Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As reações adversas a medicamentos (RAM) e as interações medicamentosas são problemas importantes na prática do profissional da área de saúde. Elas são causas significativas de hospitalização, de aumento de tempo de permanência hospitalar e, em alguns casos, podem ser fatais. Portanto, torna-se imprescindível o conhecimento prévio das possíveis RAM e interações a fim de serem minimizados os riscos. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Fenobarbital, fenitoína e carbamazepina são inibidores enzimáticos conhecidos por alterarem o metabolismo de diversos fármacos.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Um rapaz de 18 anos, com tosse seca após um resfriado, chega à Farmácia da unidade de saúde com a seguinte receita:
Codeína 30 mg.
1 comprimido 3 vezes ao dia.
60 comprimidos.
Assinale a alternativa correta.
O farmacêutico deve dispensar o medicamento, pois codeína é um fármaco antitussígeno isento de efeitos adversos graves, podendo ser utilizado por períodos prolongados.
O farmacêutico deverá entrar em contato com o médico, para confirmar a prescrição, pois codeína é um fármaco de ação analgésica central e, portanto, ineficaz para o tratamento da tosse.
O farmacêutico deverá entrar em contato com o médico para confirmar a quantidade de comprimidos prescrita, pois a duração recomendada para o tratamento da tosse seca sem maiores complicações, é de, no máximo, 5 dias e, portanto, 10 a 15 comprimidos seriam suficientes.
O farmacêutico deve dispensar o medicamento, pois codeína está corretamente prescrita, observando que a mesma faz parte da Lista A2 – lista das substâncias entorpecentes de uso permitido somente em concentrações especiais (Sujeitas a Notificação de Receita "A") –, da Portaria SVS/MS no 344, de 12 de maio de 1998, e suas atualizações.
O farmacêutico deve dispensar o medicamento, pois codeína está corretamente prescrita, observando que a mesma faz parte da Lista B1 – Lista das substâncias psicotrópicas (Sujeitas a Notificação de Receita "B") –, da Portaria SVS/MS no 344, de 12 de maio de 1998, e suas atualizações.
Com relação aos fármacos atuantes no sistema cardiovascular, julgue os itens seguintes.
A monitorização adequada do uso de digoxina, indicada no tratamento de insuficiência cardíaca congestiva, previne a intoxicação digitálica, reação adversa comum desse fármaco.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Um paciente de 45 anos apresenta diagnóstico de hipertensão arterial. É acompanhado na unidade de saúde, sendo tratado com atenolol 50 mg, um comprimido ao dia. Após uma crise asmática tratada na emergência, retorna à Farmácia da unidade de saúde com uma receita de salbutamol aerosol. Para este caso, o procedimento farmacêutico mais adequado é:
Dispensar o medicamento, orientando sobre o modo de administrar as formas farmacêuticas inaláveis e recomendando que o paciente venha fazer o controle da pressão.
Conversar com o médico prescritor, sugerindo que o mesmo acrescente um corticosteróide como medicamento de manutenção e prevenção das crises asmáticas.
Conversar com o médico prescritor, sugerindo que o mesmo substitua o medicamento antiasmático, pois este pode induzir crises hipertensivas.
Conversar com o médico da unidade de saúde que acompanha o paciente, sugerindo que o mesmo substitua o medicamento antihipertensivo, pois bloqueadores beta-adrenérgicos podem induzir crises asmáticas, especialmente em doses elevadas.
Conversar com o médico da unidade de saúde que acompanha o paciente, sugerindo que o mesmo acrescente um medicamento antihipertensivo (por exemplo, enalapril), pois o salbutamol interage com o atenolol, diminuindo sua eficácia.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Sobre as ações preconizadas no chamado ciclo logístico da assistência farmacêutica, é correto afirmar:
O armazenamento é uma atividade primordial para garantir o abastecimento e o acesso ao medicamento, sendo recomendada a combinação dos diversos métodos (perfil epidemiológico, consumo histórico, consumo mensal médio, oferta de serviços).
A seleção é um processo de escolha, baseado em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), sendo considerada a atividade mais importante, pois é a partir dela que são desenvolvidas as demais atividades.
A distribuição objetiva suprir necessidades de medicamentos em quantidade, qualidade e menor custo-efetividade, devendo ser realizada de acordo com a programação, objetivando manter a regularidade do abastecimento, exigindo pessoal qualificado com conhecimento da legislação vigente, especialmente aquela relacionada à licitação.
A programação envolve atividades de recepção, estocagem, guarda, conservação e controle de estoque de medicamentos, sendo necessários rigorosos procedimentos técnicoadministrativos com instrumentos próprios de controle e registro das informações, assegurando a conservação dos produtos e evitando perdas e desperdícios.
A aquisição trata do suprimento de medicamentos às unidades de saúde, em quantidade, qualidade e tempo adequados, devendo ser rápida, segura, eficiente, e exigir transporte adequado e seguro.
No processo de seleção de medicamentos é fundamental o domínio de ferramentas que possibilitem o estabelecimento de uma lista adequada e sua conseqüente utilização. Em relação às ferramentas preconizadas, é correto afirmar que:
A epidemiologia fornecerá subsídios para a definição das situações prioritárias para as quais serão selecionados os medicamentos.
Os consensos e as diretrizes terapêuticas são excelentes fontes de informação para a tomada de decisão terapêutica.
Ensaio clínico e Meta-análise de ensaios clínicos são considerados estudos de nível I e caracterizam um grau de recomendação tipo A.
A avaliação farmacoeconômica baseia-se nas informações sobre a efetividade da intervenção e sobre os custos de aquisição dos medicamentos.
Os estudos farmacoeconômicos possibilitam a escolha entre medicamentos que apresentam propriedades terapêuticas diferentes e custos semelhantes.
Acerca de gestão em saúde, julgue os itens a seguir.
A epidemiologia, como instrumento, pode ser utilizada em diversos momentos da programação de sistemas e serviços de saúde: análise da situação de saúde, definição de prioridades, construção de cenários, formulação de políticas, programação das operações e seleção de tecnologias de intervenção, avaliação da efetividade dos serviços.
Assinale a alternativa correta.
A facilitação da fagocitose de partículas estranhas é denominada de:
O Ministério da Saúde recebeu 24 notificações de casos suspeitos de febre amarela entre dezembro de 2007 e janeiro de 2008. À época, dois casos foram oficialmente confirmados, cinco foram descartados e os outros ainda estavam em investigação. Em casos como esse, de suspeita de surtos, os dados da vigilância epidemiológica são de fundamental importância devido à gravidade clínica e grande potencial de disseminação da patologia em áreas urbanas. Assinale a opção incorreta acerca das atividades da vigilância epidemiológica.
As ações da vigilância epidemiológica são desempenhadas de modo contínuo, o que permite conhecer, a cada momento, o comportamento da doença, de forma que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com eficácia.
São funções da vigilância epidemiológica: coleta, processamento e análise de dados, recomendação das medidas de controle apropriadas, promoção de ações de controle, avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas e divulgação dos dados pertinentes.
A morbidade e a mortalidade são, respectivamente, o dado mais utilizado pela vigilância epidemiológica e o mais importante indicador de gravidade.
Os achados de investigação epidemiológica de casos e surtos substituem as informações de notificação, como fontes de infecção e mecanismos de transmissão.
A tuberculose, apesar de ser uma doença antiga, ainda se mantém como um dos maiores males da humanidade no século XXI. No Brasil, observa-se um aumento gradual de casos novos de tuberculose. Nos últimos anos, várias ações do Ministério da Saúde estão sendo implantadas para reduzir os índices de morbidade e mortalidade. Julgue os itens que se seguem, acerca do diagnóstico e prevenção dessa doença.
Os dados da investigação epidemiológica sobre a tuberculose substituem os dados das notificações registradas nos centros de saúde de todo o Brasil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...