Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os agentes ansiolíticos estão entre as principais substâncias prescritas com maior frequência e são utilizadas regularmente na maioria dos países desenvolvidos. Quanto à classificação dos agentes ansiolíticos e/ou hipnóticos e sua descrição, é possível afirmar:
Benzodiazepínicos: ligam-se a um sítio regulador não específico sobre o receptor GABA (medeiam a resposta sináptica inibitória rápida), potencializando a resposta desse receptor e facilitando o fechamento dos canais de cloreto. Exemplo: diazepam.
Agonistas dos receptores 5-HT : a buspirona, por exemplo, é considerado um potente ansiolítico (com ação seletiva), não sendo, portanto, apreciavelmente consideradaumsedativo.
Barbitúricos: exercem atividade depressora sobre o sistema nervoso central, produzindo efeitos semelhantes aos dos anestésicos de inalação. Potencializam a ação do GABA, com ação pouco específica, sendo mais prescritos como agente anestésico. Exemplo: tiopental.
Inibidores da captação de 5-HT1A : são inibidores seletivos da recaptação de serotonina, utilizados como agentes antidepressivos, sendo também eficazes nos distúrbios da ansiedade. Exemplo: meprobamato.
A rubéola continua a se manifestar na população, apesar das campanhas de vacinação. É uma doença normalmente moderada e o contágio ocorre por via respiratória, com um período de incubação variando entre 2 a 3 semanas. Os sintomas constituem-se de um rash cutâneo maculopapular, com linfadenopatia suboccipital. Os anticorpos antirrubéola são detectáveis logo após o desaparecimento do fenômeno cutâneo. Os primeiros a aparecer são da classe IgM, detectáveis cerca de 4 a 5 semanas após a infecção (ou vacinação). Atualmente, métodos ultrassensíveis possibilitam sua detecção por mais tempo (6 meses ou mais). A seguir, aparecem os da classe IgG, que, quer por infecção natural ou por vacinação, persistem pelo resto da vida. A infecção quase sempre confere imunidade permanente. Entretanto, a reinfecção pode ocorrer, especialmente nos indivíduos vacinados, apresentando aumento da concentração de anticorpos da classe IgG. A resposta de anticorpos da classe IgM está tipicamente ausente ou baixa, mas pode acontecer, embora raramente, o que dificulta significativamente sua interpretação.
Assinale a alternativa que contém o agente causador da rubéola:
Bactéria gram-positiva;
Bactéria gram-negativa;
Vírus DNA;
Vírus RNA;
Arbovírus.
Com relação a sífilis, assinale a alternativa INCORRETA:
O diagnóstico laboratorial da sífilis é feito pela pesquisa direta do Treponema pallidum ou pela pesquisa de anticorpos formados durante a infecção, que podem ser de dois tipos: anticorpos não treponêmicos e anticorpos treponêmicos. A pesquisa direta, realizada por microscopia de campo escuro, apesar de altamente específica, tem indicação limitada, podendo ser realizada na fase primária, diretamente do cancro duro do órgão genital ou em outras localizações.
A pesquisa de anticorpos não treponêmicos, inespecífica para o diagnóstico, é feita pela reação de VDRL, que se mostra positiva em provável reação cruzada contra a cardiolipina, componente presente em vários tecidos, sendo indicada como exame de triagem.
A pesquisa de anticorpos treponêmicos, que são específicos contra o Treponema pallidum, é indicada como testes confirmatórios e pode ser realizada pela imunofluorescência indireta (FTA-ABS) e pela hemaglutinação passiva (TPHA).
A sensibilidade da reação de hemaglutinação é similar à do FTA-ABS, com exceção da investigação da fase primária, quando é menos sensível. Assim como no FTA-ABS, se positivos, os anticorpos permanecem por toda a vida como cicatriz sorológica.
O diagnóstico da sífilis congênita baseia-se na presença de anticorpos IgG, sendo o método de escolha a pesquisa do FTA-ABS IgG. Entretanto, um resultado negativo não afasta a possibilidade de infecção, já que a positividade só acontece em cerca de 80% dos casos. A persistência de reações sorológicas positivas, treponêmicas e não treponêmicas, por mais de 6 meses após o nascimento é altamente indicativa de sífilis congênita.
Em relação às interações medicamentosas é incorreto afirmar que:
Recomenda-se a administração de antiácidos cerca de uma hora antes da alimentação ou uma hora depois da alimentação com a finalidade de aumentar seus efeitos farmacológicos.
A administração de alguns medicamentos deve ser feita longe das refeições ou em jejum para aumentar sua absorção pelo organismo, um exemplo é o omeprazol.
A administração de alendronato de sódio 70 mg dever ser feita em jejum com um copo de água ou leite a fim de aumentar seu efeito farmacológico.
Recomenda-se que o sulfato ferroso seja administrado longe das refeições para aumentar sua absorção pelo organismo e que a ingestão de alimentos ricos em vitamina C seja aumentada para potencializar essa absorção.
Com relação às interações e incompatibilidades entre medicamentos, marque a alternativa CORRETA.
O uso da anfotericina B concomitante com aminoglicosídeos pode atenuar a toxicidade e nefrotoxicidade normalmente causados pelo antibiótico.
O uso de barbitúrico concomitante com vancomicina pode diminuir o efeito anticonvulsivante do barbitúrico.
O uso conjunto de ciprofloxacina oral com suspensões antiácidas protege a mucosa gástrica e não altera a biodisponibilidade do antibiótico.
Os aminoglicosídeos produzem bloqueio neuromuscular por inibirem a acetilcolina liberada dos neurônios pré-ganglionares. A interação dos curares e aminoglicosídeos é importante clinicamente, devendo a dose do bloqueador neuromuscular ser ajustada.
O paciente M. S., 62 anos, do sexo masculino, procurou atendimento devido à dificuldade progressiva de realizar tarefas manuais, tais como abotoar as roupas, pentear-se entre outras. Negou outras queixas específicas. Na história pessoal, informou ter feito apendicectomia. Não havia outros dados relevantes. No exame físico os sinais vitais eram normais. O exame do aparelho locomotor evidenciou tremor, em repouso, de extremidades, o qual cessava ao fazer um movimento ativo; mostrava também, o movimento de enrolar pílulas com os primeiros e segundos dedos de ambas as mãos, bem como mostrou que havia uma discreta rigidez muscular. Chamava a atenção o aspecto apático e tristonho do paciente. Não se evidenciavam outras anormalidades. Frente a esse quadro, foi estabelecido o diagnóstico de doença de Parkinson, decidindo-se pelo tratamento com anticolinérgico (biperideno) e demais medidas de apoio. Cogitou-se o uso simultâneo de antidepressivo tricíclico. Passados dois anos, o paciente retornou à consulta, queixando-se de piora da doença, apesar de fazer corretamente o tratamento anteriormente prescrito. Queixou-se de dificuldades para deambular e de aumento na salivação, falava lentamente e a face mostrava rigidez de expressão. Frente à evolução do quadro parkinsoniano, decidiu-se administrar a associação de levodopa+carbidopa. Considerando o quadro descrito anteriormente, assinale a afirmativa CORRETA:
A carbidopa é um antidepressivo empregado no tratamento da depressão associada a patologias degenerativas.
No caso descrito, a melhor alternativa para controle dos sintomas seria o emprego da dopamina por via endovenosa.
A carbidopa associada à levodopa reduz a ocorrência de vômito, efeito adverso comum aos antiparkinsonianos.
O biperideno foi empregado em decorrência do efeito antidepressivo.
A associação levodopa + carbidopa garante maior disponibilidade central de levodopa, garantindo maior efetividade no tratamento.
Complicações iatrogênicas são mais frequentes em pacientes idosos, principalmente naqueles hospitalizados. Diversos fatores podem ser considerados como responsáveis, em maior ou menor grau, por essa maior sensibilidade do idoso: alterações do envelhecimento, pluripatologia, modificações da farmacocinética e farmacodinâmica das drogas. Entende-se por cinética dos fármacos os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. As alterações desses fenômenos no organismo interferem na biodisponibilidade e, consequentemente, na eficácia terapêutica do medicamento. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:
I. As principais modificações hepáticas causadas pelo envelhecimento são a redução da perfusão sanguínea em até 40%, acompanhada de uma redução de 30% da massa hepática. Assim, ocorre a diminuição do metabolismo de primeira passagem, o que pode aumentar a biodisponibilidade de fármacos que requerem extenso metabolismo.
II. Várias substâncias têm a capacidade de mudar o funcionamento enzimático do organismo, especialmente sobre o CYP450. Dentre os inibidores mais comumente utilizados podemos citar a fluoxetina, sertralina e cetoconazol, em contrapartida, entre os indutores encontramos a carbamazepina, dexametasona e omeprazol.
III. Com relação aos músculos, observa-se diminuição do volume de massa magra, com aumento concomitante de tecido adiposo nos idosos. A alteração na relação músculo/tecido adiposo pode modificar a distribuição de alguns medicamentos. Fármacos lipofílicos terão maior acumulação no tecido adiposo, podendo gerar efeitos tóxicos.
IV. As interações entre medicamentos por modificação da excreção são ocasionadas pelo mecanismo de ativação da secreção glomerular.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, e IV.
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas II e IV.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Todas as afirmativas
A associação de Ampicilina + Sulbactam, utilizada no tratamento de infecções causadas por Enterococcus faecalis, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes entre outros microorganismos é um exemplo de associação de antimicrobianos:
Betalactâmico + inibidor de betalactamase.
Quinolona + betalactâmico.
Carbapenêmico + Inibidor de betalactamase.
Cefalosporina + aminoglicosídeo.
Inibidor de betalactamase + quinolona.
Uma interação medicamentosa importante pode ocorrer se o lítio for administrado concomitantemente com:
Paroxetina.
Glibenclamida
Amoxicilina + clavulanato.
Atenolol
Nifedipina.
Qual droga pode reduzir o efeito de anticoncepcionais orais?
Corticosteróides.
Fenotiazinas.
Difenilhidantoína
Hipnóticos
Nenhuma das drogas acima.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...