Questões de Farmácia

Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com respeito à farmacotécnica, julgue os seguintes itens.

Manipular medicamentos como citostáticos e colírios e preparar nutrição parenteral demandam locais apropriados e esterilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com respeito à farmacotécnica, julgue os seguintes itens.

Medicamentos sólidos, tais como comprimidos, comprimidos revestidos e drágeas, podem ser fracionados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cefaleia intensa foi relacionada ao uso de um medicamento administrado a diversos pacientes de determinado hospital, após avaliação pelo farmacêutico. Este profissional tomou a decisão de notificar, para todos os médicos prescritores, a ocorrência de tais reações adversas. Esta ação de farmacovigilância foi

  • A. adequada, mas insuficiente pois a notificação deveria ser feita, ainda, para os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial,
  • B. adequada mas insuficiente, pois a única notificação efetiva é para os órgãos competentes.
  • C. adequada e suficiente para a suspensão da prescrição do medicamento.
  • D. inadequada pois o farmacêutico não pode sugerir alteração na prescrição médica.
  • E. inadequada pois a notificação deveria ser exclusiva para o laboratório industrial por questões éticas.

Em visita a um laboratório de produção de medicamentos o fiscal encontra a seguinte situação:

− Auto de infração, lavrado por um colega há 10 dias, constatando produto sem registro.

− Estoque de insumos importados, para produção de medicamentos de tarja vermelha, mantidos sem utilização por serem in terditos.

− Interrupção de produção desses medicamentos, sem comunicação às autoridades.

− Foco inédito de vetores de doenças infecciosas.

O fiscal deve

  • A. autuar o laboratório por infração gravíssima dada a constatação de várias irregularidades.
  • B. autuar por infração considerando que apenas uma delas justifica a medida.
  • C. autuar por infração gravíssima considerando que todas elas tem impacto importante em saúde pública.
  • D. lavrar advertência e solicitar providências dos gestores do laboratório.
  • E. decretar a intervenção do estabelecimento.

A insulina lispro é uma insulina monomérica, produzida por tecnologia recombinante, em que dois aminoácidos situados próximo à extremidade carboxi-terminal da cadeia B tiveram a sua posição invertida. Assinale a alternativa correta acerca da insulina lispro.

  • A.

    A inversão na posição dos dois aminoácidos não interfere de modo algum na ligação da insulina, na sua meia vida circulante ou na sua imunogenicidade.

  • B.

    A ligação da insulina lispro ao receptor de insulina é diferente da insulina regular humana e, por isso, sua meia vida circulante é menor quando comparadas.

  • C.

    Quando injetada por via subcutânea, a insulina lispro dissocia-se rapidamente em formulações hexaméricas, alcançando níveis séricos máximos em duas horas.

  • D.

    A insulina lispro tem ação intermediária.

  • E.

    De todas as preparações comerciais de insulina disponíveis, a insulina lispro é a que exibe maior variabilidade na sua absorção (25%).

Sobre a hemovigilância é correto afirmar que

  • A. se limita a monitorar as reações adversas transfusionais que ocorrem após transfusão sanguínea.
  • B. inclui as fase pré-transfusionais, mas não a pós-transfusional.
  • C. inclui o ato transfusional, mas não o pós-transfusional.
  • D. inclui todo o ciclo do sangue, desde a captação até a fase pós-transfusional.
  • E. não inclui as etapas de captação, seleção e qualificação do doador de sangue.

A metformina pertence ao grupo de agentes antidiabéticos orais. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.

  • A.

    A metformina e fenformina pertencem à categoria tiazolidinodionas, que constituem uma classe de agentes secretagogos da insulina.

  • B.

    A metformina tem sido prescrita a pacientes com obesidade refratária cuja hiperglicemia é devida à ação ineficaz da insulina, isto é, com síndrome de resistência à insulina, pois é um agente poupador de insulina.

  • C.

    A metformina tem meia vida de 32 horas, liga-se às proteínas plasmáticas e é excretada nas fezes, sob a forma do composto ativo.

  • D.

    A metformina acumula-se em pacientes com insuficiência hepática, provocando hipoglicemia.

  • E.

    Os efeitos tóxicos da metformina são raros; entre eles, foram relatadas erupções cutâneas e hipoglicemia.

Um lote de vacina meningocócica fabricada na América Central não foi aprovado no controle de qualidade ao chegar ao Brasil, pela alteração térmica de suas proteínas. A empresa importadora informou que a cadeia de frio foi interrompida durante o voo e, portanto, não poderia ser envolvida no processo de investigação do ocorrido. A empresa importadora está

  • A. certa, o transporte aéreo de um produto biológico não apresenta condições de ser monitorado continuamente, durante o processo de importação.
  • B. certa, dado que a cadeia de frio sob sua responsabilidade tem início quando o produto ingressa nas suas instalações até o usuário final.
  • C. certa, pois a legislação brasileira ainda não exige que a empresa importadora, apresente a validação da cadeia de transporte.
  • D. errada, pois as condições de armazenamento e transporte devem ser especificadas na Licença de Importação e garantidas como tal.
  • E. certa, pois os registros contínuos de temperatura da cadeia de transporte são de responsabilidade da empresa fabricante.

A clorpropamida é uma sulfonilureia de primeira geração, que tem como principal ação aumentar a liberação de insulina do pâncreas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A clorpropamida é metabolizada rapidamente no fígado por produtos que conservam todas as atividades biológicas.

  • B.

    A clorpropamida é indicada para pacientes com insuficiência hepática e renal.

  • C.

    A clorpropamida, administrada via oral em doses acima de 500 mg ao dia, não aumenta o risco de icterícia.

  • D.

    A dose de manutenção média da clorpropamida é de 250 mg ao dia, administrada em dose única, pela manhã.

  • E.

    A clorpropamida é bem absorvida. A duração do efeito é relativamente curta, com meia vida de 4 a 5 horas, tornando-se, assim, a sulfonilureia mais segura para uso em diabéticos idosos.

Uma empresa distribuidora de insumos farmacêuticos não conseguiu atender com frota própria todas as regiões do país, devido ao alto custo da manutenção, e demandou contratação de transportadores e armazenadoras. Para esta situação é correto afirmar que

  • A. as armazenadoras são operadores logísticos da cadeia de tais insumos e, por isso, não prescindem da presença de farmacêutico responsável técnico.
  • B. a presença do farmacêutico responsável técnico é requerida por lei, somente em empresas que armazenam esses produtos em regiões de fronteira.
  • C. o farmacêutico não atua em todas as etapas componentes desse sistema integrado de transporte.
  • D. as armazenadoras não realizam operações mercantis e, portanto, não requerem atuação de farmacêutico.
  • E. são atividades burocráticas a cargo do Departamento de Compras não havendo a participação do farmacêutico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...