Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os fármacos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) configuram a classe de antidepressivos mais comumente prescrita na atualidade. A respeito da farmacologia dessa classe, assinale a alternativa correta.
A administração de linezolida, um antimicrobiano capaz de inibir a monoamino-oxidase, pode causar a síndrome serotoninérgica em usuários de ISRS.
A inibição da recaptação de serotonina ocorre, seletivamente, em transportadores neuronais pós-sinápticos.
O efeito anorexígeno existente com o uso desses antidepressivos decorre da inibição seletiva da recaptação de serotonina especificamente no hipocampo.
A serotonina acumulada em decorrência da inibição da recaptação promove maior estimulação de receptores pós-sinápticos, corrigindo os sintomas de depressão sem que haja readaptação neuronal.
Os fármacos ISRS não afetam a agregação plaquetária.
O diabetes melito do tipo 1 e o do tipo 2 são considerados epidemia mundial, cujo enfrentamento constitui um grande desafio para os sistemas de saúde em todo o mundo. Considerando os tipos de diabetes melito e as formas de diagnóstico dessa patologia, julgue os próximos itens.
A manipulação de material biológico de pacientes para a dosagem de glicose deve ser realizada em área equipada com dispositivos de proteção coletiva.
Os inibidores de protease (IP) constituem uma importante classe farmacológica no tratamento da infecção pelo HIV. Na atualidade, é muito comum observar-se a prescrição de dois IP simultaneamente: ritonavir e lopinavir. Assinale a alternativa correta quanto à associação desses dois IP.
O lopinavir inibe os transportadores renais que excretam o ritonavir, aumentando a biodisponibilidade desse medicamento e, consequentemente, a efetividade antirretroviral.
O ritonavir atua na P-glicoproteína intestinal, favorecendo a absorção do lopinavir e aumentando a concentração máxima e o pico sérico desse medicamento.
O lopinavir tem uma taxa de ligação às proteínas plasmáticas superior à do ritonavir. Dessa forma, o lopinavir aumenta a fração livre do ritonavir, melhorando sua efetividade.
O ritonavir inibe enzimas do citocromo P450, reduzindo o metabolismo hepático do lopinavir e aumentando a biodisponibilidade e a efetividade desse medicamento.
A associação do lopinavir com ritonavir é realizada com o intuito de se proporcionar apenas uma interação medicamentosa farmacodinâmica do tipo aditiva.
O diabetes melito do tipo 1 e o do tipo 2 são considerados epidemia mundial, cujo enfrentamento constitui um grande desafio para os sistemas de saúde em todo o mundo. Considerando os tipos de diabetes melito e as formas de diagnóstico dessa patologia, julgue os próximos itens.
A identificação de anticorpos antidescarboxilase do ácido glutâmico (GAD) é conclusiva para o diagnóstico de diabetes do tipo 1.
Os fármacos que atuam na coagulação sanguínea e na agregação plaquetária são rotineiramente utilizados no tratamento e na profilaxia de doenças tromboembólicas e cardiovasculares. A respeito desses medicamentos, assinale a alternativa correta.
O clopidogrel pode ser utilizado em substituição ao ácido acetilsalicílico, uma vez que ambos possuem o mesmo mecanismo de ação.
A varfarina atua inibindo a via da vitamina K e, consequentemente, a formação de fatores de coagulação dependentes dessa vitamina, como, por exemplo, os fatores II, VIII, IX e X.
A heparina de alto peso molecular liga-se à antitrombina III. Esse complexo, ao inibir a trombina, promove, simultaneamente, efeitos anticoagulantes e antiagregantes plaquetários.
As hemorragias causadas pela administração de heparina de baixo peso molecular podem ser completamente revertidas com a infusão de protamina.
O alteplase inibe a conversão de plasminogênio em plasmina. Isso reduz a formação dos polímeros de fibrina, havendo retração e dissolução do coágulo.
O diabetes melito do tipo 1 e o do tipo 2 são considerados epidemia mundial, cujo enfrentamento constitui um grande desafio para os sistemas de saúde em todo o mundo. Considerando os tipos de diabetes melito e as formas de diagnóstico dessa patologia, julgue os próximos itens.
Um marcador imunológico importante nas doenças autoimunes são as proteínas de classe II do complexo principal de histocompatibilidade humano ou o antígeno leucocitário humano (HLA), cujos alelos HLA-DR/DQ podem estar associados à predisposição do paciente para o desenvolvimento da doença. A identificação do HLA pode ser realizada por meio do emprego de técnicas de biologia molecular ou por microtoxicidade utilizando-se anticorpos monoclonais e proteínas do sistema complemento.
A absorção dos fármacos pode ocorrer através da pele e isso normalmente depende da superfície na qual são aplicados e das características químicas da droga. Existem vários fatores que favorecem este processo. Das alternativas abaixo, assinale a que contém uma condição que NÃO favoreça a absorção através da pele.
Ocorrência de processo inflamatório na pele.
Suspensão do fármaco em um veículo oleoso e fricção da preparação resultante na pele.
Hidratação da pele através de um curativo oclusivo.
Aplicação de droga muito lipossolúvel administrada associada com solvente orgânico.
Aplicação de droga hidrossolúvel, pois, isso favorece sua dissolução na pele e assim uma melhor absorção.
O diabetes melito do tipo 1 e o do tipo 2 são considerados epidemia mundial, cujo enfrentamento constitui um grande desafio para os sistemas de saúde em todo o mundo. Considerando os tipos de diabetes melito e as formas de diagnóstico dessa patologia, julgue os próximos itens.
O paciente cujo índice de glicemia de jejum for 120 mg/dL e o de tolerância à glicose for de 170 mg/dL deve ser diagnosticado como portador de diabete melito do tipo 2.
É DEVER do farmacêutico, EXCETO:
Comunicar às autoridades sanitárias e profissionais, com discrição e fundamento, fatos que caracterizem infringência a este Código e às normas que regulam o exercício das atividades farmacêuticas.
Colocar seus serviços profissionais à disposição das autoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, independentemente de haver ou não remuneração ou vantagem pessoal.
Respeitar a vida humana, jamais cooperando com atos que intencionalmente atentem contra ela ou que coloquem em risco sua integridade física ou psíquica.
Exercer a assistência farmacêutica e fornecer informações ao usuário dos serviços.
Produzir, fornecer, dispensar, ou permitir que seja dispensado meio, instrumento, substância e/ou conhecimento, medicamento ou fórmula magistral, ou especialidade farmacêutica fracionada ou não, que não contenha sua identificação clara e precisa sobre a(s) substância(s) ativa(s) contida(s), bem como suas respectivas quantidades, contrariando as normas legais e técnicas, excetuandose a dispensação hospitalar interna em que poderá haver a codificação do medicamento que for fracionado, sem contudo omitir o seu nome ou fórmula.
Em 1928, Alexander Fleming detectou que o mofo que contaminara uma de suas culturas tinha atividade antibacteriana. Iniciava-se assim a descoberta de um dos mais importantes grupos de antimicrobianos: as penicilinas. O primeiro representante do grupo utilizado clinicamente foi a penicilina G, uma das penicilinas naturais. As penicilinas são ativas contra várias espécies bacterianas que apresentam parede celular. Sobre o mecanismo de ação dessas substâncias, assinale a sentença CORRETA.
A penicilina leva a formação de um falso substrato para o bactoprenol, impedindo subsequentemente o transporte de aminoácidos utilizados para a formação de polímeros que vão formar a síntese da parede bacteriana.
O anel β-lactâmico substitui o peptídeo Park, dessa forma impede a agregação dos aminoácidos utilizados para a formação da parede celular da bactéria. Normalmente esse processo é mais efetivo em bactérias gram negativas, principal grupo de atuação das penicilinas.
As penicilinas impedem por acilação a enzima D-alanil-D-alanina transpeptidase interrompendo a síntese e consequentemente a formação adequada da parede bacteriana.
As penicilinas ligam-se com as PLPs ou proteínas ligadoras de penicilinas e dessa forma impedem a síntese de proteínas essenciais a formação da parede bacteriana. A parede mal formada ocasiona a lise da bactéria e assim a sua morte (ação bactericida).
As penicilinas induzem a formação de peptideoglicano que por sua vez leva a formação de polímeros ativadores de autolisinas, ocasionando a lise da bactéria e assim a ruptura de sua parede e o efeito bactericida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...