Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência ao texto e às DCNTs nele mencionadas, julgue os itens subsequentes.
O monitoramento e o controle glicêmico de pacientes em tratamento para diabetes melito podem ser realizados pelo próprio paciente com o uso de glicosímetros portáteis e por exames laboratoriais que meçam os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c).Farmácia - Medicamentos e tratamentos clínicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com referência ao texto e às DCNTs nele mencionadas, julgue os itens subsequentes.
No tratamento de pacientes diabéticos e hipercolesterolêmicos devido à ação hipoglicemiante nas células pancreáticas, empregam-se fármacos da classe das estatinas, que são inibidores da enzima HMG-CoA redutase.Com referência ao texto e às DCNTs nele mencionadas, julgue os itens subsequentes.
As lipoproteínas séricas são complexos macromoleculares, tipicamente sob a forma de partículas esféricas, com lipídeos neutros e ésteres de colesterol no cerne e fosfolipídios e colesterol livre na superfície.Paciente do sexo feminino, de vinte anos de idade, procurou o posto de saúde com queixas de fraqueza muscular, dores abdominais, diarreia persistente havia mais de duas semanas, com fezes acinzentadas e aparência oleosa. Foram colhidas amostras de sangue e fezes da paciente para a realização de exames laboratoriais e alguns resultados desses exames estão listados a seguir.
Com referência ao caso clínico descrito e às informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.
A leucopenia evidenciada pela linfocitopenia e plaquetopenia sustenta a suspeita de uma infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), pois este provoca a redução de linfócitos T CD4.Paciente do sexo feminino, de vinte anos de idade, procurou o posto de saúde com queixas de fraqueza muscular, dores abdominais, diarreia persistente havia mais de duas semanas, com fezes acinzentadas e aparência oleosa. Foram colhidas amostras de sangue e fezes da paciente para a realização de exames laboratoriais e alguns resultados desses exames estão listados a seguir.
Com referência ao caso clínico descrito e às informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.
Nas fezes de uma paciente de vinte anos de idade, a presença de oocistos de protozoários do grupo dos coccídios Isospora, Sarcocystis e Cryptosporidium , juntamente com o quadro de diarreia crônica, justificaria a solicitação de exames para a verificação de uma provável imunodeficiência.Paciente do sexo feminino, de vinte anos de idade, procurou o posto de saúde com queixas de fraqueza muscular, dores abdominais, diarreia persistente havia mais de duas semanas, com fezes acinzentadas e aparência oleosa. Foram colhidas amostras de sangue e fezes da paciente para a realização de exames laboratoriais e alguns resultados desses exames estão listados a seguir.
Com referência ao caso clínico descrito e às informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.
Os resultados da série branca do hemograma da paciente indicam uma provável parasitose, e a confirmação poderia ser obtida por um exame coprológico.Paciente do sexo feminino, de vinte anos de idade, procurou o posto de saúde com queixas de fraqueza muscular, dores abdominais, diarreia persistente havia mais de duas semanas, com fezes acinzentadas e aparência oleosa. Foram colhidas amostras de sangue e fezes da paciente para a realização de exames laboratoriais e alguns resultados desses exames estão listados a seguir.
Com referência ao caso clínico descrito e às informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.
O procedimento indicado para a realização do exame de fezes e confirmação do diagnóstico é pelo método de Kato-Katz, que permite a quantificação do agente infeccioso.Julgue os próximos itens, relativos à infecção pelo vírus da dengue e às metodologias de prevenção e diagnóstico da doença. Ao contrário de outras viroses em que o paciente infectado desenvolve memória imunológica e anticorpos protetores que o protegem pelo resto da vida, na dengue não há geração de anticorpos suficientes para a proteção do paciente, que poderá ser infectado várias vezes durante sua vida.
Farmácia - Metodologia Científica na Investigação Clínica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os próximos itens, relativos à infecção pelo vírus da dengue e às metodologias de prevenção e diagnóstico da doença. Os testes de diagnóstico rápido para a dengue detectam a presença de anticorpos do tipo IgM no sangue do paciente e, devido à baixa sensibilidade desses testes, é necessária confirmação por métodos moleculares de amplificação de ácidos nucleicos do vírus.
Julgue os próximos itens, relativos à infecção pelo vírus da dengue e às metodologias de prevenção e diagnóstico da doença. A Dengvaxia, vacina para a dengue recentemente autorizada para uso no Brasil, é resultante da combinação de alguns genes dos diferentes sorotipos do vírus da dengue com o vírus atenuado da febre amarela.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...