Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O profissional condenado por sentença criminal, definitivamente transitada em julgado, por crime praticado no uso do exercício da profissão, ficará suspenso da atividade
pelo tempo que durar a pena.
por 1 ano.
por 5 anos.
por 10 anos.
indefinidamente.
Em situações de tratamento prolongado, a receita contendo antimicrobianos poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de ____________ a contar da data de sua emissão. Na situação descrita, a receita deverá conter a indicação de __________________, com a quantidade a ser utilizada para cada ____________. De acordo com a Resolução 20/11, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.
30 dias / uso prolongado / 10 dias
45 dias / uso prolongado / 15 dias
90 dias / uso contínuo / 30 dias
120 dias / uso contínuo / 30 dias
180 dias / uso contínuo / 60 dias
Segundo o Decreto nº. 5090, de 20 de maio de 2004, a responsabilidade de definir o rol de medicamentos a ser disponibilizado no Programa Farmácia Popular do Brasil é do
gestor municipal, baseado nas evidências epidemiológicas e prevalências de doenças e agravos locais.
gestor municipal, baseado na disponibilidade de recursos locais.
gestor estadual, baseado nas evidências epidemiológicas e prevalências de doenças e agravos do estado.
Ministério da Saúde, baseado na disponibilidade de recursos do Sistema Único de Saúde SUS.
Ministério da Saúde, baseado nas evidências epidemiológicas e prevalências de doenças e agravos.
Conforme previsto na Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 44, de 17 de agosto de 2009 - ANVISA, além da Licença ou Alvará Sanitário expedido pelo órgão Estadual ou Municipal de Vigilância Sanitária, segundo legislação vigente, as farmácias e drogarias devem possuir os seguintes documentos no estabelecimento, EXCETO:
Certificado de Registro Cadastral (C.R.C) na Secretaria de Planejamento e Gestão SEPLAG.
Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) expedida pela Anvisa.
Autorização Especial de Funcionamento (AE) para farmácias, quando aplicável.
Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, conforme a legislação vigente e as especificidades de cada estabelecimento.
Os hemoderivados Albumina Humana, Imunoglobulinas, Complexo Protrombínico e outros, devem ser submetidos aos testes preconizados para as formas farmacêuticas injetáveis (volume médio, pH, pirogênio, esterilidade, etc). O controle de qualidade destes medicamentos também inclui testes específicos relacionados a seguir. Coloque V nas afirmativas VERDADEIRAS e F para as que forem FALSAS e a seguir marque a alternativa que corresponda a sequência CORRETA:
( ) Prova de atividade (potência) e identificação.
( ) Prova de detecção de anticorpos anti HbsAg.
( ) Prova de inocuidade ou toxicidade específica.
( ) Concentração de proteínas, composição protéica, determinação de sódio, potássio e alumínio, solubilidade, osmolalidade, determinação de polímeros e agregados.
( ) Determinação do ativador de pré-calicreína, do grupo heme, hemaglutinana anti-A e anti-B.
F, V, F, F, F.
V, F, V, F, V.
F, F, F, V, V.
V, F, F, V, V.
A alternativa CORRETA que define o medicamento genérico de acordo com a legislação em vigor é:
Medicamento similar a um produto de referência que tem comprovada sua eficácia, segurança e qualidade.
Medicamento similar comercializado no mercado nacional, composto por mesmo princípio ativo, mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração a um medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária.
Medicamento similar inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância federal e comercializado no país, cuja eficácia, segurança e qualidade forem comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.
Medicamento similar composto por pelo menos um fármaco ativo, sendo que esse fármaco deve ter sido objeto de patente, mesmo já extinta, por parte da empresa responsável pelo seu desenvolvimento e introdução no mercado do país de origem.
A coagulação sanguínea é composta por vários eventos que dependem de várias substâncias chamadas de fatores da coagulação. Os medicamentos utilizados para os transtornos trombóticos e hemorrágicos estão relacionados à ativação ou inibição desse sistema fisiológico que controla os eventos de coagulação. Com relação ao mecanismo de ação dos anticoagulantes e dos trombolíticos, marque a alternativa CORRETA:
Os derivados da cumarina e indandionas agem diretamente como trombolíticos por prevenirem a formação dos fatores II, VII, IX e X no fígado e por inibirem a beta-carboxilação dos seus precursores mediada pela vitamina K.
A heparina de baixo peso molecular é um anticoagulante superior à heparina padrão, entretanto apresenta como desvantagem meia vida mais curta e uma distribuição menos homogênea.
A alteplase, também conhecida como t-PA, é um ativador de plasminogênio tecidual recombinante, utilizado como trombolítico no infarto agudo do miocárdio.
A ticlopidina e o ácido acetilsalicílico atuam como antiagregantes plaquetários através do mesmo mecanismo de ação.
A Portaria n. 2.616 de 12 de maio de 1998 reafirmou a importância e ampliou as atribuições da Comissão de Controle de Infecções nos hospitais. Sobre infecções hospitalares, analise as afirmações.
I. Os membros consultores da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares são representantes dos serviços: médico, de enfermagem, de farmácia, do laboratório de microbiologia e da administração.
II. Segundo o anexo III da portaria n. 2616 de 12/05/1998 os indicadores para uso de antimicrobianos são: a frequência com que cada antimicrobiano é utilizado em relação aos demais e o percentual de pacientes que usaram antimicrobianos profiláticos ou terapêuticos em um determinado período.
III. Uma das competências da farmácia hospitalar na Comissão de Controle de Infecções Hospitalares está relacionada ao uso racional de antimicrobianos,
IV. A portaria n. 2.616 de 12/05/1998 define o farmacêutico como membro executor da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar obrigatoriamente.
V. Pode-se calcular a frequência com que cada antimicrobiano é empregado em relação aos demais dividindo-se o total de tratamentos com antimicrobianos iniciados em um período pelo total de tratamentos iniciados no mesmo período.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmações I, II e IV.
Apenas as afirmações I, II e V.
Apenas as afirmações II, III e IV.
Apenas as afirmações II, III e IV.
Apenas as afirmações II, III e V.
O farmacêutico na função de gestor de estoques deve planejá-los adequadamente. A respeito do planejamento de estoque, julgar as afirmativas que seguem:
I. Ponto de ressuprimento ou ponto de requisição é um parâmetro de alerta no dimensionamento de estoques. É um nível de estoque que, ao ser atingido, indica o momento de se efetuar uma nova compra, evitando uma posterior ruptura no estoque.
II. O tempo de abastecimento é o intervalo de tempo que vai desde o início do processo interno de compra, até a emissão e processamento da compra.
III. Estoque de segurança ou estoque mínimo significa a quantidade de cada item que deve ser mantida como reserva para que a continuidade do atendimento possa ser garantida. O estoque de segurança depende do consumo, do tempo de abastecimento e da classificação ABC de cada item.
IV. O tempo de processamento externo compreende o período do planejamento, da elaboração do pedido, da emissão e processamento da compra.
V. O tempo de abastecimento pode variar de região para região e de uma instituição para outra. Nas instituições governamentais, por exemplo, o tempo de abastecimento é bastante prolongado, devido aos tramites burocráticos para licitação estabelecidos pela Lei 8.666, de 21/06/1993 e suas alterações.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, II e III.
Apenas as afirmativas I, III e IV.
Apenas as afirmativas I, III e V.
Apenas as afirmativas II, III e IV.
Apenas as afirmativas II, III e V.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o conceito de notificação.
É a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.
É a detecção da ocorrência de determinada doença, feita à autoridade por profissionais de saúde, visando o diagnóstico dos agravos.
É o registro de determinado agravo à saúde, feita por qualquer cidadão, para fins de controle dos agravos.
É o registro expresso pela transmissibilidade da doença, possibilidade de sua disseminação por vetores e demais fontes de infecção, colocando sob risco outros indivíduos ou coletividades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...