Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
||UNIPAMPA13_016_16N980953|| CESPE/UnB UNIPAMPA/2013 Existem mais de 40.000 espécies de protozoários vivendo na água, misturados ao solo e no interior de outros organismos. Com relação a esse tipo de microrganismo, julgue os itens subsecutivos.
O Plasmodium vivax é agente etiológico da doença de Chagas.
Com relação ao processo de seleção de medicamentos e controle de infecção hospitalar, assinale a opção correta.
Dentro das atuações do farmacêutico, não se incluí fazer sugestões ao corpo médico acerca de substituições terapêuticas ou farmacêuticas e da prescrição de medicamentos padronizados.
A redução de custos é um dos objetivos do gestor na área de saúde, porém não pode ser alcançada por meio do processo de seleção de medicamentos.
Dentro dos critérios usados para seleção de medicamentos com níveis elevados de evidência de eficácia clínica, não se incluem informações obtidas mediante ensaios clínicos com delineamentos adequados.
A seleção de antimicrobianos, de acordo com os microrganismos prevalentes no ambiente hospitalar deve ser realizada exclusivamente pela comissão de controle de infecção hospitalar, sem participação da comissão de padronização de medicamentos.
Um dos objetivos da seleção de medicamentos é auxiliar na implementação de políticas de utilização de medicamentos baseadas na correta avaliação, seleção e emprego terapêutico no ambiente hospitalar.
Com relação ao diagnóstico parasitológico, julgue os itens a seguir.
Em comparação ao método de sedimentação por centrifugação (método de BlaggMIFC), o método de sedimentação espontânea (método de Lutz) é mais vantajoso para o diagnóstico parasitológico, devido à rapidez do processamento à nitidez, que permite boa observação da amostra.
Em uma farmácia de manipulação, a água purificada utilizada na manipulação deve ser obtida a partir da água potável, tratada em um sistema que assegure a obtenção da água com especificações farmacopeicas, conforme legislação vigente. Atualmente, uma das técnicas mais aplicadas é a osmose reversa. Acerca dessa técnica de tratamento de água, assinale a opção correta.
A osmose reversa produz o deslocamento do solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Durante o tratamento, o solvente se desloca do meio hipertônico para o meio hipotônico, tendo-se, ao final do processo, o isolamento do soluto e a obtenção da água purificada.
A osmose reversa ocorre pelo deslocamento do solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Durante o tratamento, o solvente se desloca do meio hipotônico para o meio hipertônico, tendo-se, ao final do processo, o isolamento do soluto e a obtenção da água purificada.
A osmose reversa ocorre pela mistura do soluto entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Durante o tratamento, o soluto se desloca do meio hipertônico para o meio hipotônico, tendo-se, ao final do processo, o isolamento do soluto e a obtenção da água purificada.
A osmose reversa ocorre pela mistura do solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma coluna de poro definido. Durante o tratamento, o solvente se desloca do meio hipotônico para o meio hipertônico, tendo-se, ao final do processo, o isolamento do soluto e a obtenção da água purificada.
A osmose reversa ocorre pelo deslocamento do solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Durante o tratamento, o solvente se desloca do meio hipertônico para o meio hipotônico e chega ao final do processo, quando os dois meios encontram-se em equilíbrio de concentração.
Com relação ao diagnóstico parasitológico, julgue os itens a seguir.
Os indivíduos imunocomprometidos devem ser submetidos a exames para detecção de Cryptosporidium sp., bem como de outros coccídeos menos comuns.
Farmácia - Formulações farmacêuticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correta no que se refere à preparação de soluções farmacêuticas.
A adição de solvente em uma solução não altera a concentração final da solução.
A adição de um sal diferente a uma solução não altera sua pressão osmótica nem sua molaridade, desde que esse sal não produza íons.
A preparação de 10,0 L de uma solução obtida a partir da dissolução de 1,0 mol de cloreto de sódio em água produz uma solução de 1,0 molar.
Considerando que uma solução tenha um volume de 0,250 L e contenha 27,8 g de cloreto de cálcio, e considerando, ainda, que a massa molar do cloreto de cálcio é igual a 111 g, é correto afirmar que a concentração molar do cloreto de cálcio nessa solução é de 1,0 molar.
Durante o preparo de soluções na farmácia magistral, o uso de vidraria volumétrica é dispensável, pois trata-se preparações simples que não exigem precisão de medida.
Com relação ao diagnóstico parasitológico, julgue os itens a seguir.
Se for necessário que o paciente seja submetido a exames de fezes em forma líquida, ele deve ingerir um purgativo salino, como Na2SO4 ou sal de Glauber, na noite anterior ao dia da entrega do material ao laboratório.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao sistema de dispensação por dose unitária, assinale a opção correta.
No sistema de dispensação de medicamentos por dose unitária, a solicitação de medicamentos é feita a partir da cópia da prescrição, por paciente e para todo o período que o paciente ficará internado.
O sistema de dispensação por dose unitária caracteriza-se, principalmente, pelo fato dos medicamentos serem distribuídos por unidade de internação e/ou serviço, a partir de uma solicitação da enfermagem, implicando a formação de vários estoques nas unidades assistenciais.
No sistema de dispensação por dose unitária, a dispensação é baseada na transcrição da prescrição médica. A solicitação à farmácia é feita por unidade assistencial, como no coletivo.
O sistema de dispensação por dose unitária foi desenvolvido a partir da década de 60 do século passado, por farmacêuticos hospitalares americanos que perceberam a necessidade de um novo sistema, devido ao surgimento de medicamentos mais potentes e causadores de efeitos colaterais importantes.
O sistema de dispensação por dose unitária é o menos evoluído de todos, pois não leva em conta a verdadeira função de uma farmácia hospitalar. A farmácia serve, unicamente, como depósito de medicamentos e materiais e, simplesmente, faz o repasse desses produtos para as diversas seções do hospital.
Acerca da fisiologia da criança e do tratamento de doenças do sistema nervoso central, julgue os itens a seguir.
A FDA (Food and Drug Administration) aprova a fluoxetina para o tratamento de depressão e de desordens obsessiva e compulsiva em crianças e adolescentes entre sete e dezessete anos de idade.
O farmacêutico presente em uma farmácia magistral pretende realizar uma avaliação da dissolução do fármaco captopril na forma farmacêutica de cápsulas magistrais. A farmacopeia especifica que esse ensaio deve ser realizado em sextuplicata, com volume de dissolução de 900 mL e utilizando ácido clorídrico 0,1 M como meio. Com base nessa situação, e considerando que no laboratório exista disponível solução de HCR 12 N, assinale a opção correspondente ao volume que deve ser retirado da solução-estoque de ácido para preparar a quantidade necessária de meio de dissolução a ser utilizada no experimento proposto.
450 mL
45 mL
75 mL
8,33 mL
7,5 mL
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...