Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Administração e Economia Farmacêutica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Para que uma empresa farmacêutica possa se manter em um ambiente altamente competitivo e prosperar no mercado é preciso planejar, permitindo
identificar com clareza os objetivos esperados a longo prazo, almejar grandes margens de lucro, garantir a otimização dos recursos disponíveis, ficar alheio às necessidades de mudança e de adaptação e constituir uma base de dados que permita avaliar a efetividade do sistema.
identificar com clareza os objetivos esperados a longo prazo, avaliar as necessidades e problemas mais relevantes, garantir a otimização dos recursos disponíveis, buscar e orientar investimentos de recursos adicionais e constituir uma base de dados que permita avaliar a efetividade do sistema.
identificar com clareza os objetivos esperados a longo prazo, avaliar as necessidades e problemas mais relevantes, garantir a otimização dos recursos disponíveis, buscar e orientar investimentos de recursos adicionais e ficar alheio às necessidades de mudança e de adaptação.
identificar com clareza os objetivos esperados a longo prazo, desconsiderar os problemas existentes, garantir a otimização dos recursos disponíveis, buscar e orientar investimentos de recursos adicionais e almejar grandes margens de lucro.
identificar com clareza os objetivos esperados a longo prazo, ficar alheio às necessidades de mudança e de adaptação, desconsiderar a otimização dos recursos disponíveis, almejar grandes margens de lucro e constituir uma base de dados que permita avaliar a efetividade do sistema.
Farmácia - Analise Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
O diagnóstico laboratorial do Infarto Agudo do Miocárdio poderá ser feito, nas primeiras doze horas após o início da dor, por meio das determinações sangüíneas de
desidrogenase láctica e aspartato aminotransferase.
isoenzima-MB da creatinoquinase e troponina I e T.
aspartato aminotransferase e alanina aminotransferase.
desidrogenase láctica e leucina aminopeptidase.
gamaglutamil transferase e aspartato aminotransferase.
Farmácia - Analise Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
O hemograma é um exame freqüentemente solicitado pelos médicos para avaliação da celularidade do sangue periférico. Entre os componentes celulares reconhecíveis ao microscópio óptico estão os leucócitos, as hemácias e as plaquetas. Em relação a esses componentes, pode-se afirmar corretamente que
hemácias hipocrômicas e normocíticas são encontradas nas anemias ferroprivas.
leucocitose de 30 000/mm3 num indivíduo adulto às custas de neutrofilia e desvio à esquerda pode estar relacionada a processo infeccioso bacteriano.
plaquetoses são freqüentemente observadas em indivíduos com distúrbios da coagulação, principalmente nos que apresentam diminuição do fator II (Protrombina).
a presença de linfócitos atípicos em crianças é sempre sugestiva de processos leucêmicos.
os reticulócitos poderão ser observados por meio da coloração com azul de cresil brilhante do DNA mitocondrial residual dos eritroblastos.
Farmácia - Analise Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Considere as afirmações relacionadas aos métodos laboratoriais de análise por fracionamento.
I. A eletroforese é uma técnica de separação quantitativa baseada na utilização de um campo elétrico e pode ser usada nas determinações de proteínas, hemoglobinas e isoenzimas.
II. A cromatografia em camada delgada tem como fundamento a separação dos componentes da amostra baseada nas diferenças de solubilidade e polaridade dos solventes, na polaridade da amostra e na velocidade de difusão.
III. Na técnica de imunoeletroforese, não é necessária a utilização de campo elétrico. Nesse procedimento, ocorre a imunoprecipitação entre antígenos e anticorpos por meio da difusão.
Farmácia - Analise Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Com relação às reações de imunofluorescência, pode-se afirmar corretamente que
é necessário o uso de um segundo anticorpo associado ao composto fluorescente na imunofluorescência direta
o microscópio óptico comum, por meio do uso do diafragma de campo escuro, é suficiente para a leitura das reações.
é necessário o uso de um segundo anticorpo associado ao composto fluorescente na imunofluorescência indireta.
a identificação do Streptococcus beta-hemolítico do grupo A, a partir de cultura em meio apropriado, não é possível pela reação de imunofluorescência direta.
a reação de imunofluorescência indireta, na detecção de anticorpos anti-Treponema pallidum, não requer uso de soro controle, pois os títulos obtidos são normalmente superiores à diluição 1/100.
Farmácia - Analise Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Sobre a análise da urina, por meio da metodologia das fitas reagentes para determinações semiquantitativas, é correto afirmar que
a medida da densidade urinária, em indivíduos com ingesta hídrica normal, pode variar de 1 036 a 1 040.
Farmácia - Analise Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Sobre as doenças hematológicas que podem ser diagnosticadas pela técnica de eletroforese de hemoglobinas, é correto afirmar que
a anemia falciforme é caracterizada pela formação de uma hemoglobina anormal (hemoglobina S), formada a partir da substituição da valina por histidina na cadeia beta da globina.
a presença de esferocitose e hemácias em foice, no sangue periférico, pode caracterizar um quadro de anemia falciforme.
a presença de eritroblastos, hemácias em alvo, hipocromia e poiquilocitose extrema no sangue periférico pode caracterizar uma beta-talassemia.
a hemoglobina fetal (HbF) persiste normalmente na idade adulta e sua concentração pode corresponder a 15% a 30% da hemoglobina total no sangue periférico.
Farmácia - Analise Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Considere as afirmações sobre cultura de materiais orgânicos realizada nos laboratórios de análises clínicas.
I. A Mycobacterium tuberculosis pode ser isolada a partir da cultura do escarro de indivíduos infectados. Nos meios de cultura usuais, observa-se crescimento entre 12 a 24 horas após a semeadura.
II. Bactérias do gênero Salmonella são bacilos gram-negativos pertencentes à família das Enterobacteriaceae, não formadoras de esporos, anaeróbios facultativos.
III. O estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield (Streptococcus pyogenes) é um dos agentes etiológicos das amigdalites agudas, principalmente em crianças de 5 a 15 anos, podendo ser identificado por meio do teste da bacitracina em baixas concentrações. Com relação aos itens, pode-se afirmar que está correto o contido apenas em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Com relação à dispensação de medicamentos, assinale a alternativa correta.
Farmácia - Biotecnologia Farmacêutica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Para muitos pacientes, o medicamento na forma líquida é preferível à sólida pela maior facilidade de deglutição e flexibilidade da administração de diferentes doses. Entretanto, certos fármacos apresentam sabor desagradável, o qual pode ser evitado quando o medicamento é administrado na forma de partículas
dissolvidas, quer de uma solução quer de uma suspensão.
não dissolvidas de uma solução.
não dissolvidas de uma suspensão.
dissolvidas de uma solução.
dissolvidas de uma suspensão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...