Questões de Ética da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Ética da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Assim, na perspectiva de ética e cidadania, respeitar implica:

1- reconhecer os limites e possibilidades pessoais e alheias.

2- repudiar situações de desrespeito, de preconceito, de discriminações relacionadas a religiões, etnia, sexo, etc.

3- dar aspecto formal ao tratamento de todas as pessoas, tratando-as por "senhor" ou "senhora".

4- associar respeito à atitude de submissão, respeitando alguém por ser mais forte ou ter mais poder.

O correto está somente em:

  • A. 1 e 2.
  • B. 2 e 3.
  • C. 1, 3 e 4.
  • D. 1 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Assim, é correto afirmar sobre a função de liderança:

1- O bom líder é aquele que se preocupa em motivar os empregados, tendo em conta os objetivos pessoais de seus subordinados, em contraposição aos objetivos organizacionais postos sob sua responsabilidade.

2- A boa liderança oferece aos membros do grupo a motivação necessária para que sejam alcançados os objetivos organizacionais.

3- O papel de um líder é ajudar a identificar objetivos, desenvolver meios apropriados para atingilos e proporcionar direção, para que os objetivos sejam conquistados.

O correto está em:

  • A. 1, 2 e 3.
  • B. 1 e 3, somente.
  • C. 1 e 2, somente.
  • D. 2 e 3, somente.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Lidar com reclamações é uma importante habilidade de relações públicas ou no atendimento ao público. Márcia foi designada para atendimento ao público na Biblioteca e recebe um usuário bastante zangado, porque pela terceira vez retorna para resolver um problema e ser atendido. Chega ao balcão alterado, falando alto e em tom agressivo. Neste caso, Márcia deve:

  • A.

    agir defensivamente, simplesmente reagindo às reclamações, procurando eliminar o confronto direto através de comportamento evasivo.

  • B.

    expressar uma consideração sincera sobre o problema e a situação do usuário, identificando claramente o problema e o que o tem agravado.

  • C.

    agir formalmente, mas tentando reduzir a importância da reclamação ou interrompendo sua explanação, de modo a agilizar a solução.

  • D.

    deixá-lo entender que sua reclamação está sendo ouvida, deixá-lo confiante que seu problema será resolvido é uma forma de acalmá-lo, mesmo que ao final lhe apresente uma desculpa qualquer por não ter uma solução.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos fatores essenciais em relações humanas no trabalho é a comunicação e, sobre este processo, é correto afirmar:

1- A comunicação bem sucedida depende de uma combinação de conhecimento do que dizer e conhecimento sobre como dizer.

2- Em termos de comunicação interpessoal, compreender significa concordar passivamente com as mensagens transmitidas por quem fala ou escreve.

3- A qualidade da comunicação face a face e a quantidade de informações corretas transmitidas aos empregados contribuem para a eficiência geral dos membros da organização, quando estes trabalham em conjunto, para a realização das metas comuns a todos.

4- Em comunicação, uma mensagem deve ser coerente. A coerência reduz a possibilidade de que uma mensagem seja entendida.

O correto está somente em:

  • A. 1, 2 e 4.
  • B. 1 e 3.
  • C. 2 e 3.
  • D. 1 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No que se refere á ética e à atuação do psicólogo nas organizações é correto afirmar:

I. O Psicólogo participa dos serviços técnicos da empresa, colaborando em projetos de construção e adaptação dos instrumentos e equipamentos de trabalho ao homem, bem como de outras iniciativas relacionadas à ergonomia.

II. Utiliza métodos e técnicas da Psicologia Aplicada ao Trabalho, como entrevistas, testes e técnicas de dinâmicas de grupo, dentre outros, com o objetivo de subsidiar as decisões na área de recursos humanos, tais como: promoção, movimentação de pessoal, incentivo, remuneração de carreira, capacitação e integração funcional, tendo como foco a promoção da auto-realização no trabalho.

III. O Psicólogo desenvolve, analisa, diagnostica e orienta, conjunta e interdisciplinarmente, intervenções na área da saúde do trabalhador, observando os níveis de prevenção, reabilitação e promoção de saúde.

IV. Está previsto no "Código de Ética Profissional do Psicólogo" que este profissional deve considerar as relações de poder nos contextos em que atua, posicionando-se sempre de forma crítica, à revelia das questões de caráter hierárquico e dos impactos relacionais oriundos desta prática.

O correto está em:

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A ética, substância da condição humana e política, é tema atual e permanente, e por isso insere-se no processo educacional do ser humano (...), na conduta de Orientadores Educacionais e nos estudos e projetos que poderão desenvolver com professores e alunos" (Mary Rangel,2003.p.121- 122)

Tendo como referência o texto e os seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que:

  • A. a formação ética é uma das alternativas e uma das respostas possíveis da educação dos tempos atuais.
  • B. aprofundar a relação entre conhecimento e valores é, sem dúvida, garantia da superação de comportamento anti-ético.
  • C. reflexões éticas estimulam a Pedagogia e a Educação a ampliar os debates sobre saberes e atitudes para um mundo homogêneo.
  • D. a perspectiva ética pressupõe o agir responsável, fator e requisito do ser humano livre, mas comprometido com as limitações sociais que determinam as diferenças de valores.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação ao conceito de clima organizacional, é correto afirmar que:

  • A.

    são os resultados e metas obtidos pela empresa, a partir de sua cultura organizacional.

  • B.

    é o grau de autonomia ou liberdade que existe nas empresas e o grau de lealdade de seus funcionários.

  • C.

    é o sentimento das pessoas dentro da organização e a maneira como elas interagem entre si e com seus clientes.

  • D.

    é a expressão da maneira com que a empresa faz seus negócios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nesses últimos anos, assistimos a muitas mudanças e transformações. Testemunhamos guerras e a paz entre continentes. Vimos grandes potências surgirem no mundo empresarial, da mesma forma que assistimos a outras tantas desaparecer. Embora ouçamos sempre dizer que as mudanças são necessárias, por que há tantas resistências?

1- pela maneira inadequada como são implantadas.

2- porque ninguém gosta de mudança.

3- pelo medo do novo, do que é desconhecido, do que não é familiar.

4- porque resistências sempre fazem bem às mudanças.

5- pelo medo de fazer contato com as pessoas.

São corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1 e 4.

  • B.

    1, 2 e 5.

  • C.

    1 e 3.

  • D.

    2, 3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No atendimento ao público, tratar as pessoas com cortesia, delicadeza é uma:

  • A. atitude de respeito humano.
  • B.

    perda de tempo pois o que importa é resolver o problema com eficiência.

  • C. oportunidade de transmitir poder e autoridade.
  • D.

    forma de transmitir uma idéia de lentidão no atendimento, prejudicando a eficiência.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em termos de relações humanas no trabalho, estamos sempre participando de grupos e desenvolvendo relações interpessoais. Neste sentido, são comportamentos favorecedores de relações humanas adequadas:

1- comportamentos agressivos (ataque verbal, ironia) com pessoas que discordam de suas idéias.

2- capacidade de ouvir e tentar compreender o que os outros dizem.

3- disponibilidade para receber sugestões e influências de outros membros do grupo.

4- buscar aliados no grupo visando manipular as decisões, controlar pessoas e criar obstáculos a quem discorda de suas idéias.

O correto está somente em:

  • A. 1 e 2.
  • B. 2 e 3.
  • C. 3 e 4.
  • D. 2 e 4.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...