Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao diagnóstico parasitológico, julgue os itens a seguir.
Não há um método de exame de fezes que, por si só, permita a identificação de todos os ovos e larvas de helmintos ou cistos e trofozoítos de protozoários intestinais.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Os medicamentos são produtos diferenciados, de suma importância para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida da população. A preservação da sua qualidade deve ser garantida desde sua fabricação até a dispensação ao paciente. Desta forma, as condições de estocagem, distribuição e transporte desempenham papel fundamental para a manutenção dos padrões de qualidade dos medicamentos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
No almoxarifado de medicamentos a luminosidade deve ser bem distribuída, oferecendo boa visualização dos itens e a identificação dos mesmos, e não há restrição sobre o posicionamento dos produtos armazenados.
O almoxarifado de medicamentos é um setor que compreende as seguintes atividades: receber materiais, guardar materiais, localizar materiais, assegurar materiais, preservar materiais, entregar materiais e prestar informações sobre indicações terapêuticas dos materiais.
Assistência farmacêutica engloba aquisição, programação, armazenamento, distribuição e dispensação, assim como a racionalidade necessária, de modo a disponibilizar medicamentos seguros e eficazes, no momento certo e nas quantidades adequadas.
Um sistema de distribuição de medicamentos satisfatório deve atender somente a certos setores da instituição, não sendo necessário atender a todas as áreas onde são utilizados medicamentos e correlatos.
Para armazenamento de medicamentos no almoxarifado, visando o controle de qualidade e a boa organização, observar a rotulagem dos produtos parece importante e muitas vezes suficiente.
Acerca da fisiologia da criança e do tratamento de doenças do sistema nervoso central, julgue os itens a seguir.
A maturidade dos sistemas de serotonina, norepinefrina e dopamina é considerada similar à do adulto somente em crianças a partir dos doze anos de idade.
Segundo a Farmacopeia Brasileira, para a padronização de uma solução de ácido clorídrico 1 M, deve-se seguir o seguinte procedimento: pesar exatamente 1,5 g de carbonato de sódio anidro, adicionar 100 mL de água e duas gotas de vermelho de metila como solução indicadora; adicionar, em seguida, o ácido lentamente, com o auxílio de uma bureta, até o aparecimento de coloração rósea fraca. Cada 52,99 mg de carbonato de sódio anidro equivale a 1 mL de ácido clorídrico 1 M. Assinale a opção que corresponde ao tipo de reação que ocorre nessa padronização.
reação em meio não aquoso
reação de neutralização
reação de oxirredução
reação de complexação
reação de precipitação
Com relação ao diagnóstico parasitológico, julgue os itens a seguir.
A coproscopia permite identificar os trofozoítos dos parasitas presentes nas fezes de humanos infectados.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O profissional farmacêutico é capacitado cientificamente para ser o responsável técnico da dispensação de fármacos. Assinale a opção que apresenta as responsabilidades e atribuições do farmacêutico no serviço de dispensação.
Receitar fármacos após rápida avaliação do quadro clínico do paciente.
Respeitar o direito do usuário de conhecer o medicamento que lhe é dispensado e de decidir sobre sua saúde e seu bem estar.
Avaliar a prescrição médica e receitar outros fármacos caso seja necessário.
Exigir receita mesmo em caso de medicamentos de venda livre.
Assegurar que os fármacos, sujeitos a controle especial de acordo com a legislação específica, serão dispensados somente aos médicos.
Acerca da fisiologia da criança e do tratamento de doenças do sistema nervoso central, julgue os itens a seguir.
As desordens obsessivo-compulsivas ocorrem em aproximadamente 1% a 2% das crianças, sendo que, cerca de 50% delas desenvolvem, na fase adulta, comportamento obsessivo-compulsivo.
Uma senhora de sessenta e cinco anos de idade chegou a uma farmácia e, muito preocupada com o aparecimento de vários casos de dengue em sua vizinhança, pediu conselhos ao farmacêutico sobre qual repelente ela deveria comprar. Suas dúvidas principais eram sobre a escolha da apresentação em creme ou aerossol e sobre a possibilidade de a dietiltoluamida, presente nos repelentes, causar alguma irritação na pele. Além disso, como ela não queria gastar muito, gostaria de saber se poderia usar o repelente de adultos em sua neta de um ano de idade e se seria seguro reaplicá-lo a cada três horas. Nessa situação hipotética, de acordo com os critérios técnicos pertinentes, o farmacêutico deveria
informar que repelentes na forma de cremes, loções ou aerossóis, desde que contenham a mesma concentração do princípio ativo, possuem exatamente o mesmo risco de causar irritação na pele.
contraindicar o repelente de adulto para crianças, pois estas são mais sensíveis a alguns toxicantes, devido à menor presença de algumas proteínas plasmáticas no sangue e à menor atividade das enzimas do citocromo P450.
explicar que, desde que o repelente não seja engolido pela criança, a reaplicação tópica é segura, uma vez que, por ser o repelente aplicado apenas na pele, o risco independe da frequência de exposição.
sugerir que a senhora evitasse o uso de repelentes, pois, assim como as crianças, idosos são mais suscetíveis aos efeitos tóxicos de xenobióticos, devido à maior biotransformação dessas moléculas no organismo dos idosos em relação a um adulto jovem, produzindo mais agentes tóxicos.
explicar que, devido ao fato de os cremes hidratarem a pele, são mais seguros contra a irritação e, portanto, recomendados na formulação em creme para adulto tanto na paciente idosa quanto na sua neta.
Com relação à ascaridíase, julgue os itens subsecutivos.
As larvas de Ascaris sp. não atingem a corrente sanguínea, apenas o intestino delgado e o grosso.
Assinale a opção correta a respeito de farmacovigilância.
A farmacovigilância é definida como sendo um conjunto de atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de qualquer evento adverso relacionado com medicamentos (EAM).
A área de farmacovigilância não se destina ao controle de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos.
A farmacovigilância não está relacionada ao uso indevido ou abuso de medicamentos, pois sua principal função é identificar os riscos que envolvem os produtos farmacológicos.
Ainda não existe legislação específica referente à farmacovigilância no Brasil.
Para fins de controle, a Vigilância Sanitária exige a confirmação da ocorrência de reações adversas graves não descritas na bula, como óbitos, riscos de morte e hospitalização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...