Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A manipulação de agentes antineoplásicos deve ser realizada
em câmara de fluxo laminar horizontal, utilizando respirador com filtro retentor de partículas
em câmara de segurança biológica classe II, tipo B2, utilizando respirador com filtro P3
em câmara de segurança biológica classe I, tipo A, utilzando respirador com filtro de carvão ativado
em câmara de fluxo laminar vertical, utilizando máscara cirúrgica
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune, caracterizada por poliartrite periférica, cuja etiologia é desconhecida. O tratamento tem como objetivo prevenir ou controlar as lesões articulares e varia de acordo com o estágio e a gravidade da doença. Para controlar a dor e o processo inflamatório articular, são utilizados diversos medicamentos, entre eles os antiinflamatórios não esteroidias (AINES).
A esse respeito, julgue o item a seguir.
Apesar dos AINES possuírem atividades farmacológicas similares, eles não estão relacionados quimicamente entre si.
A Política Nacional de Medicamentos (PNM) é parte essencial da Política Nacional de Saúde e tem como propósito promover o uso racional e o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, reorientando as ações de assistência farmacêutica em sua totalidade e a produção de medicamentos genéricos. A respeito da PNM e de medicamentos dispensados à população brasileira, julgue os itens a seguir.
Os medicamentos excepcionais, também chamados medicamentos para tratar pacientes excepcionais, têm custo unitário elevado e são utilizados para o tratamento de doenças geralmente crônicas e que acometem uma pequena parcela da população.
A Política Nacional de Medicamentos (PNM) é parte essencial da Política Nacional de Saúde e tem como propósito promover o uso racional e o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, reorientando as ações de assistência farmacêutica em sua totalidade e a produção de medicamentos genéricos. A respeito da PNM e de medicamentos dispensados à população brasileira, julgue os itens a seguir.
Os opoterápicos são medicamentos obtidos a partir de glândulas, órgãos, tecidos e secreções animais e são classificados como medicamentos de alto custo, dado o uso de tecnologia elevada para o isolamento dos princípios ativos desses fármacos.
A infecção hospitalar é conceituada como qualquer processo infeccioso adquirido no ambiente hospitalar. Todos os hospitais brasileiros devem possuir um programa de controle das infecções hospitalares (PCIH), cujas diretrizes e normas de execução são definidas pelo Ministério da Saúde. Entre as principais infecções hospitalares descritas, está a infecção da ferida cirúrgica, e a profilaxia antimicrobiana é um instrumento importante na prevenção da infecção da ferida operatória. A respeito do controle da infecção hospitalar e da profilaxia antimicrobiana, julgue os itens a seguir.
A determinação dos mecanismos de ação dos antimicrobianos por meio dos seus efeitos bioquímicos, fisiológicos e de sua biodisponibilidade caracteriza a farmacocinética da droga utilizada.
Julgue os itens a seguir, a respeito dos fármacos utilizados em diferentes protocolos terapêuticos, que, além de apresentarem um efeito direto sobre as funções celulares do tecido-alvo, também apresentam efeitos secundários que determinam o grau da eficácia terapêutica e os efeitos adversos.
I Os fármacos, para apresentarem alta potência terapêutica, devem possuir alta afinidade pelos receptores celulares.
II Os fármacos em alta concentração no tecido-alvo são capazes de gerar diferentes efeitos celulares, e estes são proporcionais ao grau de ocupação dos receptores das células.
III A determinação de uma curva de dose e resposta de um fármaco permite comparar a potência de diferentes fármacos que causam efeitos qualitativamente similares.
IV A determinação de uma curva de dose e resposta de um fármaco permite determinar a afinidade do fármaco pelos receptores celulares.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
No século XX, principalmente na década de 70, os benzodiazepínicos foram amplamente prescritos no tratamento dos transtornos ansiosos, sendo considerados seguros e de baixa toxicidade. O consumo prolongado desse fármaco mostrou que, em alguns casos, havia risco de dependência entre os usuários. Em pessoas idosas, observou-se maior risco de interação medicamentosa, piora do desempenho psicomotor e cognitivo (reversível), quedas e risco de acidentes no trânsito, em decorrência da farmacocinética dessa droga. A respeito dos benzodiazepínicos, assinale a opção correta.
Os benzodiazepínicos são rapidamente absorvidos pela via oral e apresentam rápida metabolização, produzindo metabólitos inativos.
Após serem absorvidos, os benzodiazepínicos ligam-se a proteínas plasmáticas, o que diminui a sua lipossolubilidade e aumenta sua taxa de metabolização.
Os benzodiazepínicos em superdosagem aguda são considerados muito perigosos, porque causam depressão grave da respiração ou da função cardiovascular.
Os benzodiazepínicos são metabolizados por conjugação com glicuronídeo e eliminados pela urina.
Os sintomas observados na síndrome de abstinência pelos benzodiazepínicos são similares aos observados para os barbitúricos.
Propanolol é um bloqueador não-seletivo cujo mecanismo de ação envolve diminuição do débito cardíaco, redução da secreção de renina e readaptação dos barorreceptores, com eficácia comprovada na redução da morbimortalidade cardiovascular. A capacidade de induzir esses efeitos depende da presença de outras drogas, como a isoprenalina, que não interfere na resposta máxima apresentada, mas na concentração necessária para se atingir tal resposta. A respeito das interações dos fármacos com os receptores celulares e, consequentemente, da capacidade de estes induzirem a resposta farmacológica desejada, assinale a opção correta.
Agonistas são substâncias capazes de induzir efeitos máximos nas células-alvo.
Tanto os agonistas como os antagonistas apresentam afinidade pelo receptor e são capazes de induzir resposta efetiva na célula-alvo.
A eficácia de um fármaco é a sua capacidade de provocar alterações celulares responsáveis pelos efeitos farmacológicos observados, a partir da sua interação com o receptor celular.
As substâncias quelantes de metais pesados são consideradas agonistas farmacocinéticos.
O antagonista competitivo reversível, apesar de apresentar similaridade química com o agonista, impede totalmente a ação do agonista, independentemente da concentração do agonista.
A doença de Alzheimer é a principal causa do declínio cognitivo em adultos, sobretudo idosos, representando mais da metade dos casos de demência. As vias neurais pertencentes ao sistema colinérgico e suas conexões são preferencialmente atingidas nessa doença, sendo a terapia colinérgica a mais utilizada. Considerando a transmissão colinérgica nesse contexto, julgue os itens abaixo.
I A síntese e a liberação da acetilcolina no SNC diferem das observadas no sistema nervoso periférico.
II Os fármacos que melhoram os processos cognitivos, como o aumento da disponibilidade da acetilcolina na fenda sináptica, são chamados de psicodislépticos.
III A terapia colinérgica envolve a utilização de drogas que aumentam a disponibilidade sináptica de acetilcolina, como o aumento da atividade da enzima colina-acetiltransferase, responsável pela síntese de acetilcolina.
IV Uma das estratégias da terapia colinérgica é a inibição das principais enzimas catalíticas, como a acetil e a butirilcolinesterase.
Estão certos apenas os itens
I e II
I e III
II e III
II e IV
III e IV
Com referência aos fármacos usados nas afecções do sistema respiratório, julgue os itens subsequentes.
Na profilaxia da asma brônquica em crianças, o cromoglicato dissódico é o glicocorticoide de primeira escolha.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...