Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O número de farmacêuticos e de auxiliares em uma unidade de Farmácia Hospitalar dependerá das atividades desenvolvidas, da complexidade do cuidado, do número de leitos, do grau de informatização e mecanização da unidade, devendo minimamente atender as recomendações estabelecidas, com dedicação exclusiva à atividade vinculada. Para atividades básicas de dispensação para pacientes internados, os parâmetros mínimos de recursos humanos são: 1 farmacêutico para cada turno/plantão diurno; 1 farmacêutico para cada turno/plantão noturno; 1 auxiliar de farmácia para cada turno/plantão diurno; 1 auxiliar administrativo para cada turno/plantão diurno.
II. O Presidente do Conselho Regional de Farmácia encaminhará, em 20 (vinte) dias do conhecimento de fato que caracterize infração ética profissional, despacho ao Presidente da Comissão de Ética, determinando a análise e decisão sobre a viabilidade de abertura de processo ético-disciplinar, com base nos indícios apresentados na denúncia recebida. O Presidente da Comissão de Ética terá o prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir do recebimento da solicitação, para entregar a análise, que pode ser monocrática ou em conjunto com os demais membros.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Farmácia Hospitalar e dos demais serviços de saúde devem ser localizada em área que facilite a provisão de serviços a pacientes e às unidades hospitalares, devendo contar com recursos de comunicação e transporte eficientes. Para o funcionamento de uma unidade de Farmácia Hospitalar, devem existir, no mínimo, os seguintes ambientes: área para administração; área para armazenamento; área para dispensação; área para atendimento farmacêutico. Havendo outros tipos de atividades (manipulação magistral e oficinal, manipulação de desinfetantes, fracionamento, produção de kits, manipulação de antineoplásicos, nutrição parenteral e de outras misturas intravenosas; manipulação de radiofármacos, controle de qualidade, serviço de informação e outras) deverão existir ambientes específicos para cada uma destas atividades, atendendo a legislação pertinente.
II. É proibido ao farmacêutico produzir, fornecer, dispensar ou permitir que sejam dispensados meio, instrumento, substância, conhecimento, medicamento, fórmula magistral ou especialidade farmacêutica, fracionada ou não, que não inclua a identificação clara e precisa sobre a(s) substância(s) ativa(s) nela contida(s), bem como suas respectivas quantidades, contrariando as normas legais e técnicas, excetuando-se a dispensação hospitalar interna, em que poderá haver a codificação do medicamento que for fracionado sem, contudo, omitir o seu nome ou fórmula.
Marque a alternativa CORRETA:
(MOTTA, V. T. Bioquímica Clínica para o laboratório princípios e interpretações, 2009).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...