Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A doença de Parkinson (DP) é um distúrbio progressivo do movimento, que ocorre mais comumente no indivíduo idoso. Os principais sintomas são: tremor em repouso, rigidez muscular e a supressão dos movimentos voluntários (hipocinesia) devida à rigidez muscular. Os fármacos que se mostram eficazes no tratamento dessa patologia podem ser classificados na seguinte categoria:
Fármacos que liberam dopamina, (p.ex. levodopa, em geral utilizada concomitantemente com inibidores da dopa descarboxilase de ação periférica).
Fármacos que mimetizam a ação da dopamina (p.ex.benztropina).
Inibidores da monoamina oxidase-B (MAO-B) (p.ex.selegilina).
Fármacos que substituem a dopamina (p.ex. amantadina).
Antagonistas da acetilcolina (p.ex. bromocriptina, pergolida, lisurida).
Sobre o processo inflamatório, assinale a alternativa INCORRETA:
Dentro de poucas horas, após a instalação de inflamação grave e aguda, o número de neutrófilos no sangue pode aumentar por quatro ou cinco vezes. Essa situação é denominada neutrofilia.
À agressão tecidual se seguem, imediatamente, fenômenos vasculares mediados, principalmente, pela histamina, incluindo também serotonina e prostaglandinas.
O edema ou inchaço ocorre a partir da diminuição da permeabilidade vascular aos componentes do sangue, o que leva ao extravasamento do líquido intravascular para o espaço intersticial extracelular.
Os espaços teciduais e os linfáticos, na área inflamada, são bloqueados por coágulos de fibrinogênio.
A formação de pus ocorre após alguns dias após o início do processo inflamatório, e contém quantidade variável de tecido necrótico, neutrófilos e macrófagos mortos.
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático, que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém com importantes particularidades. Os quadros clínicos agudos das hepatites virais são muito diversificados, variando desde formas subclínicas ou oligossintomáticas até formas fulminantes. A maioria dos casos cursa com predominância de fadiga, anorexia, náuseas, mal-estar geral e adinamia. Nos pacientes sintomáticos, o período de doença aguda se caracteriza pela presença de colúria, hipocolia fecal e icterícia. Como as aminotransferases (ALT e AST) são marcadores sensíveis de lesão do parênquima hepático, porém não são específicas para nenhum tipo de hepatite, pode-se recorrer à sorologia para um diagnóstico diferencial.
Quanto aos anticorpos da Hepatite B aguda, assinale a alternativa INCORRETA:
HBsAg é o primeiro marcador que aparece no curso da infecção.
Anti-HBs é o único anticorpo que confere imunidade ao HBV. Está presente no soro após o desaparecimento do HBsAg, sendo indicador de cura e imunidade; está presente isoladamente em pessoas vacinadas.
HBeAg é marcador de replicação viral; sua positividade indica alta infecciosidade.
Anti-HBc IgG é marcador de infecção recente, encontrado no soro até 32 semanas após a infecção.
HBeAg é marcador de replicação viral; sua positividade indica alta infecciosidade.
Assinale a alternativa em que as patologias são consideradas doenças infectocontagiosas.
Hipertensão Arterial e o Diabetes.
Neoplasia e Osteoporose.
Doença Renal Crônica e Asma brônquica.
Tuberculose e Hanseníase.
Ao receber uma notificação de suspeita de reação pirogênica ou infecciosa associada à infusão de soluções parenterais, o farmacêutico deve avaliar o quadro apresentado pelo paciente, notificar o serviço de controle de infecção hospitalar (SCIH), acompanhar a evolução clínica do paciente envolvido e elaborar relatório de reação pirogênica ou infecciosa juntamente com o SCIH. Para ser caracterizado como uma reação tipo pirogênica, o paciente deve apresentar os seguintes sintomas, EXCETO:
Tremor.
Hipotermia (temperatura < 35ºC).
Calafrio.
Palidez.
Erupção cutânea.
Um paciente de 65 anos de idade apresenta quadro de psicose. Após iniciar tratamento apresentou melhora dos sintomas de mania. Decorridas algumas semanas de tratamento, o paciente retornou ao médico queixando-se de galactorreia. Entre os medicamentos a seguir, utilizada pela paciente, qual é o responsável pelo efeito citado anteriormente?
Risperidona (antipsicótico).
Bromazepam (ansiolítico).
Sinvastatina (hipocolesterolêmico).
Diclofenaco potássico (AINE).
Hidroclortiazida (diurético).
Em Uppsala (Suécia), há um centro de monitorização de medicamentos, que congrega países do mundo inteiro, cujos objetivos principais são: identificar precocemente uma nova reação adversa, aumentar o conhecimento de uma reação adversa pouco descrita, identificar prováveis mecanismos que tenham uma possível relação de causalidade com os medicamentos comercializados e disseminar essas informações para os países conveniados.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Eventos adversos são definidos como danos leves ou graves causados pelo uso de um medicamento e são classificados como evitáveis e inevitáveis.
II. Reação adversa é qualquer efeito prejudicial ou indesejável que se apresenta após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma doença, ou com objetivo de modificar uma função biológica.
III. Erro de medicação é qualquer evento evitável que pode, de fato ou potencialmente, levar ao uso inadequado de um medicamento, independentemente de lesar ou não o paciente e de o medicamento se encontrar sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou do consumidor.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente a afirmativa I.
Somente a afirmativa II.
Todas as afirmativas.
Somente a afirmativa III.
Somente as afirmativas II e III.
O primeiro passo para a criação de um sistema efetivo de notificações de efeitos adversos foi dado em 2001, com a criação pela Anvisa do programa Hospitais Sentinela. Reações adversas a medicamentos são classificadas com base em diferentes critérios. A classificação de RAM, mais aceita atualmente, foi proposta por Rawlins e Thompson, as agrupa em reações do tipo A e reações do tipo B. Considerando essa classificação, correlacione as colunas:
I. Reação tipo A
II. Reação tipo B
( ) Hemorragia por anticoagulante.
( ) Relacionada com a dose.
( ) Efeito extrapiramidal por neuroléptico.
( ) Anafilaxia por penicilina.
( ) Cefaleia com uso de vasodilatodor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I II I II I
I I II I II
I I I II I
II II I I I
I I II II I
Sobre reações adversas, assinale a alternativa CORRETA.
Análises de estatísticas vitais: este método é útil na pesquisa de reações adversas pouco frequentes ou que requerem um intervalo de tempo prolongado.
Estudos de coorte: a administração dos medicamentos é feita sob estrita observação, sendo imediatamente registrada toda e qualquer reação adversa verificada.
Estudos de caso controle: os estudos das estatísticas de mortalidade e morbidade, aliados aos parâmetros de consumo dos fármacos, são empregados para o estabelecimento de relações entre o aparecimento de uma reação adversa, geralmente grave, e o consumo de determinado fármaco.
Tolerância: é o efeito de ocorrência mais rara, definida como uma sensibilidade peculiar de alguns indivíduos a certos fármacos. Esta sensibilidade está relacionada a defeitos enzimáticos e é hereditária. São reações que não dependem de dose nem de exposição anterior do indivíduo ao fármaco.
Idiossincrasia: é o fenômeno pelo qual a administração contínua e repetida de determinada dose de medicamento diminui progressivamente a intensidade dos efeitos. O necessário aumento da dose para manter os efeitos na mesma proporção faz com que a tolerância também seja um mecanismo progressivo.
Farmácia - Reações Adversas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
As reações adversas graves aos inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) são raras e, em geral, estes fármacos são tolerados de modo satisfatório. Assinale um efeito adverso desta classe de medicamentos.
Alteração das concentrações plasmáticas de ácido úrico.
Aumento da resistência à insulina, podendo levar a um quadro de diabetes.
Aumento da concentração plasmática de colesterol.
Aumento da pressão arterial média.
Aumento de tosse seca e incômoda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...