta obedecerá, dentre outros, aos princípios de

  • A.

    lealdade e autoridade.

  • B.

    legalidade e moralidade.

  • C.

    liberdade e credibilidade.

  • D.

    disponibilidade e pessoalidade.

Ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

A respeito de ética, considere:

I. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público.

II. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

III. A moralidade na Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal, não devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.

IV. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.

V. O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, embora, como cidadão, seja parte integrante da sociedade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II, e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. III, IV e V.

Aos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro são assegurados direitos, garantias e prerrogativas concedidos aos

  • A.

    ministros do Tribunal de Contas.

  • B.

    juízes do Poder Jucidiário.

  • C.

    advogados em geral.

  • D.

    integrantes do Ministério Público.

  • E.

    servidores do Poder Legislativo.

A exigência de que o administrador público, no desempenho de suas atividades, deve atuar sempre com ética, honestidade e boa-fé, refere-se ao dever de

  • A.

    eficiência.

  • B.

    moralidade.

  • C.

    probidade.

  • D.

    legalidade.

  • E.

    discricionariedade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...