Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta o fármaco constituído de escolha para o tratamento da amebíase extraluminal e que se mostra eficaz na erradicação das infecções teciduais intestinais e extraintestinais.
Albendazol
Metronidazol
Levamisol
Tiabendazol
Mebendazol
Uma indústria farmacêutica está implantando um sistema de qualidade e a padronização de procedimentos é um quesito importante para atingir esse objetivo. Desta forma, é correto afirmar:
No tratamento da hipertensão intracraniana, o diurético osmótico usado para redução da pressão e do volume do líquido cefalorraquidiano é:
espironolactona
hidroclorotiazida
acetazolamida
furosemida
manitol
A ivermectina é a droga
de escolha para o tratamento de infecção por oxiúros, ascaridíase, tricuríase, estrongiloidíase e amebíase.
de escolha para o tratamento de infecções causadas por Schistosoma mansoni.
de escolha para o tratamento de estrongiloidíase e oncocercíase e é alternativa para escabiose.
alternativa para o tratamento de ascaridíase, com taxas de cura superiores a 90% quando administrada durante dois dias.
alternativa para o tratamento da estrongiloidíase e das larvas migrans cutânea.
Uma nova molécula com potencial terapêutico contra leishmaniose, segundo resultados de estudos in vitro, está sendo experimentada em animais de laboratório. Um farmacêutico foi convidado a participar da pesquisa na determinação da duração do efeito terapêutico. Neste caso, este profissional
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre droga e seu grupo farmacológico.
Primaquina anti-helmíntico
Levamisol antibiótico
Teofilina broncodilatador
Repaglinida antiprotozoário
Suramina antidiabético
Descrição correta de um termo relacionado às atividades praticadas em farmácia:
Assinale a alternativa que apresenta propriedades gerais em comum dos agentes anti-inflamatórios não-esteroides (AINE).
Todos os AINE, à exceção da nabumetona, são ácidos orgânicos fracos.
A maioria dos AINE é pouco absorvida, e sua biodisponibilidade é significativamente modificada pela presença de alimentos.
A maioria dos AINE não se liga às proteínas.
Nenhum AINE pode ser encontrado no líquido sinovial, mesmo após administrações repetidas.
Os AINE aumentam a sensibilidade dos vasos sanguíneos à bradicinina e à histamina e não afetam a produção de linfocinas pelos linfócitos T.
O captopril, um fármaco inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA), é comumente utilizado no tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Entretanto, uma das indicações clínicas mais recentes para o uso desse fármaco é a nefropatia diabética, pois se sabe que o captopril é capaz de prevenir ou retardar o avanço dessa doença renal. Assinale a alternativa que apresenta o mecanismo pelo qual o captopril atua como nefroprotetor.
O captopril aumenta a pressão de filtração glomerular e, consequentemente, melhora o clearance de creatinina e a função renal.
O captopril promove a dilatação da arteríola aferente renal, melhorando o fluxo sanguíneo glomerular e a depuração renal.
Ao inibir a ECA, o captopril induz o acúmulo tecidual de angiotensina I, um decapeptídeo nefroprotetor.
O captopril reduz a proliferação de células mesangiais, ao diminuir os níveis intrarrenais de angiotensina II, um octapeptídeo que atua como fator de crescimento.
Ao inibir a ECA, o captopril diminui a seletividade de filtração e aumenta a permeabilidade glomerular, o que melhora a depuração renal.
As aminopenicilinas, como a ampicilina, e os aminoglicosídeos, como a gentamicina, são fármacos antibacterianos comumente prescritos no tratamento de infecções em pacientes internados. A respeito dessa farmacoterapia antibacteriana, assinale a alternativa correta.
Há sinergismo farmacológico que justifica essa associação medicamentosa, uma vez que as aminopenicilinas atacam preferencialmente bactérias aeróbias Gram-negativas, enquanto os aminoglicosídeos complementam esse espectro de ação, atacando preferencialmente bactérias aeróbias Gram-positivas.
O sinergismo farmacológico existente entre essas duas classes de antibacterianos ocorre porque as aminopenicilinas fragilizam a parede celular bacteriana ao inibir a síntese de peptídeoglicanas, favorecendo a entrada dos aminoglicosídeos, que executam seus efeitos farmacológicos intracelularmente.
O ataque às bactérias aeróbias Gram-positivas desempenhado pelos aminoglicosídeos deve-se à alta hidrofilicidade que as moléculas dessa classe têm, o que aumenta a afinidade pelas porinas existentes na membrana celular desses micro-organismos.
Os aminoglicosídeos são administrados por via intramuscular, assim como as aminopenicilinas. A administração conjunta é recomendada para que a dor causada pela injeção da penicilina seja amenizada pelos aminoglicosídeos.
Essa associação de antibacterianos é capaz de atacar até mesmo infecções piogênicas, uma vez que as aminopenicilinas e os aminoglicosídeos são fármacos estáveis em pH ácido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...