Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O conceito de estabilidade de um produto farmacêutico abrange muitos aspectos. Em função dessas características, são estabelecidos critérios de aceitação, também chamados de tipos de estabilidade. O tipo de estabilidade que determina a manutenção de sua integridade e teor declarado dentro dos limites especificados, por um determinado período de tempo, denomina-se estabilidade:
terapêutica.
toxicológica.
química.
microbiológica.
A farmácia hospitalar pode ser conceituada como uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por profissional farmacêutico.
Com base nesse assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O farmacêutico deve seguir ações de controle de infecções hospitalares.
A contribuição da farmácia no controle das infecções hospitalares é considerada relevante pelo American Society of Health.
O controle das infecções hospitalares é uma atividade essencialmente desenvolvida pelo profissional farmacêutico.
A principal atividade que a farmácia deve desenvolver no controle das infecções é a promoção do uso racional de antimicrobianos.
Se a ocupação do receptor nicotínico por um agonista for prolongada, a resposta efetora é:
intensificada (neurônio pós-ganglionar acelera disparos e célula muscular contrai).
intensificada (neurônio pré-ganglionar acelera disparos e célula muscular relaxa).
abolida (neurônio pós-ganglionar cessa de disparar e célula muscular relaxa).
abolida (neurônio pré-ganglionar cessa de disparar e célula muscular contrai).
Medicamento genérico é aquele que:
é intercambiável com o medicamento inovador;
pode ser produzido sem necessidade de registro no Ministério da Saúde, comprovado sua eficiência, segurança e eficácia;
pode ser usado em substituição ao medicamento de referência, comprovada sua efetividade terapêutica, dispensando os testes de bioequivalência e equivalência farmacêutica;
pode ser produzido em farmácia magistral, comprovada sua eficiência, segurança e eficácia;
obteve concessão de patente pela ANVISA imediatamente após o vencimento da patente original de seu medicamento similar.
O compêndio de referência para especificações técnicas de qualidade de fármacos e medicamentos, aceito oficialmente no Brasil, é:
Formulário Nacional Brasileiro;
INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial;
Merck Index;
Farmacopéia Européia;
Dicionário de Especialidades Farmacêuticas.
Segundo as boas práticas de manipulação de medicamentos, insumo inerte:
não é reativo quimicamente com nenhuma substância;
não apresenta características organolépticas detectáveis;
não afeta as propriedades biofarmacêuticas do medicamento;
não apresenta propriedades farmacológicas ou terapêuticas nas concentrações usadas;
pode ser empregado em substituição a qualquer outro insumo inerte sem alterar a qualidade, segurança e eficácia do produto.
No âmbito da Farmácia Magistral, é correto afirmar que a reanálise:
permite revalidar um produto caso este esteja dentro das especificações de qualidade;
confirma a manutenção das especificações estabelecidas pelo fabricante, dentro do seu prazo de validade;
atesta a validação das operações unitárias envolvidas no procedimento de formulação;
é efetuada sempre que a dose ou posologia dos produtos prescritos ultrapassar os limites farmacológicos ou a prescrição apresentar incompatibilidade ou interações potencialmente perigosas;
permite o uso do produto reanalisado caso expirado sua validade, assegurado o atendimento às especificações de qualidade do mesmo.
Observe as afirmativas a seguir em relação à produção de medicamentos:
I - Medicamentos manipulados em farmácia de atendimento privativo de unidade hospitalar ou qualquer equivalente de assistência médica, somente podem ser utilizados em pacientes internados ou sob os cuidados da própria instituição, sendo vedada a comercialização dos mesmos;
II - A farmácia pode transformar especialidade farmacêutica, em caráter excepcional quando da indisponibilidade da matéria prima no mercado e ausência da especialidade na dose e concentração e ou forma farmacêutica compatíveis com as condições clínicas do paciente, de forma a adequá-la à prescrição.
III - Não é permitida à farmácia a dispensação de medicamentos industrializados, sejam de referência, genéricos ou similares.
Assinale a alternativa correta:
apenas a afirmativa I está correta;
apenas a afirmativa II está correta;
apenas as afirmativas I e II estão corretas;
apenas as afirmativas II e III estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
Texto para as questões de 43 a 48
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, HIV-1, provocou consideráveis modificações na sociedade e na prática médica e laboratorial a partir da década de 80 do século XX. O risco de transmissão pelo contato de sangue contaminado com lesões na pele tornou rotineiros alguns procedimentos de segurança antes pouco utilizados, uma vez que a taxa de infecção em profissionais da saúde é de 3 para 1.000. Em algumas regiões, a incidência dessa infecção em mulheres chega a 24% por ano, e 5% dos usuários de drogas injetáveis são portadores do vírus HIV-1. Infecções oportunistas, como a pneumonia por Pneumocystis carinii, passaram a apresentar maior incidência, fazendo-se necessário o uso de diversos recursos laboratoriais não somente para o diagnóstico e o acompanhamento da infecção por HIV como também para o acompanhamento das próprias infecções oportunistas.
Com alguma freqüência, observa-se comprometimento renal em pacientes infectados pelo HIV. Considerando, ainda, o texto e as diversas provas de função renal, assinale a opção correta.
A dosagem de creatinina é feita pela precipitação desse composto com a adição de NaOH.
A dosagem de creatinina é feita indiretamente pela quantificação da fosfocreatina, uma vez que a creatinina é muito instável para ser dosada.
A depuração de creatinina é uma prova de função renal que depende da concentração de creatinina plasmática e urinária.
A dosagem de uréia é feita por meio de sua reação com a alanina, tendo como produto a glutamina.
O teste de depuração de uréia apresenta uma exatidão maior que o de creatinina, pois o primeiro não depende do volume urinário.
Dosagens enzimáticas para avaliação de função hepática serão realizadas em um laboratório que não dispõe de kits previamente preparados para tal finalidade. Em um manual disponível no laboratório, foram encontradas as informações a seguir.
A gama-glutamil-transferase liga-se ao substrato gama-glutamil-p-nitroanilina, formando p-nitroanilina.
A reação deve ser processada em tampão TRIS 0,185 mol/L, em pH = 8,25.
A p-nitroanilina é detectável por fotometria, utilizando-se um comprimento de onda de 405 nm.
No laboratório, estão disponíveis gama-glutamiltransferase, gama-glutamil-p-nitroanilina, glicina, TRIS, p-nitroanilina, entre outros compostos e equipamentos mencionados no manual, além de todas as vidrarias e todos os equipamentos necessários à realização da referida dosagem enzimática.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
Para se preparar um teste que avalie a atividade de gamaglutamil- trasferase, é suficiente colocar o plasma do paciente em contato com gama-glutamil-p-nitroanilina e fazer uma única medida de absorbância.
Se o tampão TRIS disponível estiver na concentração de 1 mol/L, devem-se adicionar 185 mL desse tampão a 815 mL de água para se obter a concentração correta, desde que a densidade do tampão seja igual à da água.
Na situação mencionada, não são necessárias repetições da dosagem para validação estatística, pois não se trata de um estudo epidemiológico.
Deve ser feita uma curva de calibração realizando-se dosagens fotométricas de gama-glutamil-p-nitroanilina.
Caso o tampão preparado esteja em pH = 8,75, deve-se adicionar uma pequena quantidade de base para alcalinizar a solução até se obter o pH desejado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...