Questões de Farmácia do ano 2020

Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As ações de assistência farmacêutica são de responsabilidade das três esferas de governo.
A esfera municipal não é responsável pela seguinte ação de assistência farmacêutica:

    A) Aquisição de medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica.

    B) Dispensação de medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica.

    C) Aquisição de insulinas NPH e Regular.

    D) Financiamento bipartite dos insumos para diabetes.

Sobre a assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A seleção de medicamentos é um processo estratégico da assistência farmacêutica.
( ) A assistência farmacêutica requer um trabalho multiprofissional e interdisciplinar em busca do princípio da integralidade expresso no ordenamento jurídico do Sistema Único de Saúde.
( ) A seleção de medicamentos deve ser fortemente baseada em evidências de nível elevado para ser válida e confiável cientificamente.
Assinale a sequência correta.

    A) F F F

    B) F V V

    C) V F F

    D) V V V

Analise as seguintes características de um antimicrobiano:
I. Inibe a atividade da DNA girasse e da Topoisomerase IV das bactérias.
II. Apresentam atividade contra bactérias gram-negativas.
III. O uso é contraindicado em menores de 18 anos de idade, em decorrência de sua toxicidade para cartilagens em crescimento.
Assinale o antimicrobiano que apresenta essas características.

    A) Azitromicina

    B) Cloranfenicol

    C) Sulfadiazina

    D) Levofloxacino

A hipertensão arterial sistêmica é prevalente no Brasil e a sua terapia farmacológica abrange diferentes classes terapêuticas com ação na fisiopatologia da doença.
A respeito das classes terapêuticas dos medicamentos empregados no tratamento da hipertensão arterial sistêmica, assinale a alternativa incorreta.

    A) Os inibidores de enzima conversora da angiotensina reduzem a conversão da angiotensina I em angiotensina II e também a proteinúria, estabilizando a função renal em pacientes com doença renal crônica.

    B) Os antagonistas de receptores AT1 de angiotensina II são fármacos de segunda linha em caso de intolerância aos inibidores de enzima conversora da angiotensina, e atuam antagonizando a ação vasoconstrictora da angiotensina II por meio de bloqueio dos receptores AT1.

    C) Os bloqueadores de canal de cálcio diidropriridinicos, como o anlodipino, apresentam ação farmacológica decorrente da diminuição da resistência vascular periférica.

    D) Os antagonistas de renina, como o alisquireno, promovem a inibição da renina com aumento da formação de aldosterona e hormônio antidiurético, e redução da resistência vascular periférica por diminuição da concentração de sódio

Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando cada fármaco a sua indicação terapêutica.
COLUNA I
1. Dapsona
2. Pirazinamida
3. Talidomida
4. Meglumina, Antimoniato
5. Claritromicina
6. Praziquantel
COLUNA II
( ) Nódulo Hansêmico
( ) Hanseníase
( ) Leishmaniose
( ) Tuberculose
( ) Infecções respiratórias
( ) Esquistossomose Mansoni
Assinale a sequência correta.

    A) 3 1 4 2 5 6

    B) 3 2 4 1 6 5

    C) 5 1 4 2 6 3

    D) 5 1 6 2 3 4

Com relação à gestão clínica do medicamento, assinale a alternativa incorreta.

    A) A gestão clínica do medicamento inclui um grupo de ações voltadas para a melhoria dos resultados terapêuticos para um paciente específico e relativos às condições crônicas complexas.

    B) A gestão clínica do medicamento abrange atividades especializadas orientadas à promoção da compreensão e adesão ao tratamento, assim como o suporte ao autocuidado e à automedicação responsável.

    C) A gestão clínica do medicamento tem como foco o acesso à prescrição e à dispensação de maneira oportuna e eficiente.

    D) A gestão clínica do medicamento tem abordagem integral e contribui para aumentar tanto a eficiência como a resolutividade da assistência farmacêutica.

Em relação à prescrição da Notificação de Receita, regulamentada pela Portaria nº 344/1998, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A Notificação de Receita devera? estar preenchida de forma legível, sendo a quantidade em algarismos arábicos e por extenso. Emendas e rasuras são aceitas desde que realizadas pelo próprio prescritor.

    B) A Notificação de Receita sera?? retida pela farmácia ou drogaria e a receita devolvida ao paciente devidamente carimbada, como comprovante do aviamento ou da dispensação.

    C) As prescrições por cirurgiões dentistas e médicos veterinários poderão ser feitas quando para uso odontológico e veterinário, respectivamente.

    D) Cabera?? a? Autoridade Sanitária fornecer ao profissional, ou instituição devidamente cadastrados, o talonário de Notificação de Receita "A", e a numeração para confecção dos demais talonários, bem como avaliar e controlar essa numeração.

    E) A farmácia ou drogaria somente podera?? aviar ou dispensar quando todos os itens da receita e da respectiva Notificação de Receita estiverem devidamente preenchidos.

A Lei nº 13.021/2014 dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas. Em relação ao exercício das atividades do farmacêutico, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) É obrigatório organizar e manter cadastro atualizado com dados técnico-científicos das drogas, fármacos e medicamentos disponíveis na farmácia. ( ) É facultativo estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando a assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica. ( ) É obrigatório prestar orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio. ( ) É facultativo estabelecer o perfil farmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente, mediante elaboração, preenchimento e interpretação de fichas farmacoterapêuticas. ( ) É facultativo proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – F – V – F.

    B) F – V – F – F – V.

    C) V – F – V – V – V.

    D) V – F – V – F – F.

    E) F – F – V – F – F.

Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de Boas Práticas Farmacêuticas, conforme a RDC nº 44/2009.

    A) Conjunto de informações que permite o acompanhamento e revisão de todo o processo da preparação manipulada.

    B) Conjunto de técnicas e medidas que visam assegurar a manutenção da qualidade e segurança dos produtos disponibilizados e dos serviços prestados em farmácias e drogarias, com o fim de contribuir para o uso racional desses produtos e a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

    C) Conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição, sistema ou valores apresentados por um material de medida, comparados àqueles obtidos com um padrão de referência correspondente.

    D) Conjunto de operações (programação, coordenação e execução) com o objetivo de verificar a conformidade das matérias-primas, materiais de embalagem e do produto acabado, com as especificações estabelecidas.

    E) Conjunto de ações e serviços relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos.

O Regulamento Técnico da RDC nº 67/2007, para fins do atendimento aos critérios de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF), classifica a farmácia em 6 (seis) grupos de atividades, de acordo com a complexidade do processo de manipulação e das características dos insumos utilizados. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Grupo I. 2. Grupo II. 3. Grupo III. 4. Grupo IV. 5. Grupo V. 6. Grupo VI. Coluna 2 ( ) Manipulação de produtos estéreis. ( ) Manipulação de doses unitárias e unitarizTação de dose de medicamentos em serviços de saúde. ( ) Manipulação de medicamentos a partir de insumos/matérias-primas, inclusive de origem vegetal. ( ) Manipulação de medicamentos homeopáticos. ( ) Manipulação de antibióticos, hormônios, citostáticos e substâncias sujeitas a controle especial. ( ) Manipulação de substâncias de baixo índice terapêutico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 4 – 5 – 1 – 3 – 6 – 2.

    B) 3 – 6 – 2 – 4 – 5 – 1.

    C) 5 – 4 – 6 – 3 – 2 – 1.

    D) 4 – 6 – 1 – 5 – 3 – 2.

    E) 6 – 4 – 2 – 5 – 3 – 1.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...