Questões de Farmácia

Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com os Medicamentos manipulados, associe a numeração de 1 a 3, de acordo com os parênteses:

(1) Sólidos. (2) Semi-sólidos. (3) Líquidos não estéreis.

( ) Descrição, aspecto, caracteres organolépticos e peso médio. Devem ser calculados o desvio padrão e o coeficiente de variação em relação ao peso médio.
( ) Descrição, aspecto, caracteres organolépticos, pH e peso ou volume antes do envase.
( ) Descrição, aspecto, caracteres organolépticos, pH (quando aplicável) e quantidade em peso ou volume.

A sequência CORRETA é:

    A) 1 – 2 – 3.

    B) 1 – 3 – 2.

    C) 2 – 3 – 1.

    D) 3 – 2 – 1.

    E) 2 – 1 – 3.

A homeopatia é uma ciência terapêutica que tem base na lei natural de cura Similia similibus curantus (os semelhantes curados pelos semelhantes), enunciada por Hipócrates, e tem mais de 200 anos de idade. Procura tratar pacientes com substâncias altamente diluídas que são administradas por via oral.

 A respeito do exposto, julgue os itens a seguir. 
Os medicamentos homeopáticos devem ser ingeridos junto com as refeições. Se o paciente for ingeri-los próximo à escovação dos dentes, deverá fazê-lo 10 minutos antes ou 30 minutos depois da higienização bucal.

De acordo com a Resolução Da Diretoria Colegiada - RDC Nº 67, de 8 de outubro de 2007 que dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, em seu Art. 2º diz que a farmácia é:

Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Classificada conforme os 6 (seis) grupos de atividades estabelecidos no Regulamento Técnico desta Resolução, de acordo com a complexidade do processo de manipulação e das características dos insumos utilizados, para fins do atendimento aos critérios de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF).

    B) Classificada conforme os 2 (dois) grupos de atividades estabelecidos no Regulamento Técnico desta Resolução, de acordo com a complexidade do processo de manipulação e das características dos insumos utilizados, para fins do atendimento aos critérios de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF).

    C) Classificada conforme os 6 (seis) grupos de atividades estabelecidos no Conselho Regional de Farmácia, de acordo com a complexidade do processo de manipulação e das características dos insumos utilizados, para fins do atendimento aos critérios de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF).

    D) Classificada conforme os 4 (quatro) grupos de atividades estabelecidos no Regulamento Técnico desta Resolução, de acordo com a complexidade do processo de manipulação.

    E) Classificada conforme os 10 (dez) grupos de atividades estabelecidos no Regulamento Técnico desta Resolução, de acordo com a complexidade do processo de manipulação e das características dos insumos utilizados, para fins do atendimento aos critérios determinados pelo Ministério da Saúde.

A Política Nacional de Medicamentos, aprovada pela Portaria no 3.916/1998, tem como uma das respectivas diretrizes prioritárias o desenvolvimento da assistência farmacêutica, agregando valor a ações e serviços de saúde. Uma das funções do gestor farmacêutico é a aquisição dos medicamentos.

Acerca dos conhecimentos relativos à gestão farmacêutica, julgue os itens a seguir. 
O uso do zero antes da vírgula ou de ponto deve ser evitado para definir a concentração de um medicamento, pois pode gerar confusão e erro de 10 vezes na dose prescrita.

Para que um medicamento atue e produza seus efeitos característicos, deve primeiro ser absorvido e então atingir uma concentração eficiente em seu local de ação. A absorção da droga geralmente é definida como a passagem da droga de seu local de administração para a corrente sanguínea.

“Estes tipos de absorção são usados para transportar fármacos excepcionalmente grandes através da membrana celular. A endocitose envolve o engolfamento de moléculas do fármaco pela membrana e seu transporte para o interior da célula pela compressão da vesícula cheia de fármaco”.

Sobre os tipos de absorção de medicamentos descrito anteriormente, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Endocitose e exocitose.

    B) Transporte Ativo.

    C) Difusão Facilitada.

    D) Difusão Passiva

    E) Transporte Inativo.

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), Resolução no 338/2004 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), é parte integrante da Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde e garantindo os princípios da universalidade, integralidade e equidade. Como uma das diretrizes prioritárias da Política Nacional de Medicamentos, o desenvolvimento da assistência farmacêutica agrega valor a ações e serviços de saúde.

 Quanto à assistência e aos serviços farmacêuticos, julgue os itens a seguir. 
A assistência farmacêutica deve ser compreendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, entre as quais destacam-se as políticas de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos, entre outras, garantindo a intersetorialidade inerente ao SUS. A implantação dessas políticas envolve apenas o setor público.

Com base nessas diretrizes, que são agravadas pelo cenário de pandemia, os proprietários de farmácias devem estar atentos às recomendações de higienização dos ambientes. Em conformidade com os apontamentos do Ministério da Saúde (MS), algumas recomendações para a limpeza dos estabelecimentos são:

I. Produtos para limpeza: As substâncias indicadas para limpeza e desinfecção dos ambientes são, principalmente, solução de hipoclorito 1%, álcool 70% e detergentes que contenham cloro ativo. Além disso, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomenda água sanitária e desinfetantes em geral, para higienização de superfícies e objetos.

II. Higienização das roupas: as autoridades de saúde recomendam que as vestimentas dos profissionais sejam esterilizadas, ao menos, duas vezes por semana. No entanto, o funcionário deve trocar de roupa, imediatamente, caso tenha contato com algum paciente, supostamente, infectado. Para a esterilização, é recomendado que a lavagem seja feita com água quente, em 75 graus, deixando de molho por 30 minutos. Caso seja necessário um procedimento mais rápido, a temperatura pode ser aumentada para 80 graus, deixando em repouso por 10 minutos.

III. Utensílios para instrumentação clínica: objetos como estetoscópios, termômetros, glicosímetros, aparelho de pressão, balanças, entre outros, que fazem parte do cotidiano das farmácias, devem ser higienizados com álcool líquido 70% após cada utilização.

IV. Ambientes da farmácia e aparelhos: chão, banheiros, pias, balcão, além de equipamentos como refrigerados e ar-condicionado, por exemplo, devem ser desinfetados com cloro ativo ou solução hipoclorito 1%. Esse procedimento de limpeza deve ser realizado, ao menos, uma vez ao dia.

V. Armazenamento de produtos de limpeza e precauções: os utensílios utilizados para limpeza da farmácia devem ser guardados em uma área própria, separadamente, dos demais ambientes da unidade de saúde. Durante a aplicação desses produtos, a recomendação é seguir os apontamentos do fabricante. Além disso, o uso de luvas e óculos de proteção também são indicados para o manuseio de muitas desses objetos e substâncias.

Estão CORRETAS:

    A) I e II apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) II, IV e V apenas.

    D) I, III e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), Resolução no 338/2004 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), é parte integrante da Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde e garantindo os princípios da universalidade, integralidade e equidade. Como uma das diretrizes prioritárias da Política Nacional de Medicamentos, o desenvolvimento da assistência farmacêutica agrega valor a ações e serviços de saúde.

 Quanto à assistência e aos serviços farmacêuticos, julgue os itens a seguir. 
O financiamento da assistência farmacêutica é constituído por: componente básico da assistência farmacêutica, componente estratégico da assistência farmacêutica, componente de doenças endêmicas e componente especializado da assistência farmacêutica.

Sobre a Manipulação Homeopática é CORRETO afirmar que:

I. Para a manipulação desses medicamentos os funcionários devem estar higienizados e não odorizados.

II. A estrutura física deve conter: Sala exclusiva e isolada fisicamente para preparações homeopáticas, localizada em área de baixa incidência de radiações e odores fortes; área ou local de sanitização e inativação;

III. A farmácia que realizar preparo de autoisoterápico deve possuir uma sala específica para coleta e manipulação até 12CH ou 24DH.

IV. A limpeza e a sanitização do local deve utilizar produtos sem odores e que não deixem resíduos, como por exemplo, solução hidroalcoólica 70 % (p/p) (77ºGL).

V. O prazo de validade e a manipulação da Matriz (forma farmacêutica homeopática de estoque) com teor alcoólico devem ser realizados de acordo com a terceira edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira.

VI. O controle de qualidade é realizado no insumo inerte através de análise de acordo com a farmacopeia/fornecedor e também de análise microbiológica das matrizes de estoque, por amostragem representativa, devendo-se estipular periodicidade adequada.

Estão CORRETAS:

    A) I, II, III e IV apenas.

    B) II, III, V e VI apenas.

    C) III, IV, V, e VI apenas.

    D) I, III, V e Vi apenas.

    E) I, II, III, IV, V, VI.

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), Resolução no 338/2004 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), é parte integrante da Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde e garantindo os princípios da universalidade, integralidade e equidade. Como uma das diretrizes prioritárias da Política Nacional de Medicamentos, o desenvolvimento da assistência farmacêutica agrega valor a ações e serviços de saúde.

 Quanto à assistência e aos serviços farmacêuticos, julgue os itens a seguir. 
O financiamento da assistência farmacêutica é de responsabilidade das três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e é pactuado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Os recursos do bloco da assistência farmacêutica devem ser movimentados em contas específicas para cada componente relativo ao bloco.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...