Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas interações medicamentosas, os antidiabéticos orais podem ter seu efeito aumentado, EXCETO por:
Fenilbutazona
Isoniazida.
Sulfamidas.
Propranolol.
Nenhuma das drogas acima.
Farmácia - Interação Medicamentosa - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
O uso simultâneo de dois ou mais agentes antimicrobianos é recomendado em situações especificamente definidas. Com base em princípios farmacológicos racionais, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, analisando a combinação de antimicrobianos.
( ) Terapia empírica de uma infecção cuja causa não é conhecida.
( ) Tratamento de infecções polimicrobianas.
( ) Aumentar a atividade antimicrobiana contra uma infecção específica.
( ) Prevenir o aparecimento de resistência.
A sequência está correta em
V, V, V, V
V, V, F, F
V, V, F, F
V, F, V, F
F, F, F, F
Segundo alguns autores , interações medicamentosas são ações recíprocas dos componentes ativos dos medicamentos. Os efeitos resultantes podem ser benéficos, quando melhoram a eficácia terapêutica, por exemplo, ou prejudiciais quando aumentam acentuadamente os efeitos farmacológicos dos princípios ativos ou estes se antagonizam a ponto de anular. Assinale abaixo o exemplo de interação medicamentosa grave e seus correspondentes efeitos.
Varfarina e rifampicina: hiperprotrombinemia por inibição da biotransformação da varfarina.
Carbamazepina e haloperidol: aumento da toxicidade do haloperidol.
Corticosteroides e rifampicina: aumento do nível plasmático dos corticosteroides por inibição enzimática.
Fenfluramina e inibidores da MAO: potencialização do efeito anorexígeno, crise hipertensiva seguida de hemorragia cerebral.
Cisapride e verapamil: disritmia por diminuição da concentração plasmática do cisapride.
Considerando os mecanismos pelos quais as interações medicamentosas se desenvolvem, assinale a alternativa INCORRETA:
Alterações do pH do trato gastrintestinal, como por exemplo, no uso de antiácidos, prejudica a absorção de medicamentos que necessitam de um meio ácido para a sua dissolução, como a digoxina.
Antiácidos que contêm alumínio ou magnésio, ou certos componentes da dieta (cálcio), reduzem acentuadamente a absorção das fluoroquinolonas, como resultado de formação de complexos íons-metais.
A indução enzimática causada por um fármaco pode afetar a velocidade de biotransformação de outros fármacos e do seu próprio metabolismo, desenvolvendo o fenômeno de tolerância. Em uso repetitivo, suas doses devem ser aumentadas para se obter a mesma eficácia farmacológica.
O álcool pode tanto aumentar como diminuir a atividade das enzimas hepáticas; por exemplo, uma diminuição do metabolismo da varfarina e da fenitoína é observada nos pacientes que fazem uso crônico de bebidas alcoólicas.
Contraceptivos orais e paracetamol, quando administrados concomitantemente, ocorre um alto grau de depuração do paracetamol, ocasionando redução nas concentrações plasmáticas.
Em relação à gentamicina é incorreto afirmar que:
Pertence a classe dos aminoglicosídeos.
É pouco absorvida quando administrada por via oral.
Atua por inibição da síntese protéica.
Não deve ser administrada em casos de meningite purulenta.
Julgue os itens a seguir, acerca do mecanismo de ação dos antimicrobianos, antineoplásicos e suas interações.
A associação de metronidazol e álcool é contraindicada, visto que essa interação apresenta um sinergismo de ação farmacológica.
Julgue os itens a seguir, acerca do mecanismo de ação dos antimicrobianos, antineoplásicos e suas interações.
A rifampicina é um antimicrobiano tetracíclico que inibe a síntese da parede bacteriana dos patógenos microbianos. Ela apresenta antagonismo farmacológico com a pirazinamida e isoniazida e nunca deve ser utilizada em associação com esses medicamentos para se evitar resistência microbiana.
Julgue os próximos itens, acerca de vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis e interações medicamentosas.
Em países de clima ensolarado, a deficiência de vitamina D está associada a dores musculares e convulsão tônico %u2014 clônico.
Julgue os próximos itens, acerca de vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis e interações medicamentosas.
O retinol pode ser administrado na gravidez sem qualquer tipo de restrição.
Farmácia - Interação Medicamentosa - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Quanto às interações medicamentosas, é correto afirmar que
na associação entre o anticoagulante varfarina e o paracetamol (AINES), há redução da ação do anticoagulante em decorrência de uma interação farmacodinâmica.
na administração concomitante de antiácidos contendo sais de alumínio e o antibiótico ciprofloxacino, ocorre exacerbação da absorção do antibiótico.
o antimicótico itraconazol, que inibe a CYP3A, aumenta o risco de toxicidade do antineoplásico vincristina, biotransformado pela mesma subfamília de isoenzimas.
é recomendado proceder ao reforço da vacina tríplice em adultos em tratamento com ciclofosfamida para evitar as reinfecções em caso de surtos.
a 5-fluoruracila em associação à vincristina é recomendada por minimizar a toxicidade da vincristina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...