Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta em relação aos medicamentos utilizados para tratamento de infecções helmínticas:
A invermectina é considerada um antiparasitário de amplo espectro e deve ser administrado por via oral, a cada 12 horas durante 5 dias.
A invermectina é considerada um antiparasitário de amplo espectro e deve ser administrado por via oral, a cada 12 horas durante 5 dias.
O levamisol é ativo contra Ascaris lumbricoides e sua ação consiste na inibição da absorção de glicose pelo verme, levando à sua morte, os ovos também destruídos ainda no trato gastrointestinal.
A piperazina é indicada para tratar infestações pelos nematelmintos, como Ascaris lumbricoide e Enterobius vermiculares. Quando há complicações como oclusão intestinal ou suboclusão é recomendado utilizar piperazina associada a óleo mineral.
O tiabendazol é pouco absorvido pelo trato gastrointestinal, apena 10 % é absorvido, o que explica a grande atividade em vermes intestinais.
A Atenção Farmacêutica (AF) pressupõe uma visão centrada no paciente, interagindo diretamente com ele e com os outros profissionais da saúde e assumindo o compromisso redefinidor da prática profissional que resulte na percepção da melhoria da qualidade de vida do paciente. Entre as atividades assistenciais que se incluem no conceito de AF, NÃO se inclui:
Dispensação, que compreende a etapa de entrega do medicamento e com isso, garantindo maior adesão à farmacoterapia.
Seguimento da Farmacoterapia (SFT) do paciente realizado pelo Farmacêutico enquanto o paciente estiver submetido ao tratamento.
Indicação/Prescrição que engloba o estudo da estratégia de intervenção para alcance de melhores resultados no tratamento farmacológico.
Campanhas de Educação Santitária, que são base para um programa de controle de doenças e manutenção da saúde por meio da mudança de hábitos.
Farmacovigilância, que engloba as atividades relativas à detecção, à avaliação, à compreensão e à prevenção de efeitos adversos.
Julgue os itens seguintes, a respeito dos princípios básicos para controle de estoque.
Um dos desafios da administração de materiais consiste em dimensionar os estoques de modo correto para atender com regularidade às reais necessidades no abastecimento.
Os benefícios da racionalização no uso de medicamentos se expressam em sofrimentos evitados, na redução do tempo de ação da doença e no período de hospitalização, com repercussões econômicas para as instituições e sociedade. Neste contexto, a seleção de medicamentos depende de vários fatores, destacando-se o perfil das patologias prevalentes, a infraestrutura para o tratamento, o treinamento e a experiência da equipe disponível.
Considerando o exposto, os seguintes critérios devem ser empregados no processo de seleção de medicamentos, EXCETO:
Priorizar formas farmacêuticas que proporcionem maior possibilidade de fracionamento e adequação à faixa etária.
Padronizar os medicamentos pela marca de referência, adotando-se para tal a Denominação Comum Brasileira DCB.
Eleger, entre os medicamentos da mesma indicação e eficácia, aquele de menor toxicidade relativa e maior comodidade posológica.
Padronizar especialidades farmacêuticas que tenham informações sobre biodisponibilidade e parâmetros farmacocinéticos.
Sobre o uso de associação de antibióticos para tratar doenças infecciosas, assinale a alternativa INCORRETA:
O uso simultâneo de dois ou mais antibióticos para a mesma bactéria reduz a probabilidade de gerar cepas resistentes.
Algumas associações não são recomendadas, por exemplo, beta-lactâmicos (penicilinas) com agentes bacteriostáticos (tetraciclinas ou cloranfenicol).
É recomendado o uso de cloranfenicol com macrolídeos, pois o efeito de inibição da subunidade 50S ribossomal é intensificado.
A utilização de vancomicina com cefalosporinas resulta em sinergismo, pois um potencializa o efeito do outro.
O uso de associação de antimicrobianos deve ser feito de forma criteriosa, pois em alguns casos pode ocorrer aumento na incidência de efeitos adversos.
Considerando seu conhecimento em farmacotécnica, julgue os itens a seguir em V ou F:
I. Medicamentos de uso externo são aqueles que podem ser aplicados na superfície do corpo ou nas mucosas facilmente acessíveis ao exterior.
II. Podemos citar como exemplo de um medicamento simples um comprimido de acido salicílico + cafeína.
III. Medicamento placebo são substâncias ou preparações com baixa atividade, administradas para satisfazer a necessidade psicológica do paciente em tomar drogas.
É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):
I;
I e II;
I e III;
I e III;
I, II e III.
Na América Latina, o processo de implantação de genéricos é relativamente recente, quando comparado a países como Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha, onde existia Lei de Patentes para medicamentos.Até 1994, a maior parte dos países da Amér ica Lat ina não incluía patentes de medicamentos em suas legislações. A definição correta de medicamento genérico é:
Medicamento que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), a mesma concentração, forma farmacêutica, e indicação terapêutica, equivalente ao medicamento de referência, podendo diferir no tamanho, forma do produto, via de administração, embalagem, rotulagem, excipiente.
Medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração da proteção patentária, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade.
Medicamento inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no país, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.
Medicamento que contém o mesmo fármaco, isto é, mesmo sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa, na mesma quantidade e forma farmacêutica, podendo ou não conter excipientes idênticos , não sendo necessariamente intercambiáveis.
Medicamento que contém a mesma molécula terapeuticamente ativa, ou seu precursor, do medicamento de referência, mas, não necessariamente na mesma quantidade, forma farmacêutica, sal ou éster.
Com relação à farmacovigilância, julgue os itens a seguir.
A vigilância de medicamentos correspondentes aos procedimentos chamados de ensaios clínicos de fase IV é realizada antes da autorização do registro do medicamento.
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) serve de instrumento básico para a elaboração das listas estaduais e municipais de medicamentos, segundo sua situação epidemiológica e contempla um elenco de produtos necessários ao controle preventivo da maioria das patologias prevalentes no país. Considerando a informação acima, marque a alternativa INCORRETA:
A seleção dos medicamentos da RENAME baseia-se nas prioridades nacionais de segurança pública, bem como na economia, biotecnologia, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade e na biodisponibilidade dos produtos.
As Políticas de Medicamentos estabelecem a atualização e a implementação da RENAME como instrumento racionalizador das ações no âmbito da Assistência Farmacêutica.
A RENAME tem também o papel fundamental de orientar a política pública de desenvolvimento científico e tecnológico, apontar prioridades nacionais na área de produção de medicamentos e do desenvolvimento tecnológico de insumos estratégicos para a saúde.
Garantindo a integralidade do tratamento medicamentoso na forma de linhas de cuidado, definidas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, considerando a RENAME, o SUS disponibiliza tratamento medicamentoso para diversas doenças, geralmente, crônicas e de baixa prevalência.
Sobre a antibioticoprofilaxia nos pacientes infectados pelo vírus HIV, é correto afirmar:
Para prevenir infecções por Streptococcus pneumoniae é recomendado o uso de Penicilina 1200000 UI, administradas cada 21 dias por via intramuscular.
Para prevenção de Toxoplasma gondii, recomenda-se o uso de fluconazol 100-200mg ao dia.
Para prevenção de Pneumocystis carinii, é recomendado o uso de Sulfametoxazol +Trimetoprima dois comprimidos ao dia (administrados no mesmo horário) ou um comprimido ao dia.
Para prevenção de Candida sp., recomenda-se o uso de cetoconazol 200mg duas vezes ao dia.
Para prevenção de Hystoplasma capsulatum, recomenda-se o uso de fluconazol 200mg uma vez ao dia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...