Questões de Farmácia do ano 2020

Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para garantir a qualidade, segurança e eficácia da produção dos medicamentos manipulados, a farmácia de manipulação deve seguir o manual de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF), fazendo com que a empresa possua uma norma a ser seguida. Entre os documentos exigidos em uma farmácia de manipulação estão:

    A) Licença de aterro classe I com condicionantes e Certidão de Regularidade Técnica (CRT).

    B) Procedimentos Operacionais Padrão (POP) atualizados e Cadastro técnico federal emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

    C) Cadastro Técnico Estadual emitido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e Fluxogramas (de receituário, entrada de funcionários, etc.).

    D) AFE (Autorização de funcionamento) e Licença de transporte da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) para resíduos comuns e infectantes.

    E) Alvará de funcionamento e Licença sanitária.

Julgue as sentenças como verdadeiras (V) ou falsas (F) considerando o tipo de receituário e o seu prazo de validade.
( ) Notificação de Receita B (NRB) tem prazo de validade de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de sua emissão. ( ) Notificação de Receita Especial para Talidomida (NRT) tem prazo de validade de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de sua emissão. ( ) Notificação de Receita da Lista C3 - Lenalidomida (NRC3) tem prazo de validade de 20 (vinte) dias, contados a partir da data de sua emissão; para mulheres com potencial de engravidar, 7 (sete) dias, contados a partir da data da realização do teste de gravidez. ( ) Notificação de Receita Especial para Retinóides de Uso Sistêmico (NRR) em prazo de validade de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de sua emissão.
Marque a alternativa correta.

    A) F; V; V; V.

    B) V; V; F; F.

    C) F; V; V; V.

    D) F; F; V; F.

    E) V; F; V; V.

Segundo a Resolução nº 596/2014 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o farmacêutico é um profissional da saúde, por isso, deve executar todas as atividades relacionadas ao exercício de sua profissão visando a promoção da saúde, podendo ele responder de forma administrativa, civil e criminalmente quando seus atos, ou atos de terceiros sob sua supervisão, proporcionarem prejuízos ao paciente. Marque a alternativa que considera uma Infração ética e disciplinar do tipo grave ligada à dispensação.

    A) Praticar ato profissional que cause dano material, físico, moral ou psicológico, que possa ser caracterizado como imperícia, negligência ou imprudência.

    B) Submeter-se a fins meramente mercantilistas que venham a comprometer o seu desempenho técnico, em prejuízo da sua atividade profissional.

    C) Aviar receitas com prescrições médicas ou de outras profissões, em desacordo com a técnica farmacêutica e a legislação vigentes.

    D) Aceitar a interferência de leigos em seus trabalhos e em suas decisões de natureza profissional.

    E) Não observar as normas (resoluções e deliberações) e as determinações (acórdãos e decisões) dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia.

Por definição, medicamento genérico é:

    A) Produto inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.

    B) Aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos.

    C) Produtos tecnicamente elaborados para atender às necessidades dietéticas de pessoas em condições fisiológicas especiais.

    D) São substâncias constituintes dos alimentos de valor nutricional, incluindo proteínas, gorduras, hidratos de carbono, água, elementos minerais e vitaminas.

    E) Medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua ausência, pela Denominação Comum Internacional (DCI).

O difosfato de cloroquina e o sulfato de hidroxicloroquina foram medicamentos baste procurados pela população para o tratamento da COVID-19, doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). No entanto, evidências científicas mostraram que esses medicamentos não são eficazes e nem seguros no tratamento da COVID-19. No Brasil a hidroxicloroquina e a cloroquina são medicamentos licenciados para o tratamento de doenças:

    A) Virais e bacterianas.

    B) Respiratórias e hormonais.

    C) Cardíacas e renais.

    D) Autoimunes e malária.

    E) Distúrbios motores.

Os conceitos, segundo a lei nº 5.991 de 17 de dezembro de 1973, de medicamento, insumo farmacêutico e droga são, respectivamente:
I - Substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária; II - Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico; III - Droga ou matéria-prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, destinada a emprego em medicamentos, quando for o caso, e seus recipientes;
Marque a alternativa correta.

    A) III; II e I.

    B) I; III e II.

    C) III; I e II.

    D) II; I e III.

    E) II; III e I.

A rastreabilidade dos medicamentos no Brasil é rígida pela Lei nº 13.410, de 28 de dezembro de 2016, juntamente com a nova Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 319, de 12 de novembro de 2019. A nova resolução (RDC nº 319) altera o texto da RDC nº 157/17, que trata da implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) e os mecanismos e procedimentos para o rastreamento de fármacos. A partir dessas resoluções os medicamentos receberão uma identificação única impressa na embalagem, conhecida como “Identificador Único de Medicamentos” (IUM). O IUM é composto por, EXCETO:

    A) Número de registro da apresentação do medicamento junto à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

    B) CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) do fabricante.

    C) GTIN (Global Trade Item Number) da apresentação.

    D) Código serial de até 20 dígitos.

    E) Lote e data de validade.

O controle da qualidade de uma farmácia de manipulação avalia aspectos relativos à qualidade das matérias-primas, materiais de embalagem, vidrarias utilizadas e fórmulas manipuladas. Segundo as exigências da RDC ANVISA nº 67, de 8 de outubro 2007, são operações básicas obrigatórias do laboratório de controle de qualidade interno para matéria-prima EXCETO:

    A) Coeficiente de ionização e faixa de ebulição.

    B) Características organolépticos e solubilidade.

    C) Volume e faixa de fusão.

    D) Densidade e avaliação do laudo de análise do fabricante/fornecedor.

    E) pH e peso.

Com base na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 17, de 16 de abril de 2010, que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, assinale a alternativa que corresponde a definição de “marcador”.

    A) Documento ou grupo de documentos que especificam as matérias-primas e os materiais de embalagem com as suas respectivas quantidades, juntamente com a descrição dos procedimentos e precauções necessárias para a produção de determinada quantidade de produto terminado.

    B) Composto ou classe de compostos químicos presentes na matéria-prima vegetal, preferencialmente tendo correlação com o efeito terapêutico, que é utilizado como referência no controle de qualidade da matéria-prima vegetal e dos medicamentos fitoterápicos.

    C) Solução estéril e apirogênica, destinada à aplicação parenteral em dose única, cujo volume é de 100mL ou superior.

    D) Planta medicinal, ou suas partes, que contenham as substâncias, ou classes de substâncias, responsáveis pela ação terapêutica, após processos de coleta, estabilização e/ou secagem, podendo ser íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.

    E) Produto de extração da droga vegetal: extrato, tintura, óleo, cera, exsudado e outros.

A indústria farmacêutica, para garantir a qualidade e a segurança dos seus produtos antes da comercialização, deve realizar o controle de qualidade desses produtos. Os testes de controle de qualidade são feitos desde os produtos finalizados, até os materiais e matérias-primas utilizados para a fabricação dos mesmos. As áreas do controle de qualidade de uma indústria estão basicamente divididas em, EXCETO:

    A) Laboratório físico-químico.

    B) Laboratório microbiológico.

    C) Laboratório de testes clínicos e pré-clínicos.

    D) Laboratório de controle de processo.

    E) Laboratório de material de embalagens.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...