Lista completa de Questões sobre Agentes tóxicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma senhora de sessenta e cinco anos de idade chegou a uma farmácia e, muito preocupada com o aparecimento de vários casos de dengue em sua vizinhança, pediu conselhos ao farmacêutico sobre qual repelente ela deveria comprar. Suas dúvidas principais eram sobre a escolha da apresentação em creme ou aerossol e sobre a possibilidade de a dietiltoluamida, presente nos repelentes, causar alguma irritação na pele. Além disso, como ela não queria gastar muito, gostaria de saber se poderia usar o repelente de adultos em sua neta de um ano de idade e se seria seguro reaplicá-lo a cada três horas. Nessa situação hipotética, de acordo com os critérios técnicos pertinentes, o farmacêutico deveria
informar que repelentes na forma de cremes, loções ou aerossóis, desde que contenham a mesma concentração do princípio ativo, possuem exatamente o mesmo risco de causar irritação na pele.
contraindicar o repelente de adulto para crianças, pois estas são mais sensíveis a alguns toxicantes, devido à menor presença de algumas proteínas plasmáticas no sangue e à menor atividade das enzimas do citocromo P450.
explicar que, desde que o repelente não seja engolido pela criança, a reaplicação tópica é segura, uma vez que, por ser o repelente aplicado apenas na pele, o risco independe da frequência de exposição.
sugerir que a senhora evitasse o uso de repelentes, pois, assim como as crianças, idosos são mais suscetíveis aos efeitos tóxicos de xenobióticos, devido à maior biotransformação dessas moléculas no organismo dos idosos em relação a um adulto jovem, produzindo mais agentes tóxicos.
explicar que, devido ao fato de os cremes hidratarem a pele, são mais seguros contra a irritação e, portanto, recomendados na formulação em creme para adulto tanto na paciente idosa quanto na sua neta.
Qual dos fármacos abaixo que é útil em intoxicações por benzodiazepínicos?
Midazolam
Flumazenil
Dantroleno
Bromocriptina
Paracetamol
Acerca dos medicamentos que agem no sistema nervoso central e das intoxicações por abuso de drogas, julgue os itens que se seguem.
Na intoxicação anticolinérgica, a temperatura corporal do paciente pode atingir 42 ºC, e ele apresenta bradicardia e diarreia; na síndrome serotoninérgica, a temperatura corporal do paciente varia de 38 ºC a 38,5 ºC, e ele apresenta taquicardia e constipação.
Acerca dos medicamentos que agem no sistema nervoso central e das intoxicações por abuso de drogas, julgue os itens que se seguem.
A síndrome serotoninérgica difere da intoxicação serotoninérgica quanto aos sinais e sintomas. Os da primeira incluem efeitos adversos do sistema nervoso simpático e do parassimpático, e os da segunda, uma exacerbação dos efeitos adversos do sistema nervoso simpático.
Acerca dos medicamentos que agem no sistema nervoso central e das intoxicações por abuso de drogas, julgue os itens que se seguem.
A síndrome neuroléptica maligna pode ocorrer de 30 minutos a 24 horas após a administração de um anestésico inalatório, e as principais características que o paciente apresenta são midríase e bradireflexia.
Acerca dos medicamentos que agem no sistema nervoso central e das intoxicações por abuso de drogas, julgue os itens que se seguem.
Os sinais e sintomas de intoxicação de um adulto com a cocaína podem ser potencializados pela utilização concomitante de antialérgicos e relaxantes musculares com ações anticolinérgicas.
Com relação à neurotransmissão colinérgica e adrenérgica, julgue os itens subsequentes.
A síntese da epinefrina ocorre a partir da tirosina. A enzima tirosina hidroxilase, que converte a tirosina em dopa, é ativada pela estimulação dos nervos adrenérgicos ou da medula da suprarrenal.
No que se refere a formas farmacêuticas e vias de administração de medicamentos e a interações medicamentosas, julgue os próximos itens.
A diminuição do efeito de um fármaco pode ser necessária em caso de dose excessiva, como o uso do flumazenil como antídoto para a morfina e o da naloxana como antagonista de benzodiazepínicos.
Um homem de 30 anos de idade é trazido ao pronto-socorro com relatos de uso excessivo de drogas (overdose). As manifestações sindrômicas observadas foram: taquicardia, hipertensão, midríase, excitação, agressividade, paranoia e alucinações. Assinale a alternativa que apresenta a droga responsável por esse conjunto de sinais e sintomas.
maconha
álcool
ketamina
flunitrazepam
anfetamina
O consumo crescente da cocaína e a dependência causada por ela são assuntos amplamente divulgados por toda a impressa nacional e internacional, devido às consequências que acarretam. Com relação aos efeitos da cocaína, assinale a opção correta.
A cocaína produz efeitos estimulantes no SNC na sua forma de sal hidroclórico, podendo ser administrada por via intranasal (crack) ou endovenosa (pó).
Nas fendas sinápticas, a cocaína aumenta a produção de enzimas que degradam as catecolaminas.
A cocaína é considerada um potente estimulador psicomotor por meio da potencialização da atividade nervosa parassimpática.
O tempo de ação da cocaína é pequeno, sendo de aproximadamente 30 minutos quando ela administrada por via endovenosa.
O uso prolongado da cocaína leva o indivíduo a desenvolver síndrome de dependência física.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...