Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A modificação de Emmons do meio de Sabouraud deu origem a um ágar para uso mais genérico, que se apresenta com:
menos glicose e um pH de 6,8 a 7,0
dextrose de batata e um pH de 6,8 a 7,0
menos glicose e um pH de 5,5 a 5,6
mais glicose e um pH de 7,0 a 7,2
Em meio de cultura para fungos o Aspergillus fumigatus geralmente se apresenta com colônias que variam de granulosas a algodonosas, de colorações:
esverdeada, cinza-esverdeada ou marron-esverdeada
amarela ou marron-amarelada
camurça, amarela ou cinza-esverdeada
negro-azeviche ou cinza-azulada
Dadas as afirmativas abaixo.
I. Os dermatófitos formam um grupo definido de fungos que infectam pele, pêlos e unhas.
II. Qualquer fungo filamentoso isolado em cultivo a partir de amostras de pele é considerado uma espécie de dermatófito.
III. As colônias de fungos filamentosos dermatofíticos em meios de cultura artificiais são característicos, não existindo variação no aspecto da mesma cepa.
IV. Comparando o crescimento de Trichophyton. mentagrophytes e Trichophyton. rubrum em ágar fubá, observa-se uma nítida diferença de pigmentação entre as duas espécies.
V. A principal característica microscópica distintiva do gênero Microsporum é a presença de macroconídios de paredes grosas e rugosas.
São verdadeiras somente
I, III e IV
II, IV e V
I, IV e V
III, IV e V
O método mais simples de exame direto para pesquisa de fungos é a observação de uma suspensão da amostra entre lâmina e lamínula em:
água destilada e deionizada
solução salina estéril
solução de hidróxido de sódio
solução de KOH
A criptococose doença causada pela levedura Crytococcus neoformans tem acentuada predileção pelos pulmões e cérebro. As fezes de pombos parecem constituir a principal fonte conhecida de exposição humana. Os indivíduos com AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) mostram-se particularmente suscetíveis. No seu diagnóstico sorológico podemos usar:
aglutinação com partículas de latex, revestidas com globulinas anti-C.neoformans para pesquisa do antígeno polissacarídico deste fungo
imunodifusão em gel de ágar revestidos com globulinas anti-C.neoformans para pesquisa do antígeno deste fungo
aglutinação de antígenos purificados com imunoglobulinas revestidas com anti-C.,neoformans
imunodifusão dupla
A toxicologia estuda os efeitos tóxicos das substâncias químicas ao interagirem com o organismo vivo. Com base nos princípios da toxicologia, marque a opção verdadeira:
Dependendo das condições de exposição, toda substância química pode agir como toxicante.
Para fins didáticos, a intoxicação é dividida nas seguintes fases: fase toxicocinética, fase toxicodinâmica e fase clínica.
A toxicologia experimental é uma área de conhecimento da toxicologia que trata da detecção do agente químico.
A toxicidade de um agente químico se traduz através de sinais e sintomas clínicos.
Analise as afirmativas abaixo:
I - O efeito exacerbado é aquele que ocorre em tecidos com difícil capacidade de regeneração.
II - Os carcinógenos produzem efeito tóxico do tipo retardado.
III - Uma reação só pode ser denominada alérgica quando é determinada geneticamente.
IV - A reação de hiporreatividade requer doses mais altas que as usuais para um efeito qualitativamente igual ao normal.
V - O efeito tóxico local requer a absorção e distribuição do toxicante.
São corretas as afirmativas:
I, III e V
II e IV
II, III e V
II, IV e V
Leia as alternativas abaixo e marque a opção correta:
Um dos parâmetros utilizados para expressar o grau de toxicidade crônica das substâncias químicas é a DL50.
A natureza dos efeitos tóxicos produzidos por um certo agente químico independe da freqüência e duração da exposição.
Com base nos valores de DL50 , as substâncias que necessitam de altas doses para produzir o efeito tóxico são classificados como altamente tóxicos.
A DL50 possibilita saber se um toxicante é absorvido com a mesma eficiência por diferentes vias de administração.
A administração de duas ou mais substâncias leva a interações químicas. Analise as afirmativas relacionadas ao assunto e marque a opção verdadeira:
A interação entre duas substâncias com mecanismos de ação iguais, resulta em uma soma de efeitos produzidos por cada uma delas, levando a um efeito aditivo.
O tetracloreto de carbono e etanol são hepatotóxicos, mas, juntos, um bloqueia a ação do outro, produzindo uma anulação do efeito hepatotóxico.
Sinergismo acontece quando uma determinada substância não tem efeito tóxico num certo órgão ou sistema, mas quando administrada junto a outra substância química com toxicidade específica em determinado órgão, torna a última muito menos tóxica.
Potenciação acontece quando o efeito combinado das duas substâncias é igual ou superior soma matemática dos efeitos que cada uma delas produz quando administradas separadamente.
O antagonismo é a base do tratamento nas intoxicações agudas. Analise as afirmativas abaixo:
I - O antagonismo acontece quando duas substâncias administradas juntas, uma interfere na ação da outra.
II - Uma intoxicação por barbitúrico leva a hipotensão, a qual pode ser revertida pelo uso de adrenalina. Esta interação chama-se funcional.
III - O uso de dimercaprol numa intoxicação por metais leva a produtos menos tóxicos, e esta interação chama-se antagonismo químico.
IV - Numa intoxicação por monóxido de carbono, há formação de carboxihemoglobina quando interage com a hemoglobina. A administração de oxigênio é a base do tratamento, uma vez que há uma competição com o monóxido de carbono pelo mesmo sítio de ligação da hemoglobina.
V - Um antagonismo toxicocinético acontece com a interação de um indutor enzimático com um inseticida organofosforado. Nesta interação observa-se um efeito tóxico maior produzido pelo inseticida.
Estão corretas:
Apenas I e III
Apenas I e IV
Apenas II e V
Todas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...