Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Política Nacional deAssistência Farmacêutica (AF), aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em 2004, define como um dos eixos estratégicos a utilização da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) como instrumento racionalizador das ações no âmbito da AF. O uso restrito de medicamentos daRENAMENÃOse dá em conformidade com o seguinte critério:
medicamentos psicotrópicos sujeitos a controle especial por causa de potência quanto à indução de dependência ( ex : opioidese benzodiazepínicos).
medicamentos que têm indicações bem específicas, só devendo ser utilizados em circunstâncias definidas (ex: beractanto na doença da membrana hialina).
medicamentos que devem ser indicados por especialistas, em programas específicos (ex: antineoplásicos , antiparki sonianos e hemostáticos).
medicamentos que, sob emprego errôneo, perdem rapidamente sua eficácia (ex: antibióticos que se tornam ineficazes pelo surgimento de resistência microbiana adquirida).
medicamentos que, em razão de seu elevado custo, devem ser reservados para as indicações em que se constituem tratamento de primeira escolha (ex: albumina humana no tratamento de grandes queimados).
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo a OPA/OMS, 2003, para o Brasil, o termo Assistência Farmacêutica (AF) envolve atividades de caráter abrangente, multiprofissional e intersetorial, que situam como seu objeto de trabalho a organização das ações e serviços relacionados ao medicamento em suas diversas dimensões, com ênfase na relação com o paciente e a comunidade na visão da promoção da saúde. Em relação aos componentes do ciclo daAF,NÃOé correto afirmar:
A seleção correta de medicamentos proporciona menores gastos, uma vez que reduz o número de produtos farmacêuticos que serão adquiridos, armazenados e distribuídos. Em contrapartida, muitos ganhos na terapêutica são alcançados.
O aprimoramento das atividades de programação e aquisição requerem menos gastos e proporcionam melhorias consideráveis na regularidade do suprimento de medicamentos.
As atividades adequadas de armazenamento e distribuição representam relações custo/benefício e custo/efetividade positivas uma vez que proporcionam menos perda, não focando, portanto, na garantia da integridade do medicamento.
Na dispensação, os investimentos são menos expressivos, sendo uma etapa fundamental para que um serviço de atenção farmacêutica qualificado seja prestado à população, de forma que haja satisfação do usuário.
No gerenciamento, a melhoria da qualidade pode ser alcançada com os recursos disponíveis, ou seja, fazer as atividades com a melhor qualidade dentro da estrutura física e organizacional disponível.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Comare), criada pela Portaria GM nº 1.254/2005, tem por finalidade realizar a avaliação sistemática da relação dos medicamentos e demais produtos farmacêuticos que devem constar na RENAME e, indicar as alterações necessárias. Para atender a este disposto, a Comare deverá adotar os seguintes critérios de seleção dos medicamentos/produtos:
Registro nacional ou internacional em conformidade com a legislação sanitária e custo de aquisição, armazenamento, distribuição e controle.
Necessidade segundo aspectos epidemiológicos e menor custo de tratamento/dia.
Valor terapêutico comprovado, com base na melhor prova em ensaios clínicos com animais, destacando segurança, eficácia e seletividade.
Composição preferencialmente com uma ou duas substâncias ativas, admitindo-se, apenas em casos especiais, combinações em doses alternadas.
Informações suficientes quanto às características farmacotécnicas e farmacocinéticas, e, em alguns casos, das farmacodinâmicas e toxicológicas.
No que diz respeito ao planejamento da Assistência Farmacêutica em uma farmácia municipal, é de extrema importância que haja um sistema contínuo, feito por etapas, em relação à aquisição dos medicamentos. Assinale a alternativa onde se encontra essas etapas:
Programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação.
Seleção, aquisição, programação, distribuição e dispensação.
Seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação.
Um xarope com a concentração de 250mg/5ml foi administrado em um paciente que necessita de 2 g de dose diária dividas em 4 vezes ao dia. Assinale a alternativa onde se encontra a posologia correta que esse paciente deve usar:
10 ml de 6 em 6 horas.
10 ml de 4 em 4 horas.
5 ml de 8 em 8 horas.
5 ml de 4 em 4 horas.
A respeito da Política Nacional de Medicamentos (PNM) a reorientação da assistência farmacêutica está inclusa entre suas diversas ações. No que abrange esse tema, assinale a alternativa incorreta:
A reorientação se preocupa com o acesso da população aos medicamentos não essenciais.
Promove atividades de descentralização da gestão da assistência farmacêutica.
Promove o uso racional de medicamentos.
Otimiza o sistema de distribuição no setor público.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Foi prescrito para o paciente 60 (sessenta) cápsulas de 20 mg de fluoxetina. A farmácia do hospital dispõe de cloridrato de fluotexina como matéria prima. Quanto deve ser pesado da matéria prima para que cada cápsula contenha 20 mg de fluoxetina?
1 332 mg.
1 200 mg.
1 405, 3 mg.
1 341,6 mg.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para garantir o uso racional dos medicamentos, é necessário elaborar a lista de medicamentos padronizados a partir de uma reflexão crítica sobre a escolha e a utilização dos fármacos e desenvolver, intensa e continuamente, um processo de educação farmacológica dos profissionais de saúde do hospital. Com relação à importância da seleção e padronização de fármacos utilizados no ambiente hospitalar, é correto afirmar que
o número de fármacos disponíveis no mercado com a mesma indicação terapêutica é elevado, no entanto, diferenciam-se pela toxicidade, estabilidade, eficácia e custo, dentre outros.
o número de associações farmacêuticas que oferecem vantagem real sobre os medicamentos simples é elevado.
para a maioria dos fármacos, a sinonímia é complexa e não há maneiras de simplificá-la, portanto, a padronização pode favorecer erros, exigindo atenção do dispensador.
como a seleção de medicamentos é um processo realizado exclusivamente pelo farmacêutico baseado na avaliação de critérios científicos e econômicos, garante agilidade na manipulação e dispensação dos medicamentos.
na padronização dos medicamentos, a forma farmacêutica não é considerada, cabendo ao corpo médico defini-la.
São atribuições da assistência farmacêutica no Município, com exceção da ação de
promover o uso racional de medicamentos junto à população aos prescritores e aos dispensadores.
assegurar a dispensação adequada dos medicamentos.
executar a padronização de medicamentos de vigilância epidemiológica.
assegurar o suprimento dos medicamentos visando garantir o abastecimento de forma permanente e adequada.
A absorção e distribuição dos fármacos é influenciada por características físico-químicas e influenciadas pelo pH. Analise as alternativas abaixo, e assinale a INCORRETA:
A maioria dos fármacos são ácidos fracos ou bases fracas, tanto na forma ionizada como não ionizada, e a constante de dissociação das duas formas são determinadas pela Equação de Handerson-Hasselbalch.
A espécie ionizada apresenta uma solubilidade lipídica muito baixa, dificultando a difusão através da membrana, exceto onde exista um mecanismo especifico de transporte.
O aumento do pH do plasma faz com que ácidos fracos sejam extraídos do SNC para o plasma.
A alcalinização da urina aumenta a eliminação de bases fracas e diminui de ácidos fracos.
A ionização afeta não apenas a velocidade com a qual os fármacos atravessam as membranas, mas também a distribuição de equilíbrio das moléculas dos fármacos entre compartimentos aquosos, se houver uma diferença de pH entre eles.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...