Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Controle de Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Quanto às fórmulas magistrais, pode-se afirmar que a farmácia
não está obrigada a realizar análise nas fórmulas manipuladas, considerando que deverá utilizar as seguintes práticas: controle de qualidade das matérias-primas, incluindo a água e estoques mínimos permitidos; controle de processo de manipulação; treinamentos dos funcionários e procedimentos operacionais.
está obrigada a realizar análise das fórmulas manipuladas que apresentam psicofármacos, anti-retrovirais e retinóides de uso sistêmico
está obrigada a realizar análise das fórmulas manipuladas que apresentam anabolizantes.
não está obrigada a realizar análise das fórmulas manipuladas, considerando que deverá utilizar as seguintes práticas: controle de qualidade da água, dos materiais de embalagem e estoques mínimos permitidos; treinamentos dos funcionários e procedimentos operacionais.
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Vinte comprimidos de fluoxetina foram encaminhados ao laboratório para a determinação de uniformidade de conteúdo. Utilizando os dados seguintes, calcule o peso médio e a variação máxima e mínima, respectivamente.
0,2231 g; 7,8%; 6,3%.
0,2171 g; 6,8%; 8,3%.
0,2231 g; 6,3%; 7,8%.
Farmácia - Farmacoepidemiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Quando falamos de epidemias na história do Brasil, a primeira a ser lembrada é a febre amarela. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, chegou ao Brasil no século XVII em navios que vinham da África. Os primeiros casos datam de 1685, no Recife, e de 1692, na cidade de Salvador. No ano de 1685, veio a Recife um navio africano. Algumas semanas após o início da viagem, um dos tripulantes adoeceu de febre amarela e a doença se alastrou rapidamente. Quando cessou a epidemia, das 340 pessoas da guarnição restavam apenas 106 vivas, das quais 7 aparentemente não haviam sido afetadas. As medidas de mortalidade pertinentes (coeficiente de mortalidade e de letalidade) foram, respectivamente, de:
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
A AIDS surgiu no cenário mundial como uma pandemia. Estima-se que existam 38 milhões de pessoas portadoras do vírus HIV. No Brasil, o Ministério da Saúde notificou 310 000 casos de AIDS do início da década de 80 até dezembro de 2003 e 22 mil novos casos notificados naquele mesmo ano. A taxa de mortalidade no país vem se mostrando estável nos últimos anos (6,3 óbitos por AIDS para cada 100 mil habitantes), o que se atribui à política de distribuição de medicamentos antiretrovirais pelo Sistema Único de Saúde. Para o tratamento da infecção pelo HIV são usadas correntemente três classes de antiretrovirais: análogos nucleosídeos e nucleotídeos (NRTI's), inibidores não-nucleosídeos da transcriptase reversa (NNRTI's) e inibidores da protease (PI's). São inibidores de protease:
indinavir e ritonavir.
didanosina e zidovudina.
nevirapina e estavudina.
saquinavir e nevirapina.
efavirenz e didanosina.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Os adjuvantes farmacotécnicos que devem ser utilizados na composição de uma fórmula farmacêutica, na forma de solução, que contém um fármaco, o qual se decompõe na presença de luz e íons metálicos, são, respectivamente:
oxidante e quelante.
quelante e conservante.
Farmácia - Imunofarmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
O marcador imunológico que indica infecção ativa pelo vírus da hepatite B é:
Farmácia - Imunofarmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), causada por um vírus da família Retroviridae, é tida como a maior pandemia do século XX. Tendo em vista os vários exames laboratoriais utilizados em indivíduos portadores dessa síndrome, considere as afirmações a seguir.
I. O teste de ELISA (Ensaio Imunoenzimático) é amplamente utilizado e pode detectar anticorpos anti-HIV geralmente a partir da quarta semana de infecção.
II. A reação de Imunoeletrotransferência ou Western-blot é considerada técnica de escolha para confirmação do ELISA, porque identifica proteínas específicas do vírus.
III. A contagem de linfócitos TCD4 e TCD8 é inversamente proporcional à carga viral. Pode-se afirmar que está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
Farmácia - Nutrição Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
A atenção farmacêutica é a prática em que o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. Tem como objetivo alcançar resultados terapêuticos definidos na saúde e qualidade de vida dos pacientes. Neste contexto, é fundamental o conhecimento das interações alimento- medicamentos. Assim, pode-se afirmar que
a ingestão de broncodilatores contendo teofilina juntamente com uma dieta rica em gorduras pode aumentar a absorção do fármaco em questão e, conseqüentemente, sua concentração plasmática efetiva e os efeitos colaterais.
ingestão concomitante de broncodilatadores e café, chocolate e refrigerantes diminuem os efeitos colaterais desse grupo farmacológico.
as tetraciclinas devem ser administradas com leite para favorecer a sua absorção e ação terapêutica.
devido aos transtornos gástricos promovidos pelos antibióticos quinolônicos (ciprofloxacina) inibidores nãonucleosídeos da transcriptase reversa (NNRTI's), por exemplo, recomenda-se administrá-los com antiácidos e vitaminas que contenham ferro.
durante a terapia com warfarina, recomenda-se a ingestão de brócoli, espinafre, couve-flor e couve de bruxelas, alimentos ricos em vitamina K, para aumentar a ação farmacológica desse anticoagulante.
Farmácia - Patologia Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Entre as causas de anemias hemolíticas associadas a defeitos enzimáticos das hemácias, pode-se citar deficiência de
glutâmico-pirúvico quinase.
glicose-6-fosfato desidrogenase.
fosfolactato desidrogenase.
5-glutamil transpeptidase.
alfa-hidroxibutirato-5-desidrogenase.
Farmácia - Patologia Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
É considerada hemoglobinopatia a
presença de quantidade aumentada de hemoglobina A2 no sangue do indivíduo adulto.
ausência de hemoglobina F no sangue de crianças menores de um ano de idade.
presença de quantidade aumentada de hemoglobina F no sangue do indivíduo adulto.
ausência de hemoglobina S no sangue do indivíduo adulto.
presença de hemoglobinas S e C no sangue do indivíduo adulto e no sangue de crianças menores de um ano de idade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...