Lista completa de Questões sobre Administração de Medicamentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comissão de Padronização de Medicamentos deve ser composta por
I _ farmacêutico;
II _ fisioterapeuta;
III _fonoaudiólogo;
IV _ médico;
V _ enfermeiro.
Estão corretos apenas os itens
I e II.
I, II e IV.
I, IV e V.
I, III e V.
II e III.
Farmácia - Administração de Medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Em relação aos Sistemas de Distribuição de Medicamentos,
no Sistema de Distribuição Coletiva, o estoque é centralizado por unidade assistencial.
no Sistema de Distribuição Coletiva, a facilidade de acesso aos medicamentos por qualquer pessoa, a diminuição do estoque necessário e a diminuição das atividades da enfermagem com medicamentos são vantagens importantes.
no Sistema de Distribuição por Prescrição Individualizada, o incremento das atividades da Farmácia bem como a necessidade de plantão da Farmácia Hospitalar e o controle total sobre as perdas econômicas são vantagens importantes.
no Sistema de Distribuição por Dose Unitária, a prescrição médica ou cópia é enviada à farmácia, onde são preparados a folha de dispensação e o perfil farmacoterapêutico do paciente.
no Sistema de Distribuição por Dose Unitária, o aumento do tempo da enfermagem em atividades com medicamentos, o aumento de erros de medicação e a diminuição da eficiência do controle de estoque são desvantagens importantes.
Farmácia - Administração de Medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Em um hospital com 1280 leitos e uma ocupação igual a 81% foram dispensados, em um ano, 35 163g de ampicilina, cuja Dose Diária Definida – DDD – estabelecida é 2 g. A DDD referente ao consumo de ampicilina dos pacientes hospitalizados nesse hospital, por ano, é
4,64.
3,64
2,64.
1,64.
0,64.
A via de administração de medicamentos de eleição quando se deseja o efeito imediato da droga é:
A biodisponibilidade de fármacos administrados por via intravenosa corresponde a:
Farmácia - Administração de Medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma paciente de 37 anos de idade, com 32 semanas de gestação, foi atendida na emergência da maternidade, com quadro de edema importante de membros inferiores e cefaléia intensa. No exame clínico, constatou-se presença de hipertensão arterial e o diagnóstico é de pré-eclâmpsia. Iniciou-se tratamento com metildopa, dexametasona e sulfato de magnésio. Depois de 48 horas, como foi observado que havia sofrimento fetal, que a pressão arterial ainda persistia elevada e que havia risco de morte da paciente, decidiu-se interromper a gravidez e retirar o feto.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens subseqüentes, com relação a gestação, hipertensão arterial e pré-eclâmpsia.
A interrupção da gravidez pode ser feita com a administração de drogas que antagonizam a ocitocina ou as prostaglandinas.
Farmácia - Administração de Medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em face desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
A isossorbida deve ser administrada por via sublingual porque habitualmente causa muita irritação gástrica, quando administrada por via oral, podendo causar hemorragia digestiva.
Farmácia - Administração de Medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O uso simultâneo de vários agentes terapêuticos tornou-se comum. Esse é um dos fatores capazes de alterar a resposta a drogas. A combinação de dois ou mais fármacos pode ocasionar redução da eficácia terapêutica e exacerbação da toxicidade. Assim, é preciso sempre considerar as propriedades dos medicamentos, como, por exemplo, o fato de que o hidróxido de alumínio é um agente quelante e que o Hipericum perforatum (erva de São João) é um indutor da atividade citocromo P450. Considerando a importância das interações medicamentosas, julgue os itens que se seguem.
O horário de administração de medicamentos, como, por exemplo, o hidróxido de alumínio e o diazepam, não influi na interação entre os eles.
Farmácia - Administração de Medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A cefalexina é um antibiótico cefalosporínico de primeira geração com excelente atividade contra bactérias Grampositivas, como estreptococos e estafilococos, e também contra algumas Gram-negativas, como a Escherichia coli. Administrada por via oral, é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal. Um pico de nível sérico, entre 13 μg/mL e 18 μg/mL, é atingido 1 hora após a administração de 500 mg. De 5% a 15% da droga circulante está ligada a proteína. A cefalexina é distribuída na maioria dos tecidos do organismo, mas não atinge nível terapêutico no líquido cefalorraquidiano. Este antibiótico é excretado sem grandes biotransformações, ou seja, em grande parte como droga ativa, principalmente pelos rins, via filtração glomerular e secreção tubular, atingindo, dessa forma, concentrações urinárias elevadas.
Considerando o texto acima e a farmacocinética, julgue os seguintes itens.
Em pacientes com insuficiência renal crônica, para não haver aumento dos níveis plasmáticos de cefalexina, é recomendado que sua dose seja reduzida.
Farmácia - Administração de Medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Analgésicos antiinflamatórios não-esteroidais (AAINE) constituem um grupo de fármacos com grande eficácia antipirética e analgésica para casos de dor visceral, tegumentar, óssea, muscular e(ou) articular. Entre os vários efeitos, os AAINE inibem a ciclooxigenase (COX), enzima que catalisa a conversão do ácido araquidônico em prostaglandinas, que são substâncias que promovem vasodilatação e estimulam o processo inflamatório e a sensibilização das unidades dolorosas. A maioria dos AAINE inibe tanto a COX 1 como a COX 2. No entanto, alguns são inibidores mais específicos para a COX 2. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A aplicação intramuscular de diclofenaco pode levar ao aparecimento de necrose tecidual e, por esse motivo, alguns países optaram por não utilizar a forma injetável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...