Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da legislação farmacêutica e da ética profissional, julgue os itens a seguir.
De acordo com a Resolução n.º 328/1999, o acesso a farmácias e drogarias permite a comunicação com residências ou qualquer outro local distinto do estabelecimento.Toda farmácia e drogaria deverá ter, obrigatoriamente, a assistência de um farmacêutico responsável técnico ou seu substituto durante
o período de funcionamento do estabelecimento.
o período de horário conhecido como comercial (8 h às 17 h ininterruptas).
12 h ininterruptas por dia.
8 h ininterruptas por dia.
4 h pela manhã e 4 h pela tarde.
Um spray de bromidrato de ipratrópio contém 0,03% (p/V) de fármaco em um frasco de 30 ml e 0,06% (p/V) em um frasco de 15 ml. A diferença em miligramas entre os dois frascos é de:
9 mg;
0,009 mg;
10 mg;
0,03 mg;
zero.
Segundo o art. 10 do código de ética o Farmacêutico deve cumprir as disposições legais que disciplinam a pratica profissional no País, sob ______________________ .
seu desempenho.
penalidades extremamente severas.
pena de advertência.
análise da comissão do conselho de farmácia.
pena de afastamento de um ano da profissão.
Julgue os itens seguintes, a respeito dos princípios básicos para controle de estoque.
Considere que uma unidade de saúde tenha funcionado 22 dias durante o mês de janeiro, dispensando, até o final do 11.º dia de funcionamento, 1.100 comprimidos (cp) de amoxicilina 500 mg, ficando seu estoque zerado a partir do 12.º dia de seu funcionamento. Considerando que o consumo médio mensal (CMM) de amoxicilina 500 mg nesta unidade seja de 3.000 cp, a demanda não atendida de amoxicilina 500 mg no mês de janeiro, segundo a fórmula abaixo, foi 2.200 cp.
No momento da dispensação dos medicamentos, alguns cuidados devem ser tomados. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No momento da dispensação dos medicamentos deve ser feita a inspeção visual para verificar, no mínimo, a identificação do medicamento, o prazo de validade e a integridade da embalagem.
( ) Podem ser dispensados medicamentos, cujas receitas estiverem ilegíveis ou que possam induzir a erro ou confusão, desde que o paciente informe o diagnóstico clínico dado pelo médico.
( ) Os medicamentos sujeitos à prescrição somente podem ser dispensados sem a apresentação da respectiva receita se não forem constantes da Portaria 344/98 e suas atualizações.
( ) Só poderá haver a captação de receitas contendo prescrições magistrais e oficinais em drogarias se forem filiais da mesma empresa, com registro na autoridade sanitária local.
A sequência está correta em
V, F, F, F
F, V, V, F
V, F, F, V
V, V, F, V
V, V, V, V
Analise as afirmativas abaixo e identifique como V as verdadeiras e F as falsas:
( ) Nome químico de um fármaco refere-se ao nome pelo qual o fármaco é conhecido como substância isolada, deve ser simples, conciso e significativo.
( ) O nome genérico de um fármaco é escolhido pelos pesquisadores e laboratórios fabricantes.
( ) Na indicação do nome do fármaco, algumas regras devem ser estabelecidas, com a finalidade de padronizá-lo conforme o grupo químico a que pertence, por exemplo, o sufixo amida é indicativo de fármacos inibidores da anidrase carbônica e o sufixo amina é indicativo de antihistamínicos.
( ) Produto similar corresponde ao equivalente terapêutico de um medicamento de referência, quando comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e de segurança.
( ) A bioequivalência consiste na demonstração da equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa do(s) princípio(s) ativo(s), e que tenham comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo protocolo experimental.
Assinale a alternativa correta conforme a sequência correta das afirmativas acima:
F, F, F, F, V;
F, F, V, V, V;
V, V, F, F, F;
F, F, V, F, V;
V, V, V, V, F.
As semelhanças entre as células de fungos e as humanas tornam as infecções fúngicas difíceis de serem combatidas. Entretanto, as infecções da pele e membranas mucosas causadas por estes patógenos podem ser eficazes e consideradas seguras quando tratadas com uma variedade de fármacos. Sobre o tratamento de infecções fúngicas, é correto afirmar:
Nistatina membro da família dos antibióticos polienos que danifica a membrana citoplasmática e permite a saída do conteúdo celular, não sendo, portanto, seletivamente tóxico para fungos por interagir principalmente com o ergosterol. É usada principalmente para Candida albicans.
Anfotericina B antibiótico polieno que atua inibindo a síntese de esteróis que ocorre nas membranas citoplasmáticas dos fungos em infecções sistêmicas. É usada no tratamento de criptocose e da mucormicose,
Miconazol membro sintético da família dos imidazóis que rompe as membranas das células fúngicas. Usado topicamente para tratar infecções fúngicas de pele, como dermatofitoses.
Flucitosina pirimidina análoga sintética que é convertida em 5-fluorouracil, incorporada ao RNA, formando um produto com falha, prejudicando o funcionamento celular. Utilizado para o tratamento de diversas infecções fúngicas tópicas.
Griseofulvina antibiótico isolado de Penicillum griseofulvum que age especialmente sobre fungos que causam infecções de pele, cabelos ou unhas, interferindo na divisão celular. Usado por via oral, por tempo prolongado, para tratar dermatofitoses.
Julgue os itens seguintes, a respeito dos princípios básicos para controle de estoque.
Quando se trabalha com controle de estoque, devem ser respeitados, entre outros, os aspectos técnico, logístico e contábil.
É permitido a um profissional farmacêutico no exercício de suas funções
exercer simultaneamente a medicina.
permitir a utilização do seu nome por instituições onde não exerça efetivamente sua função.
interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica farmacológica, com fundamento no uso racional de medicamentos.
exercer a profissão em estabelecimento que não esteja devidamente registrado nos órgãos de fiscalização sanitária.
fornecer meio, instrumento, substância ou conhecimento para induzir a prática de eutanásia, sem participar dela.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...