Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
alguns indivíduos sadios não podem desenvolver determinadas doenças, mesmo sem influência de fatores ambientais.
embora algumas doenças sejam causadas unicamente por fatores genéticos, a maioria delas não resulta da interação destes com fatores ambientais.
o comportamento, o estilo de vida, e os fatores genéticos são de grande importância nesta conexão, e a epidemiologia é cada vez mais usada para estudar a influência e a possibilidade de intervenção preventiva.
a epidemiologia está, também, preocupada com a evolução e o desfecho (história natural) das doenças nos indivíduos e nos grupos populacionais.
o ambiente é definido da forma mais ampla possível para permitir a inclusão de qualquer fator biológico, químico, físico, psicológico, econômico e cultural, que possa afetar a saúde.
a imunização é uma ferramenta poderosa no controle e manejo das doenças infecciosas, contudo nota-se que os programas de vacinação sistemática não se mostraram muito efetivos.
fatores ou condições que têm um conhecido papel na causalidade das doenças contribuem para ações preventivas e apresentam impacto sobre a saúde das populações.
a contribuição das condições crônicas e infecciosas para a mortalidade total mostrou-se muito elevada ao longo do último século.
as taxas de mortalidade, não são influenciadas, ao longo do tempo, por mudanças na estrutura etária da população, assim como pelo surgimento ou desaparecimento das epidemias.
os acidentes de trânsito pouco contribuem para o aumento de mortalidade total na infância, por causas externas, nas capitais dos estados brasileiros.
Considerando os conhecimentos sobre epidemiologia, pode-se afirmar que
o aquecimento global está mudando o clima em algumas partes do mundo facilitando o surgimento de áreas endêmicas, o que dificultará a disseminação destas doenças nestas novas áreas.
as doenças transmissíveis são chamadas de endêmicas quando em uma área geográfica ou grupo populacional apresenta um padrão de ocorrência relativamente estável com elevada incidência ou prevalência.
no caso da malária e da dengue, onde o mosquito é o vetor, as áreas endêmicas são limitadas pelas condições climáticas, contudo se uma região é muito fria ou seca esta doença pode se tornar epidêmica.
o HIV é um exemplo de doença infecciosa, que se tornou epidêmica em muitas áreas, enquanto que em outras regiões ainda ocorrem pandemias em populações que não tinham sido previamente expostas.
se ocorrerem mudanças nas condições do hospedeiro, do agente ou do ambiente, uma doença endêmica dificilmente poderá se tornar epidêmica.
A cefalexina é uma cefalosporina da geração:
Primeira.
Segunda.
Terceira.
Quarta.
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Quanto aos fatores intervenientes na farmacocinética, pode-se afirmar que
fármacos hidrossolúveis são absorvidos com maior facilidade ao longo do trato gastrintestinal.
o pH do meio não interfere na absorção e excreção dos fármacos.
a fração do fármaco ligada a proteínas plasmáticas é a responsável pelo efeito terapêutico.
o efeito de primeira passagem favorece a distribuição e reabsorção do fármaco.
a biotransformação do fármaco é um processo que favorece a sua eliminação.
Após a administração de comprimidos, normalmente ocorre
metabolização.
distribuição.
excreção.
absorção.
Segundo Rang & Dale o termo opioide se aplica a qualquer substância, seja endógena ou sintética, que produz efeitos semelhantes aos da morfina. O termo mais antigo, opiáceo , ficou restrito a drogas sintéticas semelhantes à morfina com estruturas não peptídicas. Sobre os analgésicos opioides se pode afirmar:
Os agentes opioides incluem derivados do fenantreno, estruturalmente relacionados com a morfina, como por exemplo, o grupo dos analgésicos antagonistas (p.ex. naloxona).
Os agentes opioides incluem compostos sintéticos com estruturas relacionadas com a morfina, como as piperidinas (p.ex. pentazocina) e as drogas da série dos benzomorfanos (p.ex. petidina e fentanil).
Os agentes opioides podem ser administrados por via oral, por injeção ou por via intratecal para produzir analgesia, com efeitos colaterais ilimitados.
Um agonista importante semelhante à morfina inclui a nalor fina; out ros compostos estruturalmente relacionados são agonistas parciais (p.ex. diamorfina e a codeína).
Uns dos principais grupos de análogos sintéticos com estruturas não relacionadas com as da morfina são os derivados semissintéticos de tebaína (p.ex. metadona e dextropropoxifeno).
A preocupação com os custos das doenças cardiovasculares é crescente em vários países e regiões do mundo. Várias são as classes de fármacos usadas para essa enfermidade. Assim, considerando os medicamentos que afetam as funções renais e cardiovasculares, correlacione as colunas:
1. Inibidor da convertase.
2. Inibidor da reabsorção de sódio e água
3. Bloqueador dos receptores de angiotensina
4. Bloqueador de canais de cálcio.
5. Vasodilatador.
6. Antagonistas dos receptores de aldosterona.
( ) Furosemida.
( ) Hidralazina.
( ) Captopril.
( ) Losartan.
( ) Espironolactona.
( ) Anlodipino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
3 6 1 2 4 5
5 2 6 3 1 4
2 3 6 4 5 1
2 5 1 3 6 4
2 5 3 1 6 4
Paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, chegou ao ambulatório após infarto agudo do miocárdio, além de histórico clínico de angina pectoris estável. A terapia medicamentosa desse paciente baseava-se em: nitrato de isorsobida: 40 mg/dia; ácido acetilsalicílico: 2 comprimidos ao dia; e propranolol: 20mg, 3 vezes ao dia. Com base nesse caso, analise as afirmativas a seguir:
I. O nitrato de isossorbida é classificado como vasodilatador potente, diminuindo a angina pectoris.
II. O ASS tem efeitos analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios devido às associações das porções acetil e salicilato da molécula intata, como também à ação do metabólito ativo salicilato. Tem importância no caso do paciente mencionado para aplacar a dor.
III. O propranolol, um agente betabloqueador, tem importância para diminuir a arritmia que pode se apresentar após o infarto do miocárdio.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas II e III.
Somente a afirmativa I.
Somente a afirmativa II.
Todas as afirmativas.
Somente as afirmativas I e III.
A carbamazepina é um fármaco depressor do sistema nervoso central. Qual dos itens a seguir contém uma característica farmacodinâmica desse fármaco:
Antipsicotico;
Antineurálgico;
Antimaniáco;
Antidiurético;
Todos os itens anteriores são corretos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...