Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O gráfico abaixo representa o número de idosos no Brasil em 3 momentos: 1975, 2002 e em uma perspectiva para 2020.
Em função dessa perspectiva, a política nacional de medicamentos precisará considerar o consumo de medicamentos empregados no tratamento de:
Doenças epidêmicas como a influenza A (H1N1).
Tuberculose e hanseníase.
Poliomielite e sarampo.
Dengue e febre amarela.
Doenças cardiovasculares e diabetes.
Assinale a alternativa CORRETA.
Os Conceitos de vigilância epidemiológica, segundo a Lei n. 8.088: conjunto de resoluções que indicam o agravo, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes do controle das doenças.
Conceito de vigilância epidemiológica, segundo a Lei n. 8.080: conjunto de propostas que recomendam adotar as medidas de controle dos agravos.
Conceito de vigilância epidemiológica, segundo a Lei n. 8.088: conjunto de ações coletivas, com a finalidade de elaborar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
Conceito de vigilância epidemiológica, segundo a Lei n. 8.088: conjunto de determinantes em saúde individual, com a finalidade de detectar e adotar as medidas de controle das doenças ou agravos.
Conceito de vigilância epidemiológica, segundo a Lei n. 8.080: conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
Farmácia - Farmacoepidemiologia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Um dos indicadores de saúde utilizado em epidemiologia são as curvas de mortalidade proporcional. Tais curvas são construídas a partir da distribuição proporcional dos óbitos por grupos etários com relação ao total de óbitos para determinada população. A classificação de Nelson de Moraes considera 4 tipos de curvas, associados a níveis de saúde. A curva de mortalidade associada a nível de saúde elevado caracteriza-se pelo predomínio de óbitos
de crianças com menos de 1 ano de idade.
de adultos jovens (20 a 49 anos).
nas faixas infantil e pré-escolar (1 a 9 anos).
de adolescentes (10 a 19 anos).
de indivíduos de 50 anos ou mais.
Farmácia - Farmacoepidemiologia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Que tipo de estudo epidemiológico possui as seguintes características: observacional, longitudinal e com esquema de seleção populacional completo?
De Coorte.
Caso-Controle.
Seccional.
Ecológico
Experimental.
Farmácia - Farmacoepidemiologia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
De acordo com os desenhos de estudos epidemiológicos, como se pode descrever um estudo de coorte?
Observacional, longitudinal, esquema de seleção populacional completo.
Observacional, longitudinal, esquema de seleção populacional completo.
Experimental, seccional, esquema de seleção populacional completo.
Observacional, seccional, esquema de seleção populacional completo.
Observacional, longitudinal, esquema de seleção amostral.
Em epidemiologia é bastante comum a utilização de termos técnicos tais como: Prevalência e Incidência. Sobre estes termos é correto afirmar:
Apenas Prevalência é considerada medida de mortalidade.
Apenas a Incidência é considerada medida de morbidade.
Prevalência e Incidência são respectivamente termos usados como medidas de morbidade e natalidade.
Tanto a Prevalência quanto a Incidência são consideradas medidas de morbidade.
O estudo epidemiológico necessita de vários termos para expressar determinados tipos de estudo. Todas as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:
Acurácia são erros aleatórios resultando em uma falha de precisão, não conseguindo manter a média.
Coeficiente de ataque é a proporção de pessoas expostas que se tornam doentes.
Estudo duplo cego é o estudo no qual nem os sujeitos nem os investigadores tem conhecimento da designação do tratamento (agente ativo ou placebo) até que o ensaio esteja concluído.
Viés são desvios ou distorções que tendem para uma direção.
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da Farmacoepidemiologia:
A farmacoepidemiologia é a ciência que estuda os efeitos (benéficos ou prejudiciais) e o uso de medicamentos em populações humanas.
Os estudos epidemiológicos podem ser colhidos de dados como estudos de caso-controle, estudos randomizados, estudos centrais e estudos intrínsecos.
A farmacologia observa a distribuição de uma doença na população, bem como os fatores que determinam a mesma.
Tem como objetivo prevenir, controlar ou erradicar doenças bem como reações adversas que estes medicamentos possam produzir, servindo também como fornecedor de indicadores para um melhor planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
Farmácia - Farmacoepidemiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando, ainda, a Portaria n.º 2.612/1998, indica-se como parte das ações de Vigilância Epidemiológica nas infecções hospitalares
a observação ativa e a elaboração de indicadores de infecção hospitalar em áreas críticas, como a área de queimados.
estimar indicadores como taxa de infecção hospitalar em áreas de menor risco como, por exemplo, berçário.
utilizar como indicador o coeficiente de mortalidade infantil por causa perinatal.
a obrigatoriedade em estimar a taxa de letalidade por infecção nas internações por AIDs.
a utilização de método caso-controle, visando determinar as taxas de incidência dessas infecções.
A Resolução do Conselho Federal de Farmácia nº 477, de 2008, dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no âmbito das plantas medicinais. Sobre essa resolução, marque a alternativa correspondente às afirmativas corretas:
1) A fitoterapia é um recurso terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas.
2) Compete ao farmacêutico a manipulação, dispensação e aconselhamento farmacêutico no uso de plantas medicinais e seus derivados, fitoterápicos manipulados e industrializados, em atendimento a uma prescrição médica, ou na automedicação responsável.
3) Essa resolução foi publicada com base nas diretrizes da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
4) São atribuições privativas do farmacêutico, a superintendência, direção, coordenação e/ou gerência de programas oficiais de plantas medicinais e fitoterapia.
Somente os itens 1 e 3 estão corretos;
Somente os itens 1, 2 e 3 estão corretos;
Somente os itens 1 e 2 e 4 estão corretos;
Somente os itens 2 e 3 estão corretos;
Somente os itens 3 e 4 estão corretos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...