Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, gênero feminino, 49 anos de idade, casada, bancária, IMC 31 Kg/m2, asmática, mas em tratamento, foi atendida no serviço de cardiologia do Hospital Universitário de sua cidade, queixando-se de fortes cefaleias de localização occipital associadas a escotomas cintilantes. A paciente mencionou que, há uma semana, procurou uma farmácia e aferiu a pressão arterial por três dias consecutivos, e os resultados revelaram aumento significativo na pressão arterial. Após a anamnese e aliado aos exames complementares, chegou-se ao diagnóstico de hipertensão arterial.
Considerando o caso clínico apresentado e com base nos fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial, julgue os itens a seguir.
Enquanto a redução das correntes de cálcio nas artérias correlaciona-se ao mecanismo vasodilatador e antihipertensivo dos bloqueadores de canais de cálcio do tipo L, por exemplo, a nifedipina, a taquicardia reflexa, o edema maleolar e o rubor facial configuram as principais reações adversas associadas ao uso desse fármaco.Um dos grandes desafios dos farmacêuticos clínicos no ambiente hospitalar consiste na sugestão, padronização e atualização dos antibacterianos a serem empregados no tratamento das enfermidades. A respeito dos antibacterianos, julgue os itens a seguir. A piperacilina, entre as penicilinas de uso hospitalar, compreende o representante da classe com maior espectro de ação contra infecções causadas por Pseudomonas aeruginosa. Além disso, essa penicilina é comercializada em associação com o tazobactam, um inibidor de betalactamase, capaz de ampliar ainda mais o espectro de ação da piperacilina.
Um dos grandes desafios dos farmacêuticos clínicos no ambiente hospitalar consiste na sugestão, padronização e atualização dos antibacterianos a serem empregados no tratamento das enfermidades. A respeito dos antibacterianos, julgue os itens a seguir. A gentamicina pertence à classe dos aminoglicosídeos, cuja ação bactericida está associada à inibição da síntese proteica bacteriana, no entanto, pode produzir ototoxicidade com emprego de doses fracionadas e elevadas.
Um dos grandes desafios dos farmacêuticos clínicos no ambiente hospitalar consiste na sugestão, padronização e atualização dos antibacterianos a serem empregados no tratamento das enfermidades. A respeito dos antibacterianos, julgue os itens a seguir. A associação de amoxicilina e claritromicina constitui uma manobra farmacológica efetiva no tratamento de gastrites e úlceras associadas à infecção pelo Helicobacter pylori, uma vez que a amoxicilina atua na inibição da síntese de parede celular bacteriana e a claritromicina na redução da síntese de proteínas.
Considere que o setor de farmácia clínica de certo hospital recebeu a prescrição de um medicamento em forma farmacêutica líquida para atendimento pediátrico. A farmacoterapia prescrita pelo pediatra foi de 60 mg/kg/dia a ser administrada de seis em seis horas durante 10 dias consecutivos. A criança pesa 14 kg, e o frasco possui 150 mg a cada 5 mL (150 mg / 5 mL), com um volume de 60 mL em cada frasco.
De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A criança deverá tomar, a cada seis horas, 6 mL do medicamento prescrito pelo pediatra, totalizando 24 mL ao dia. Durante todo o tratamento, o farmacêutico deverá monitorar se a criança está tomando 240 mL do medicamento.Considere que o setor de farmácia clínica de certo hospital recebeu a prescrição de um medicamento em forma farmacêutica líquida para atendimento pediátrico. A farmacoterapia prescrita pelo pediatra foi de 60 mg/kg/dia a ser administrada de seis em seis horas durante 10 dias consecutivos. A criança pesa 14 kg, e o frasco possui 150 mg a cada 5 mL (150 mg / 5 mL), com um volume de 60 mL em cada frasco.
De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Ao término do tratamento proposto pelo pediatra, o farmacêutico deverá monitorar se a criança tomou 720 mg do princípio ativo do medicamento prescrito, quatro vezes por dia, totalizando 280 mL.Considere que o setor de farmácia clínica de certo hospital recebeu a prescrição de um medicamento em forma farmacêutica líquida para atendimento pediátrico. A farmacoterapia prescrita pelo pediatra foi de 60 mg/kg/dia a ser administrada de seis em seis horas durante 10 dias consecutivos. A criança pesa 14 kg, e o frasco possui 150 mg a cada 5 mL (150 mg / 5 mL), com um volume de 60 mL em cada frasco.
De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O farmacêutico deverá monitorar se a criança tomou 210 mg do princípio ativo do medicamento, quatro vezes por dia, totalizando 280 mL ao completar a farmacoterapia prescrita pelo pediatra do hospital.Determinado farmacêutico do setor de farmacotécnica de um hospital público pretende manipular as seguintes prescrições médicas indicadas para artrite reumatoide e osteoartrite: 45 cápsulas de meloxicam 7,5 mg e 45 cápsulas de naproxeno 250 mg. Sabe-se que a dose máxima do meloxicam para adolescentes é de 0,25 mg/kg. A posologia para crianças ainda não foi verificada, devendo ser realizado o tratamento com meloxicam comprimido apenas em adultos e adolescentes. De maneira geral, a dose máxima diária não deve ser superior a 15 mg. A dose usual terapêutica inicial de naproxeno é de 500 mg-1.000 mg ao dia, em duas tomadas a intervalos de 12 horas (250 mg duas vezes ao dia ou 500 mg duas vezes ao dia).
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A quantidade necessária do princípio ativo a ser utilizada para a manipulação do meloxicam é de 0,3375 g, e, para o naproxeno, é de 11,25 g.Determinado farmacêutico do setor de farmacotécnica de um hospital público pretende manipular as seguintes prescrições médicas indicadas para artrite reumatoide e osteoartrite: 45 cápsulas de meloxicam 7,5 mg e 45 cápsulas de naproxeno 250 mg. Sabe-se que a dose máxima do meloxicam para adolescentes é de 0,25 mg/kg. A posologia para crianças ainda não foi verificada, devendo ser realizado o tratamento com meloxicam comprimido apenas em adultos e adolescentes. De maneira geral, a dose máxima diária não deve ser superior a 15 mg. A dose usual terapêutica inicial de naproxeno é de 500 mg-1.000 mg ao dia, em duas tomadas a intervalos de 12 horas (250 mg duas vezes ao dia ou 500 mg duas vezes ao dia).
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso o paciente precise tomar uma dose de 15 mg de meloxicam por dia, durante 90 dias, serão necessários 180 comprimidos de meloxicam de 7,5 mg para realizar o tratamento adequado. Para a manipulação das cápsulas do meloxicam, serão necessários 0,675 g.Em um serviço de emergência de certo hospital da rede pública, um paciente, gênero masculino, de 22 anos de idade, residente em região carente de saneamento básico, soropositivo para o HIV, apresentou-se com tosse produtiva e relatando febre intermitente nos últimos sete dias. Após anamnese, a equipe observou que o paciente estava debilitado, com desidratação e desnutrição. A análise dos exames laboratoriais mostrou resultado positivo para tuberculose. Ao confirmar o diagnóstico, a farmacoterapia foi iniciada pelo esquema básico e, em algumas semanas, houve melhora considerável do quadro clínico. Todavia, com o desaparecimento dos sintomas, o paciente abandonou o tratamento e acabou tendo uma recaída, que o levou de volta ao serviço.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A infecção pelo vírus do HIV e as condições sociais são fatores importantes que podem contribuir para o aumento dos casos de tuberculose no País.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...