Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A hipertensão provoca alterações patológicas nos vasos sanguíneos e hipertrofia do ventrículo esquerdo e, consequentemente, é a principal causadora de AVC, doenças coronarianas, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal, entre outras enfermidades no sistema cardiovascular. A respeito dos fármacos usados no tratamento de doenças cardiovasculares e renais, julgue os itens que se seguem.
A metildopa é um profármaco biotransformado no fígado em seu metabólito ativo.
Acerca da farmacologia do sistema nervoso central, julgue os próximos itens.
A morfina provoca miose por ação excitadora do nervo parassimpático que inerva a pupila.
No que se refere aos fármacos que afetam a função gastrointestinal, julgue os itens seguintes.
O omeprazol exerce sua ação farmacológica por meio da inibição competitiva dos receptores H2 nas células parietais.
A respeito das interações medicamentosas, julgue os itens que se seguem.
A naloxona é um agonista da morfina, enquanto a codeína é um antagonista.
Os anticoagulantes têm sido indicados também para pacientes que receberam próteses mecânicas de válvulas cardíacas, com o objetivo de impedir a formação de coágulos após o contato do sangue com esses materiais não biológicos. Um anticoagulante importante é a heparina, administrada por via endovenosa em hospitais, utilizada para diferentes tipos de patologias. A respeito dos anticoagulantes, julgue os itens a seguir.
Para se avaliar o potencial de perigo do uso de um medicamento, devem ser consideradas a farmacodinâmica desse medicamento, a dose necessária para atingir esse efeito, as informações sobre o indivíduo que foi exposto e a farmacocinética do medicamento nesse organismo.
Farmácia - Farmacodinâmica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Nafazolina, oximetazolina, fenilefrina e pseudoefedrina são agentes simpaticomiméticos utilizados para alívio da congestão nasal, que produzem seu efeito por
efeito diurético reduzindo o edema que produz a congestão nasal.
vasoconstrição da mucosa nasal.
antagonizar receptores H1 aliviando a congestão nasal.
vasodilatação da mucosa nasal.
ativação de receptores beta-adrenérgicos do pulmão, produzindo efeito broncodilatador.
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune, caracterizada por poliartrite periférica, cuja etiologia é desconhecida. O tratamento tem como objetivo prevenir ou controlar as lesões articulares e varia com o estágio e a gravidade da doença. Para controlar a dor e o processo inflamatório articular, são utilizados diversos medicamentos, entre eles os antiinflamatórios não-esteróides (AINES). A respeito dos AINES, julgue os itens subseqüentes.
O tempo de duração da ação do ácido acetil salicílico não depende diretamente da meia vida plasmática desse fármaco.
A infecção hospitalar é conceituada como qualquer processo infeccioso adquirido no ambiente hospitalar. Todos os hospitais brasileiros devem possuir um programa de controle das infecções hospitalares (PCIH), cujas diretrizes e normas de execução são definidas pelo Ministério da Saúde. Entre as principais infecções hospitalares descritas, está a infecção da ferida cirúrgica, e a profilaxia antimicrobiana é um instrumento importante na prevenção da infecção da ferida operatória. A respeito do controle da infecção hospitalar e da profilaxia antimicrobiana, julgue os itens a seguir.
Os antimicrobianos betalactâmicos agem na função e na estrutura do DNA bacteriano.
Diversas doenças são originárias de um distúrbio grave no SNC, tais como a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, a deterioração cognitiva branda, a doença de Huntington, a esclerose lateral amiotrófica, a depressão e a memória de longa duração defeituosa. Atualmente, diversos fármacos são utilizados para tratar, prevenir e(ou) controlar esses distúrbios. A respeito dos alvos possíveis e dos mediadores presentes no SNC que se ligam aos fármacos disponíveis, assinale a opção correta.
Os fármacos neuroativos atuam somente através dos canais de íons e dos receptores acoplados a proteínas G.
A adrenalina e os eocosanoides são classificados como mediadores químicos não-clássicos.
A dopamina é considerada um neuromediador convencional de pequenas moléculas.
Os mediadores conhecidos como neuropeptídios possuem a função de neurotransmissor sináptico.
A 5-hidroxitriptamina é capaz de se ligar a receptores acoplados à proteína G e, após essa ligação, promove o crescimento neuronal.
Atualmente, existem mais de 20 fármacos antipsicóticos disponíveis no mercado. A clorpromazina é um fármaco importante no tratamento das doenças psicóticas e está sendo prescrita para os pacientes psicóticos desde a década de 50. A respeito da interação entre esse fármaco e o organismo do paciente, assinale a opção correta.
A clorpromazina atua bloqueando os receptores póssinápticos dopaminérgicos mesolímbicos no cérebro.
A clorpromazina é rapidamente absorvida pela via oral, elevando a concentração plasmática horas após a administração, mesmo durante seu uso crônico.
A clorpromazina é altamente lipofóbica e apresenta alta capacidade de se acumular em órgãos muito vascularizados, como o cérebro, o pulmão e o fígado.
A administração conjunta de anti-histamínico e clorpromazina é bem tolerada pelo paciente.
Pacientes que utilizam clorpromazina apresentam toxicidade aguda alta nos primeiros dias, associada a imprevisibilidade de resposta clínica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...