Lista completa de Questões sobre Analise Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 40 a 45
Um paciente com suspeita de processo infeccioso que atinge a cavidade pleural teve uma amostra de líquido pleural colhida por punção e aspiração com seringa. A amostra foi armazenada em um tubo e enviada para análises laboratoriais, tendo sido submetida a métodos de coloração, bacterioscopia, cultura e análises bioquímicas.
Conforme referido no texto, o material colhido foi submetido também à cultura. Considerando os diversos aspectos dos meios de cultura e seu preparo, assinale a opção correta.
Caso seja necessário favorecer a proliferação de todos os microrganismos presentes na amostra, é correto utilizar-se um meio de cultura seletivo.
O ágar-sangue é um meio de enriquecimento freqüentemente utilizado para a cultura.
Se for necessária a obtenção de colônias puras, a partir de unidades formadoras de colônias, devem-se usar somente meios de cultura líquidos.
O controle de qualidade de meios de cultura feito pela incubação do meio sem a adição intencional de microrganismos é suficiente para a avaliação tanto de resultados falsos-positivos quanto de falsos-negativos.
O meio ágar chocolate apresenta, em sua composição, predominantemente lipídios, o que favorece o crescimento de microrganismos Gram positivos.
Texto para as questões de 40 a 45
Um paciente com suspeita de processo infeccioso que atinge a cavidade pleural teve uma amostra de líquido pleural colhida por punção e aspiração com seringa. A amostra foi armazenada em um tubo e enviada para análises laboratoriais, tendo sido submetida a métodos de coloração, bacterioscopia, cultura e análises bioquímicas.
Considere que, para a preparação do meio de cultura da amostra mencionada no texto, as instruções disponíveis no laboratório recomendem o preparo de uma solução que contenha 0,03 mol/L de asparagina (massa molar igual a 132 g/mol) e 0,6 g/L de alanina (massa molar igual a 89 g/mol). Considere, ainda, que seja necessário preparar 1 L da referida solução. Acerca dessa situação, assinale a opção correta.
Os componentes para essa solução devem, obrigatoriamente, ser esterilizados antes do preparo da mesma, pois não há meios de esterilização que mantenham inalteradas as características bioquímicas dessa solução.
Para o correto preparo da solução, devem ser adicionados 39,6 g de asparagina e 53,4 g de alanina a 1 L de água.
O procedimento correto de preparo da solução consiste na adição dos solutos a um volume de solvente menor que o volume final e na medição precisa do volume final da solução em balão volumétrico.
A solução de asparagina e a solução de alanina devem ser preparadas separadamente e somente misturadas ao final, para que não sofram polimerização.
O solvente a ser utilizado deve ser etanol e não, água, para se evitar a contaminação da solução.
Considerando os aspectos do lúpus eritematoso sistêmico (LES) e as diversas análises laboratoriais realizadas para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com tal doença, assinale a opção correta.
Freqüentemente, observa-se aumento de hemoglobina e de hematócrito durante a manifestação de rash cutâneo.
Devido à etiologia infecciosa da doença, é característica a presença de leucocitose.
Se for detectada uma concentração aumentada de anticorpos anti-DNA, outros testes podem ser dispensados, uma vez que esse teste é suficiente para firmar o diagnóstico de LES.
Nos exames de urinálise, pode ser observada proteinúria acima de 0,01 g/dia e(ou) cilindros mistos.
Freqüentemente, pacientes com LES apresentam resultados falsos-negativos em testes sorológicos para sífilis.
Quanto aos aspectos relacionados ao diagnóstico laboratorial de infecção por HIV, assinale a opção correta.
Diversos testes laboratoriais para diagnóstico de infecção por HIV detectam a presença de lipídios do envelope viral.
Testes de ELISA (enzyme linked immunosorbent assay) pesquisam anticorpos anti-HIV circulantes.
O método que utiliza fluorescência para diagnóstico de infecção por HIV detecta enzimas virais.
Um paciente portador de infecção assintomática por HIV pode receber diagnóstico por meio de testes laboratoriais que dosam a atividade da transcriptase reversa livre no plasma.
O método de detecção do HIV por PCR (polymerase chain reaction), apesar de usado para o diagnóstico, não serve para a quantificação da carga viral.
No referente ao teste oral de tolerância à glicose (TOTG), assinale a opção correta.
O TOTG é realizado por meio da ingestão de 75 mg de glicose, seguida de dosagens enzimáticas de AST e ALT.
O TOTG não deve ser realizado em gestantes, devido aos riscos para o feto.
Para a realização do TOTG, é correto administrarem-se 75 g ou 100 g de glicose e realizarem-se dosagens de glicose até 2 ou 3 horas após a ingestão.
Durante a realização do TOTG, as dosagens de glicose são feitas por meio de imunoensaio.
Considerando os testes para avaliação da capacidade de coagulação do sangue, assinale a opção correta.
O tempo de sangramento, que pode ser medido pelo método de Duke, avalia o tempo durante o qual marcas de sangue são deixadas em um papel de filtro.
O tempo de protrombina é alterado por deficiência nos fatores XII e XI.
O tempo de trombina mede a velocidade de coagulação do sangue após a retirada da trombina por cromatografia.
O tempo de tromboplastina parcial ativada avalia apenas os fatores da via extrínseca da coagulação.
A heparina inibe diretamente o fator XII. Portanto, o acompanhamento de seu efeito anticoagulante somente pode ser realizado por meio da dosagem desse fator.
Farmácia - Analise Clínica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Considere os cuidados necessários para a colheita, separação e transporte de material biológico.
I - A punção venosa do sangue deve ser rápida, pois o garroteamento prolongado conduz a alterações na distribuição de alguns constituintes do sangue e facilita a hemólise.
II - Para a microscopia do sedimento urinário é recomendável a utilização de urina recentemente emitida ou conservada em refrigerador.
III - O exame citológico do líquido céfalo raquidiano deve ser executado logo após a colheita dentro de 24 ou de 48 horas se o material tiver sido acondicionado em refrigerador.
IV - Para o estudo das funções digestivas, as fezes devem ser acondicionadas em recipientes limpos de boca larga, evitando-se a contaminação com urina, água ou outros elementos e enviadas logo ao laboratório, para que o exame seja realizado o mais breve possível.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e IV apenas
I e III apenas
I, II, III e IV
I e IV apenas
II e III apenas
Farmácia - Analise Clínica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Controles de exatidão e precisão dos sistemas de testagem de um laboratório devem ser realizados a cada jornada de 24 horas de trabalho. Esse método se presta à documentação de:
reprodutibilidade
sensibilidade
especificidade
erro sistemático
desvio padrão
Farmácia - Analise Clínica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
No infarto do miocárdio, em paralelo ao aumento da CK-MB, há o aumento muito maior e mais prolongado de um analito que permite a detecção do infarto mesmo após dez dias do início dos sintomas. Esse analito é:
alanina aminotransferase
miosina
fosfatase alcalina
troponina
aspartato aminotransferase
Farmácia - Analise Clínica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O método de pesquisa da glicose urinária utilizado pelas tiras reagentes é rápido e pode ser utilizado para resultados semi-quantitativos. Esse método é baseado em:
hexocinase e peroxidase
glicose desidrogenase
glicose oxidase e peroxidase
hexocinase
reativo de Benedict
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...