Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINES), usados no tratamento da dor leve e moderada, julgue os itens seguintes. Os AINES podem apresentar diferenças farmacodinâmicas entre si: o ibuprofeno e a nimesulida são de elevado risco no que se refere ao dano à mucosa gastrointestinal, ao passo que o piroxicam e a aspirina são de risco baixo.
Acerca dos fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINES), usados no tratamento da dor leve e moderada, julgue os itens seguintes. Inibidores da bomba de prótons, como o omeprazol, são utilizados para prevenir lesões na mucosa do trato gastrointestinal provocadas pelo uso de AINES.
Acerca dos fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINES), usados no tratamento da dor leve e moderada, julgue os itens seguintes. A aspirina pode aumentar a atividade hipoglicemiante de sulfonilureias quando utilizada em doses altas, como ocorre no tratamento da artrite crônica.
Acerca dos fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINES), usados no tratamento da dor leve e moderada, julgue os itens seguintes. Os AINES apresentam baixa capacidade de ligação a proteínas plasmáticas e reduzida biodisponibilidade por via oral, devido ao seu elevado grau de ionização no pH do trato gastrointestinal.
Acerca dos fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINES), usados no tratamento da dor leve e moderada, julgue os itens seguintes. Complicações gastrointestinais como náuseas, dispepsia e úlceras gástrica e duodenal estão entre os principais efeitos colaterais dos AINES.
Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Espera-se que os estudantes, ao avaliar o prontuário do paciente, sejam capazes de apontar a interação entre a tetraciclina e a insulina, com riscos de hipoglicemia para o paciente.Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
As interações medicamentosas que ocorrem no prontuário do paciente são farmacodinâmicas.Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Na situação proposta, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar a interação medicamentosa existente entre a tetraciclina e o carbonato de cálcio e de explicar que esses medicamentos, usados concomitantemente, promovem a redução da eficiência do antibiótico, devido à formação de quelatos.Acerca da farmacologia dos opioides empregados no tratamento de dores agudas e crônicas, julgue os itens subsecutivos. O uso de opioides pode desencadear efeito antitussígeno devido à estimulação de receptores das vias aéreas, o que pode dificultar a higiene pulmonar do paciente.
Farmácia - Administração de Medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Acerca da farmacologia dos opioides empregados no tratamento de dores agudas e crônicas, julgue os itens subsecutivos. Como alternativa à via oral, podem-se administrar opioides como morfina e codeína por via intramuscular, empregando-se doses similares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...